Manejo da Obesidade nas Redes

  • Manejo da Obesidade nas Redes

Objetivo
O laboratório de Inovação em Manejo da Obesidade é um espaço de identificação e valorização de experiências e práticas bem sucedidas no SUS, no manejo da obesidade, em todos os pontos de atenção à saúde (atenção básica, atenção especializada ambulatorial e hospitalar) na prevenção/promoção e tratamento da obesidade, buscando o seu potencial de inovação e indicando resultados alcançados e caminhos para a sua ampliação. Objetivos do trabalho:

  • Revisão bibliográfica dos temas levantados (conceito de obesidade, manejo da obesidade, boas práticas e elementos que devem ser observados no manejo clínico);
  •  Definição do conceito de manejo de obesidade no SUS.
  • Divulgação das lições aprendidas e boas práticas.
  • Identificação e disseminação dos instrumentos que facilitem o autocuidado – tradução das práticas – apoio ao indivíduo.
  • Realização de seminários, ciclo de debates para discussão e divulgação das experiências inovadoras no manejo da obesidade.
  • Elaboração de publicação final com as experiências inovadoras em manejo da obesidade nas Redes de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde.

 

Grupo de trabalho

Integrantes:

Alana Gisele Galeano: Nutricionista, integrante de um NASF em Campo Grande (MS), desde 2009. O NASF a que está vinculada oferece apoio matricial a 08 equipes de saúde em relação à obesidade, realiza grupos para pacientes com obesidade nessas unidades.

Aline Cristine Souza Lopes: Nutricionista e Professora na Universidade Federal de Minas Gerais, com experiência em epidemiologia da obesidade. Dedica-se às pesquisas de avaliação de intervenções conduzidas no âmbito das Academias da Cidade.

Ana Carolina Feldenheimer da Silva: Nutricionista e coordena a área de Promoção da Saúde da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

Bruna Pitasi Arguelhes: Nutricionista e atua na Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde

Carla Maria Vieira: Nutricionista e professora na Universidade Metodista de Piracicaba (SP). Pesquisadora da área de saúde mental e atua em ambulatório de obesidade para pacientes com transtornos mentais.

Gabriela Maria Reis Gonçalves: Nutricionista e atua na Coordenação-Geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde.

Galzuinda Maria Figueiredo Reis: Médica, cirurgiã bariátrica. Participou da organização do primeiro ambulatório de manejo da Obesidade para pacientes graves em Belo Horizonte (MG). Atualmente, atua no manejo e controle da obesidade no âmbito ambulatorial e cirúrgica.

Gisele Bortolini: Nutricionista e atua na Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

– Ilana Nogueira Bezerra: Nutricionista, Professora na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Possui experiência  em métodos, processamento e avaliação de estudos do consumo de alimentos e obesidade.

Janine Coutinho: Nutricionista e sanitarista, que atua na OPAS/OMS Brasil, na área de alimentação e nutrição. E tem como função no laboratório facilitar o processo de trabalho do grupo.

Juraci Almeida Cesar: professor da Universidade Federal de Rio Grande e Universidade Federal de Pelotas (RS). Trabalha com a epidemiologia da obesidade e seus determinantes e mais recentemente tem se dedicado a estudos de obesidade infantil na Atenção Básica.

Lorena de Toledo de Araújo Melo: Nutricionista e atua na Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.

Mara Lucia dos Santos Costa: Nutricionista e atua na Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde

Patrícia Nelly Alves Meira Menezes: Educadora física. Tem experiência com a implementação dos Pólos da Academia da Cidade na cidade de Recife (PE).

Quenia dos Santos: Nutricionista, Mestre em Saúde Coletiva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de Epidemiologia Nutricional, com ênfase em avaliação do consumo alimentar, inadequação da ingestão de micronutrientes, avaliação da segurança do consumo de ácido fólico e obesidade.

Romeika Monteiro Nóbrega: Nutricionista, integrante de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de João Pessoa (PB). Tem experiência na Atenção Básica e especificamente na condução de atividade de prevenção, promoção e controle da obesidade nesse Ponto de Atenção.

Rosely Sichieri: Professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ). Trabalha com pesquisas no âmbito da epidemiologia nutricional e tem experiência na condução dos estudos de prevenção e controle da obesidade.

Zélia Lins: Médica, especialista em Saúde da Família, integrante do CONASS e facilitadora nas oficinas de planificação para a Atenção Primária à Saúde.

Experiências

Integração entre AB e Especializada (Botucatu)

A experiência do Hospital das Clínicas de Botucatu, em Botucatu/SP, também definiu um novo fluxograma de atendimento ao indivíduo obeso ...
Leia Mais

O Peso da Saúde (Taió/SC)

Em Taió/SC, dados de 2011 mostraram que a maioria dos indivíduos atendidos no município apresentavam agravos associadas à obesidade. Diante ...
Leia Mais

Grupo de Apoio Terapêutico (Salvador)

O Grupo de Apoio Terapêutico ao Tratamento da Obesidade (Gatto) é uma das atividades desenvolvidas no Centro de Diabetes e ...
Leia Mais

Centros de Referência em Obesidade (RJ)

No Rio de Janeiro/RJ, a partir da estimativa de que 0,75% da população do estado é constituída de indivíduos de ...
Leia Mais

Projeto Bom Dia (Recife)

O ”Projeto Bom Dia”, realizado em Recife/PE, surgiu da proposta de integração entre o Centro Médico Senador José Ermírio de ...
Leia Mais

Manejo de Obesidade Infantojuvenil (Porto Alegre)

No Hospital das Clínicas de Porto Alegre/RS, o Ambulatório de Manejo de Obesidade Infantojuvenil (AmO) existe há 12 anos, atendendo ...
Leia Mais
Carregando...;

Choose Your Style