Podem participar do Laboratório de Inovação:

– Gestores e/ou servidores públicos, das  esferas   federal , estadual , municipal ou do Distrito federal, que atuem em setores afins à temática (saúde, educação, assistência social, desenvolvimento rural, agricultura e abastecimento e similares).

– Representantes ou lideranças de coletivos ou de organizações e associações da sociedade civil, organizações não governamentais que comprovem vínculo com a experiência a ser inscrita.

– Representantes e lideranças de Povos Indígenas e Povos e Comunidades Tradicionais (Decreto nº 6040/2007).

RESULTADO FINAL

Processo de Avaliação e Habilitação para o Edital de Chamamento Público Laboratório de Inovação: incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras

O Ministério da Saúde, com a cooperação técnica da Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) Brasil e parceiros, torna público, para o conhecimento das pessoas interessadas, o Resultado Final do edital que recebeu, entre 01 de julho de 2021 e 17 de setembro de 2021, as inscrições de experiências para o Laboratório de Inovação: incentivo à produção, ao abastecimento e ao consumo de frutas, legumes e verduras.

Eixos de atuação e  cronograma

Cada inscrição precisa estar contemplada em algum dos eixos abaixo. Cada proponente poderá submeter uma experiência por eixo. Para cada experiência, deverá ser realizada uma inscrição diferente, por meio do formulário eletrônico disponível no site (www.apsredes.org). Caso haja mais de uma inscrição, no mesmo eixo e do mesmo proponente, será considerada aquela de inscrição mais recente

EIXOS

Os eixos temáticos do presente edital estão agrupados em 2 (duas) categorias, considerando as dimensões alimentar e nutricional que condicionam o estado de saúde e de nutrição de pessoas e populações. A dimensão alimentar envolve elementos tais como produção, abastecimento, comercialização e disponibilidade de alimentos. A dimensão nutricional envolve aspectos relacionados à escolha, preparo, consumo e à utilização dos nutrientes pelo organismo, ou seja, aqueles aspectos que se relacionam de forma mais próxima ao estado nutricional de pessoas e populações exigindo ações de caráter coletivo que apoiem esses condicionantes  – no caso, ambientes alimentares saudáveis e ambientes promotores da saúde.

EIXO 1 - Produção, armazenamento, distribuição, processamento e comercialização de frutas, legumes e verduras

Neste eixo, devem ser inscritas experiências relacionadas às atividades e etapas que antecedem o consumo dos alimentos, são elas: produção, armazenamento, distribuição, processamento e comercialização de frutas, legumes e verduras. Tais atividades e etapas devem ser baseadas em boas práticas agrícolas e outras abordagens inovadoras para uma agricultura sustentável e sistemas alimentares que contribuam para a saúde e segurança alimentar e nutricional, incluindo as ações que tratam da redução das perdas e desperdícios dos alimentos.

EIXO 2 - Consumo de frutas, legumes e verduras, promoção e proteção de ambientes alimentares saudáveis

Neste eixo, devem ser incluídas experiências de educação alimentar e nutricional, comunicação e informação, com abordagens individual, familiar ou coletiva, que objetivem promover escolhas alimentares mais saudáveis, melhorar a saúde e valorizar a cultura alimentar brasileira.  Inclui também – considerando a promoção de consumo adequado e saudável – ações, estratégias e iniciativas que promovam a alimentação adequada e saudável, favorecendo o acesso físico e financeiro a frutas, legumes e verduras, especialmente em territórios ou entre populações de maior vulnerabilidade social e econômica. Ações de promoção, proteção e valorização de ambientes alimentares saudáveis e promotores da saúde, que exigem ações de caráter intersetorial e intervenções com foco na coletividade, também estão no âmbito deste eixo temático.

Cronograma

01 de julho a 17 de setembro de 2021
Período de inscrições
01 de julho a 17 de setembro de 2021
31 de agosto a 30 de setembro de 2021
Seleção das experiências
31 de agosto a 30 de setembro de 2021
mês de outubro de 2021
Seminário e Cerimônia de Reconhecimento
mês de outubro de 2021

Notícias

Agências das Nações Unidas no Brasil e governo federal destacam 10 experiências inovadoras de produção e incentivo ao consumo de Frutas, Verduras e Legumes

Agências das Nações Unidas no Brasil e governo federal destacam 10 experiências inovadoras de produção e incentivo ao consumo de Frutas, Verduras e Legumes

Os representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, Socorro Gross, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Rafael Zavala, e do Centro de Excelência Contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) das Nações Unidas…
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO INCENTIVO À PRODUÇÃO, À DISPONIBILIDADE, AO ACESSO E AO CONSUMO DE FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS

LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO INCENTIVO À PRODUÇÃO, À DISPONIBILIDADE, AO ACESSO E AO CONSUMO DE FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS

O consumo de frutas, legumes e verduras (FLV) tem sido apontado como importante fator para a garantia da saúde, boa nutrição e prevenção de doenças crônicas, incluindo a obesidade e o câncer. Por esse motivo, ações que destaquem o consumo de FLV no conjunto das…
Agenda 6 a 8/12 - Experiências do Laboratório de Inovação participam do Diálogo Nacional sobre produção, acesso e consumo de frutas, legumes e verduras

Agenda 6 a 8/12 - Experiências do Laboratório de Inovação participam do Diálogo Nacional sobre produção, acesso e consumo de frutas, legumes e verduras

Nos dias 06 e 08 de dezembro, de 14h às 17h, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) e do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde, o…