APSREDES

I Encontro dos Laboratórios de Inovação

23/04/2013 – Coordenadores e colaboradores dos Laboratórios de Inovação instituídos pela Opas Brasil, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e parceiros participaram durante dois dias (22 e 23/04), em Brasília, do I Encontro dos Laboratórios de Inovação para compartilhar atividades e aprofundar as discussões sobre a metodologia utilizada pelo grupo. “Com a parceria da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), no âmbito do Laboratório sobre Sistemas de Saúde, estamos aprimorando o referencial conceitual e a metodologia dos Laboratórios de Inovação e queremos compartilhar essa discussão com todo o grupo, além de apresentar o que cada um está fazendo”, explicou a coordenadora na área de Serviços e Sistemas de Saúde da Opas Brasil, Neyde Garrido, na abertura da reunião.

“Com essa iniciativa, estamos tentando usar a inovação para expandir as melhores práticas e experiências, testá-las, criar protótipos e colocá-las ao alcance do maior contingente populacional possível. Com isso, queremos levar benefício à saúde, ao bem-estar das pessoas, além de garantir a expansão universal do conhecimento”, frisou Felix Rígoli, gerente da área de Sistemas de Saúde da OPAS Brasil. “O processo de municipalização da saúde ocorrido no Brasil foi inédito no mundo, pois nenhum país descentralizou administrativamente, financeiramente e politicamente um sistema de saúde em tão pouco tempo. Pra nós isso foi inovador. Temos como desafio capturar as inovações implantadas no cotidiano do sistema, sistematizá-las, consolidá-las e difundi-las. Queremos a sustentabilidade do sistema de saúde por meio da inovação. Escolhemos trabalhar com a lógica dos laboratórios para avançarmos nesse campo”, disse o secretário da SGEP, Luiz Odorico Monteiro.

Também participaram do encontro, dois pesquisadores internacionais que assessoram o desenvolvimento do Laboratório sobre Sistemas de Saúde: o pesquisador Rifat Atun, do Imperial College de London e o pesquisador Jean-Louis Denis, da Escola de Administração (ENAP) de Quebec, Canadá. Para o assessor do escritório central da Opas em Washington na área de sistemas integrados em saúde, Renato Tasca, o Brasil tem um potencial relevante em relação aos outros países. “No Brasil, há um clima social e cultural que favorece a inovação. A geração que está a frente do sistema de saúde permite inovar, não vê a mudança como algo ameaçador, como ocorre na Europa, por exemplo”, relata Tasca, que introduziu a metodologia dos Laboratórios de Inovação na Opas Brasil, em 2008. “Foi uma nova forma de se fazer cooperação técnica entre a Opas e o Ministério da Saúde”, explica Tasca.

Atualmente estão em operação 10 Laboratório de Inovação sobre os seguintes temas: Prevenção e Promoção na Saúde Suplementar, desenvolvido em parceria com a ANS; Atenção às Condições Crônicas no manejo da Atenção Primária à Saúde, com o Conass (em desenvolvimento dois Laboratórios sobre o tema); Sistemas de Saúde que se desdobra em dois eixos (Escuta e participação Social – Governança e Regionalização), com a SGEP; Participação Social, com o Conselho Nacional de Saúde; Manejo da Obesidade nas Redes de Atenção, com a Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde (DAB/SAS); Atenção Domiciliar, também com o DAB/SAS;  Atenção Hospitalar, com a SAS; e Gestão do Trabalho.

Acesse as apresentações

Por que Inovar, por Elisandréa Kemper Opas Brasil

Apresentação sobre Inovação, proferida pelo professor Rifat Atun, do Imperial College de London

Apresentação sobre Inovação, proferida pelo professor Jean Louis, da ENAP Canadá

LI sobre Manejo da Obesidade nas RAS

LI sobre Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças na Saúde Suplementar

LI em Atenção Domiciliar

LI em Participação Social em Saúde

LI no Manejo das Condições Crônicas na APS

LI sobre Sistemas de Saúde

 

Por Vanessa Borges, do Portal da Inovação em Saúde

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe