Informações Gerais

Estão abertas as inscrições para o  “Laboratório de Inovação em Enfermagem: Valorizar e Fortalecer a Saúde Universal” .  O objetivo é mapear, sistematizar e divulgar experiências inovadoras produzidas pela Enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares)no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), na área da gestão de serviços, da atenção à saúde da população, da educação e formação profissional.

A iniciativa, promovida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS), permitirá ter um panorama das estratégias adotadas pelos profissionais da Enfermagem ao enfrentar os desafios do sistema de saúde como a necessidade de ampliar o acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde, de melhorar a capacidade resolutiva dos serviços de saúde e da qualidade do cuidado ofertado e de reduzir custos e gastos em saúde. As inscrições encerrarão no dia 30 de novembro.

Podem participar trabalhadores e gestores de serviços de saúde públicos, de todos os níveis de atenção, instituições de ensino públicas e privadas sem fins lucrativos e organizações não governamentais. 

A Comissão de Avaliação é composta por integrantes voluntários do COFEN, da OPAS/OMS, dos Ministérios da Saúde e Educação, ABEn,  CONASS e CONASEMS.

1ª etapa – Avaliação pela Comissão: Homologação das experiências inscritas e análise da descrição da prática. Cada trabalho será submetido a, no mínimo, dois avaliadores.

2ª etapa – Seminário de apresentação dos trabalhos:  Apresentação das  experiências selecionadas em um seminário a ser realizado em final de janeiro de 2020, em Brasília.

3ª etapa –  Visita in loco: As experiências finalistas receberão a visita de membros da Comissão no território.

Divulgação das experiências em fóruns temáticos e sistematização das práticas na Revista do Cofen e na publicação na série técnica NavegadorSUS.

Temas para inscrição das experiências:

  1. Valorização da Enfermagem, com experiências que abordem os subtemas abaixo:
    • Liderança e função coordenadora da enfermagem na assistência à saúde;
    • Inovação na qualidade da formação profissional em enfermagem (Interprofissionalidade, Integração ensino e serviço, trabalho colaborativo);
    • Gestão do trabalho com foco na valorização do profissional de enfermagem (saúde e segurança do trabalhador, desenvolvimento profissional);
    • Uso de evidências científicas na prática da enfermagem.
  2. Ampliação do escopo de práticas de enfermagem, onde serão consideradas experiências que abordem as condições de trabalho e as capacidades dos profissionais de enfermagem , como parte da atenção de um modelo centrado na pessoa, família e comunidade e do fortalecimento da atenção primária e das redes integradas de serviços de saúde, com os seguintes subtemas:
    • Melhoria do acesso aos serviços de saúde;
    • Redução do tempo de espera nas consultas;
    • Maior adesão ao tratamento, gestão de sintomas e utilização dos serviços;
    • Efetividade clínica na atenção aos usuários/pacientes;
    • Maiores níveis de satisfação do usuário, unidos a uma atenção mais personalizada, a provisão de informação e uma maior dedicação no tempo consulta.

Cronograma

ETAPA DATAS

Período de inscrição das experiências

23/09/2019 a 30/11/2019
Avaliação - Etapa 1 -Avaliação pela Comissão
Dezembro/2019 e Janeiro/2020
Divulgação da relação das experiências classificados para a etapa 2 de avaliação
Até 27 de janeiro de 2020
Avaliação - Etapa 2 – Seminário
12 e 13 de Março de 2020
Divulgação dos resultados da 2ª etapa
Abril de 2020
Avaliação - Etapa 3 - Visitas técnicas
Abril e Maio de 2020
Divulgação dos resultados da 3ª etapa- RESULTADO FINAL
Junho de 2020
Organização da publicação das experiências selecionadas
Junho a Setembro de 2020
Seminário e Cerimônia de Reconhecimento
22º CBCENF em novembro de 2020

Realização

Notícias

Artigos em Destaque da Ciência e Saúde Coletiva: Enfermagem na APS

Na sua primeira Edição deste ano, a revista Ciência e Saúde Coletiva focou-se nos desafios enfrentados pelos profissionais de enfermagem. Destacamos os quatro artigos deste número que se concentraram sobre a enfermagem na atenção primária à saúde (APS), sendo dois ...
Leia Mais
/ Nóticias

Cofen e OPAS selecionam experiências inovadoras em Enfermagem

O Laboratório de Inovação em Enfermagem, promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil, selecionou 39 experiências das 329 inscritas na iniciativa.  Das práticas aprovadas, 17 pertencem ao eixo “Ampliação do escopo ...
Leia Mais
/ Nóticias

OPAS e Cofen anunciam novo cronograma para as atividades do Laboratório de Inovação em Enfermagem

Devido a grande adesão ao Laboratório de Inovação em Enfermagem, que recebeu 329 inscrições de experiências de todas as regiões do país, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) ajustaram as datas ...
Leia Mais
/ Nóticias

OMS define 2020 como ano internacional dos profissionais de enfermagem e obstetrícia

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebrarão em 2020 o ano internacional de profissionais de enfermagem e obstetrícia. Designado pela Assembleia Mundial da Saúde de 2019, o marco comemorativo tem o objetivo de ...
Leia Mais
/ Galeria, Nóticias

Parceiros