A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil e o Ministério da Saúde vão reconhecer publicamente 19 experiências de excelência praticadas por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), desenvolvidas no primeiro nível de atenção. A práticas foram selecionadas pela iniciativa “APSForte no SUS – no combate à pandemia de COVID19”, lançada em maio de 2020, para identificar práticas exitosas com potencial de replicabilidade na Atenção Primária à Saúde. A cerimônia, que será realizada por videoconferência, será transmitida pelo Portal da Inovação na Gestão do SUS (www.apsredes.org), a partir das 9h30.
A iniciativa também concederá certificados de menção honrosa para 261 experiências finalistas (confira aqui). Essa seleção aponta um grupo de municípios com alta motivação e sensibilidade sobre o papel e a responsabilidade da Atenção Primária à Saúde (APS) na resposta à pandemia. Ao todo, foram analisados 1.471 relatos de práticas desenvolvidas por profissionais de todo país.
Participarão da cerimônia a representante da OPAS-OMS no Brasil, Socorro Gross, o secretário da Atenção Primária do Ministério da Saúde (Saps), Raphael Câmara, a diretora do Departamento de Saúde da Família (Desf), Renata Maria de Oliveira Costa, e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems),Wilames Freire, que estarão presentes na sede da OPAS, em Brasília. Os autores finalistas estarão por videoconferência.
No decorrer de 2020, a iniciativa promoveu o intercâmbio de conhecimento e vivências entre os profissionais da APS que participaram de 12 debates virtuais e divulgaram os relatos de práticas no combate à covid-19 no repositório ancorado no Portal da Inovação na Gestão do SUS (www.apsredes.org). Na cerimônia, também será lançado o e-book NavegadorSUS-APS Forte no SUS, com o registro das práticas selecionadas, por meio de depoimentos em vídeo e fotografias dos autores e usuários envolvidos.
O evento será virtual, com os autores conectados on-line e transmissão no canal do YouTube da Saps e youtube do Portal Inovação em Saúde.
Programação Preliminar
Hora | Atividade |
9:30h | Recepção dos participantes |
10h | Mesa de Abertura (Opas, Saps/MS, Conass, Conasems) |
10:20 | Apresentação do documentário:
APS Forte no combate à pandemia |
10:30 | Reconhecimento das experiências de excelência por eixo temático:
– Continuidade dos Serviço Essenciais da APS – Organização dos Serviços e Gestão da Resposta no Combate À COVID19 – Prevenção e Comunicação – Vigilância e Monitoramento – Ações voltadas para proteção de grupos vulnerabilizados |
12:00 | Encerramento |
Confira as 261 experiências selecionadas pela iniciativa APS Forte no SUS – no combate à pandemia com menção honrosa: https://apsredes.org/boas-praticas-destacadas-em-pdf
Informações Gerais sobre o evento
Data: 16 de julho de 2021, sexta-feira
Horário: a partir das 9h30
Transmissão: Teleconferência via Zoom com autores, com transmissão pelo YouTube Portal da Inovação em Saúde e pelo canal do YouTube da APS
https://www.youtube.com/user/comunidadedepraticas
youtube – Portal da Inovação na Gestão do SUS – YouTube
site- www.apsredes.org
O que é a APS Forte?
A Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil e o Ministério da Saúde lançaram, em maio de 2020, a segunda edição da iniciativa APS Forte. Em 2020, a edição foi especial sobre o combate à pandemia no SUS, para dar visibilidade e promover o intercâmbio de experiências praticadas pela APS de todo o País no enfrentamento da covid-19. De 1.471 experiências participantes, 261 foram consideradas ótimas (menção honrosa) e 19 práticas da Atenção Primária à Saúde (APS) desenvolvidas por profissionais do sistema público foram consideradas excelentes. Conheça mais sobre o projeto.
https://apsredes.org/premio-aps-forte/
https://www.youtube.com/channel/UCGsh5I0NMEJWZ4x73WzxrXg
APS Forte no SUS
O termo “APS Forte” passou a ser utilizado pela representação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil e pelo Ministério da Saúde a partir do estudo realizado em 2018 com gestores, pesquisadores e especialistas envolvidos com experiências significativas na APS. A sistematização do Prêmio APS Forte partiu do Relatório 30 anos de SUS, que SUS para 2030?
Em 2019, a Opas realizou a 1a edição da iniciativa APS Forte no SUS com o tema Acesso Universal. O projeto recebeu 1.294 inscrições, tendo 11 experiências reconhecidas publicamente como finalistas e três como de excelência. Leia aqui https://apsredes.org/premioapsforte/
O objetivo é identificar, dar visibilidade, reconhecer e promover iniciativas locais, municipais ou regionais que tenham como foco a melhoria da APS. Embora sejam muitos os avanços observados na última década, diversos estudos e iniciativas de avaliação da qualidade da atenção proporcionada pelas equipes de Saúde da Família no SUS apontam que o acesso é o atributo da APS que mais precisa ser fortalecido no País.
Evento 2021 – APS Forte
A cerimônia de encerramento APS Forte no SUS no combate à pandemia, organizada em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps), visa reconhecer publicamente as 19 experiências avaliadas como de excelência e selecionadas entre as 1.471 participantes da iniciativa. O evento de encerramento será realizado de forma híbrida, com a presença das autoridades no auditório da Opas e os autores das experiências de excelência participarão a distância, reunidos por meio da ferramenta Zoom.
Participação do público: haverá participação dos autores após reconhecimento da experiência e dos demais por meio do YouTube.