A 4ª Edição do Laboratório de Inovação – Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19 busca inovações com enfoque na promoção da saúde, na integração das universidades e institutos de Ensino Superior com os Conselhos de Saúde e nas ações de proteção social de populações vulnerabilizadas no contexto da pandemia. O Laboratório também consolidará em um acervo todas as experiências selecionadas, visando subsidiar as etapas de intercâmbio entre os participantes da iniciativa. A metodologia do Laboratório de Inovação em Saúde (LIS) foi desenvolvida pela OPAS/OMS Brasil, em 2008, para agregar uma nova ferramenta nas atividades de cooperação técnica a partir da compreensão de que diversas inovações são produzidas no SUS. A parceria com o Conselho Nacional de Saúde ocorre desde 2011.

Eixos de atuação e  cronograma

Cada inscrição precisa estar contemplada em algum dos três eixos abaixo. Cada proponente poderá submeter uma experiência por eixo. Para cada experiência, deverá ser realizada uma inscrição diferente, por meio do formulário eletrônico disponível no site (www.apsredes.org).

EIXOS

Eixo 1
Fortalecimento e qualificação da participação social dos Conselhos de Saúde visando exercer o controle social na proposição, fiscalização e controle das ações governamentais de enfrentamento da pandemia.
Eixo 1
Eixo 2
Atuação direta dos Conselhos de Saúde em ações de comunicação para a população, mobilização e articulação social para o enfrentamento da pandemia.
Eixo 2
Eixo 3
Parcerias dos Conselhos de Saúde com cursos de graduação da área da saúde, Universidades e Instituições de Ensino Superior promovendo a integração do ensino com a participação social.
Eixo 3

Notícias

OPAS e Conselho Nacional de Saúde selecionam 38 experiências para o Laboratório de Inovação - Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19

OPAS e Conselho Nacional de Saúde selecionam 38 experiências para o Laboratório de Inovação - Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19

A 4ª Edição do Laboratório de Inovação Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19 recebeu 48 inscrições de experiências, sendo que 10 delas foram aprovadas automaticamente pela comissão avaliadora por contemplar todos os requisitos do edital. A comissão selecionou outros 28 relatos…