APSREDES

Edições  Jovens e Adolescentes

1ª Edição (2013/2014)

Teve como objetivo fazer um levantamento de serviços de saúde que desenvolvem ações inovadoras para melhorar o acesso e a qualidade da atenção em saúde prestada à população adolescente e jovem. As experiências exitosas do Laboratório de Inovações na Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens mostram para os gestores e profissionais do SUS propostas que tornam mais eficazes o enfrentamento dos agravos à saúde e diminuam a morbimortalidade, por causas evitáveis, dessa população.

2ª Edição (2015/2016)

A 2a edição deste Laboratório de Inovação selecionou experiências que respondessem com inovação os desafios propostos na Agenda Proteger e Cuidar do Ministério da Saúde que tem os seguintes eixos temáticos: Atenção Básica; Participação Juvenil; Integralidade das ações de saúde para adolescentes que estão no sistema socioeducativo; e Educação Permanente de profissionais de Saúde. Das 51 inscrições, foram selecionadas 11 experiências inovadoras que podem ser replicadas pelos gestores do SUS.

3ª Edição (2017)

A 3ª edição procura por experiências inovadoras desenvolvidas no setor saúde. A novidade deste edital é o eixo sobre interculturalidade, que busca conhecer práticas em saúde com público de adolescentes e jovens do campo, das águas, da floresta, indígena, negra, quilombola, imigrante, cigana, em situação de rua. Também há eixos para experiências exercidas no sistema socioeducativo, na atenção básica e, especialmente, sobre questões de gênero.