APSREDES

evento-opas-cofem-oy98yvrk4fodesmufnveilnx8mxqv804qmm8t8ebi0
“Essa emergência de Saúde Pública deixa muito visível a importância que tem o trabalho dos profissionais de enfermagem dentro de qualquer sistema de saúde”, afirmou Neri

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil reuniram nos dias 16 a 18 de março, em Brasília, os autores de 39 experiências desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) selecionadas pelo Laboratório de Inovação em Enfermagem  O seminário marcou a segunda etapa de avaliação da iniciativa e também permitiu que os avaliadores escolhessem as experiências que serão visitadas “in loco” no segundo semestre deste ano. 

O Laboratório de Inovação é uma parceria entre o Cofen e a OPAS, com apoio do Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).

Segundo o presidente Manoel Neri, o projeto mostra a importância do trabalho e o protagonismo que os profissionais de enfermagem vem desenvolvendo dentro do Sistema de Saúde brasileiro.

“Essa emergência de Saúde Pública deixa muito visível a importância que tem o trabalho dos profissionais de enfermagem dentro de qualquer sistema de saúde”, falou o presidente, a respeito da pandemia do Covid-19.

Mónica Padilla, coordenadora da OPAS ressaltou também a importância do projeto, “gostaria de retificar a importância que tem para nós esta aliança e esta equipe de trabalho intersetorial, para poder pensar o Sistema Único de Saúde (SUS) com todos os profissionais e reconhecer o papel central que a Enfermagem tem nisso”.

“Estamos no ano internacional da enfermagem e este laboratório vem a agregar de forma concreta em como a enfermagem brasileira têm várias experiências de sucesso na área de valorização e ampliação do escopo de práticas”, disse Maria Alice Fortunato, membro da coordenação técnica do laboratório, representando a OPAS.

O Laboratório de Inovação em Enfermagem selecionou 39 experiências das 329 inscritas na iniciativa. Das práticas aprovadas, 17 pertencem ao eixo “Ampliação do escopo de práticas” e 22 ao tema “Valorização da Enfermagem”.

MP204801
Monica Padilla

Dia 16/03 - Abertura

Reproduzir vídeo

Dia 17/03

Reproduzir vídeo

Dia 18/03

Reproduzir vídeo

APRESENTAÇÕES