Acompanhamento nutricional de pacientes acamados que dependem exclusivamente de dieta por sonda ou de suplemento alimentar.
A Rede Básica de Saúde de Itajaí é composta por 32 Unidades de Saúde, sendo que destas, 30 unidades possuem o total de 60 equipes de Estratégia de Saúde da Família. Dentro do território temos inserido nas unidades de Saúde algumas nutricionistas, estabelecemos em 2019 que uma nutricionista realizasse visitas domiciliares em áreas que ainda não há nutricionista. Conseguiu-se uma parceria com o Serviço de Fonoaudiologia para fazer visitas domiciliares conjuntas aos pacientes acamados que dependem de dieta por sonda ou de suplemento alimentar. Foi extremamente importante esta parceria para poder auxiliar na recuperação de pacientes acamados e ampliar ações de prevenção e promoção de saúde especialmente em relação à nutrição.
O objetivo é auxiliar na manutenção e/ou recuperação de pacientes acamados dependentes exclusivamente de dieta por sonda ou com necessidade de uso de suplemento alimentar, especialmente, diante da grande demanda de pacientes acometidos por COVID, AVE, CA, doenças degenerativas, suas complicações pós-internação e também ampliar o acesso ao serviço de nutrição em relação aos cuidados para os pacientes acamados.
A experiência foi desenvolvida a partir da necessidade de ampliarmos o acesso da população a prestação de serviços de uma nutricionista a pacientes acamados que dependem exclusivamente de dieta por sonda ou que necessitam de suplemento alimentar e que atendesse em determinadas regiões onde ainda não há nutricionistas que atuam nestas Unidades de Saúde. Já havia o serviço para fornecimento de dieta para ser infundida por sonda para pacientes acamados e fornecimento de suplemento alimentar seguindo as orientações da equipe de nutricionistas do Hospital situado no município ou da indicação de médicos e enfermeiros da rede de saúde do município, porém não havia profissional nutricionista para realizar o acompanhamento destes casos que pertenciam a determinadas regiões do município. Em 2021 registramos 76 novos pacientes em uso de sonda para alimentação e 82 novos em uso de suplementação.
Destaca-se a importância da avaliação nutricional para pacientes acamados, a orientação alimentar para seus cuidadores e o acompanhamento destes. É possível melhorar a qualidade de vida dos pacientes que se encontram em uma situação mais delicada, diminuir desconfortos e oferecer mais segurança aos familiares. Além disso, o trabalho multidisciplinar auxilia para uma melhor ação conjunto de promoção da saúde de forma colaborativa visando o cuidado integral.