APSREDES

Laboratório de Inovação em Enfermagem: Valorizar e Fortalecer a Saúde Universal

A Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) apresentam a publicação com os resultados do Laboratório de Inovação em Enfermagem: Valorizar e Fortalecer a Saúde Universal. A iniciativa permitiu ter um panorama das estratégias adotadas pelos profissionais da enfermagem ao enfrentar os desafios do sistema de saúde, como a necessidade de ampliar o acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde, de melhorar a capacidade resolutiva dos serviços de saúde e da qualidade do cuidado ofertado e de reduzir custos e gastos em saúde. As atividades encerraram em 2020.

A edição procurou contribuir para a estratégia adotadas pela OPAS Brasil, desde 2008, para o intercâmbio de conhecimentos ao facilitar o contato horizontal entre responsáveis pela formulação e implementação de políticas e gestão do sistema com os profissionais de saúde da ponta. Entre as suas virtudes está a capacidade de perceber e vivenciar a política de saúde no território, permitindo identificar potencialidades e fragilidades, mostrando para o gestor um panorama da política in loco. Estão reunidas, nesta publicação, 23 experiências mapeadas pelo Laboratório de Inovação em Enfermagem, que foram selecionadas a partir de dois grandes temas, sendo: 1) Valorização da enfermagem; e 2) Ampliação do escopo de práticas de enfermagem.

Essas experiências foram exitosas, pois deram visibilidade ao trabalho da enfermagem brasileira, visto que foram rigorosamente selecionadas a partir de mais de 329 inscrições de estados de todas as regiões do país que traçam um panorama das estratégias adotadas por profissionais de enfermagem no enfrentamento aos desafios do sistema de saúde. 

Assim, desejamos a todos uma boa leitura, pois esta publicação busca divulgar os conhecimentos considerados bem-sucedidos, inovadores e relevantes das experiências desenvolvidas no âmbito da gestão, da atenção e da formação no SUS, e que apresentam contribuições para a melhoria do processo de trabalho e dos serviços de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

Boa Leitura!

Versões disponíveis


Versão PDF

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Biblioteca Digital