A iniciativa APS Forte no SUS – no combate à COVID-19, promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS) no Brasil e pelo Ministério da Saúde, visa dar  visibilidade às boas práticas desenvolvidas pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo país. 

1ª Fase
1.631 experiências inscritas em 2020.
3ª Fase
261 Experiências Destacadas (Veja no mapa)
5ª Fase
Experiências Premiadas
2ª Fase
1.471 Experiências Aprovadas
4ª Fase
Experiências Finalistas

Experiências de Excelência

Experiências com Menção Honrosa

PUBLICAÇÃO 

A publicação APS Forte no SUS – no combate à pandemia de Covid-19 reúne as vivências e ferramentas utilizadas pelas 19 experiências de excelência, traz o registro fotográfico dos profissionais de saúde de saúde e também um vídeo de cada autor selecionado. O registro visa contar os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde desde a implantação da experiência, no ano passado, quando deflagrada a pandemia de Covid-19.
A publicação, com cinco capítulos, descreve a metodologia desenvolvida nas duas fases da iniciativa APS Forte no SUS e traz o retrato das 1.471 experiências aprovadas, com dados sobre o panorama geográfico, distribuição por Unidades da Federação, a origem dos práticas e os temas mais concorridos. Também há um capítulo com o levantamento qualitativo das experiências aprovadas. Os resultados da iniciativa foram analisados pelos pesquisadores Michelle Fernandez e Renato Tasca. Por fim, a publicação registra o nome da experiência e o autor das 261 práticas que recebem Menção Honrosa.
A publicação APS Forte no SUS é multimídia, interativa, e está disponível em formato E-PUB para leitura em celulares, tablets e página web; e em formato Mobi para leitores do Kindle, além do PDF. Ao todo, a publicação reúne 89 links para outros conteúdos das experiências de excelência.

Escolha uma opção pra baixar

A OPAS no Brasil e o Ministério da Saúde, por meio desta edição da iniciativa APSForte no SUS no combate à pandemia de Covid-19, emitem certificados de participação, menção honrosa e excelência para todos os autores e coautores das experiências participantes. Para baixar o certificado, o autor ou o coautor deve acessar com link com o email utilizado no cadastro da inscrição.

Acesse seus certificados aqui..

 

Galeria de  imagens

Crédito fotos Karina Zambrana

Galeria de  Relatos Aprovados

Confira as 1.471 experiências aprovadas pela iniciativa 

APS FORTE no SUS – no combate à pandemia

Intercâmbio de  Conhecimento

E-Book APS Forte no SUS – no combate à pandemia de Covid-19

16/07/2021

A publicação APS Forte no SUS – no combate à pandemia de Covid-19 reúne as vivências e ferramentas utilizadas pelas 19 experiências de excelência, traz o registro fotográfico dos profissionais de saúde de saúde e também um vídeo de cada autor selecionado. O registro visa contar os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde desde a...

Leia mais

#APSForte no SUS – Experiências do SUS no combate à Covid-19 são homenageadas pela Opas e Ministério da Saúde

16/07/2021

Profissionais da saúde que atuam no primeiro nível de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), a Atenção Primária à Saúde, foram homenageados pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil e pelo Ministério da Saúde por inovarem no combate à Covid-19. A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (16/07), de forma virtual, e reuniu 19 autores das...

Leia mais

Segurança dos pacientes começa pelos cuidados com trabalhadores da saúde

21/09/2020

Preservar a saúde e o bem-estar dos profissionais da saúde é fundamental para assegurar a segurança dos pacientes, especialmente no enfrentamento à pandemia de Covid-19. No Dia Mundial da Segurança do Paciente (17/09), a OPAS/OMS Brasil apresentou três experiências desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde (APS) que demonstram a importância do autocuidado entre os trabalhadores...

Leia mais

RECOMENDAÇÕES DA OPAS BRASIL PARA UMA  #APSFORTE