Informações Gerais

O objetivo é identificar, dar visibilidade, reconhecer e promover iniciativas locais, municipais ou regionais que tenham como foco a melhoria da APS. Embora sejam muitos os avanços observados na última década, diversos estudos e iniciativas de avaliação da qualidade da atenção proporcionada pelas equipes de Saúde da Família no SUS apontam que o acesso é o atributo da APS que mais precisa ser fortalecido no país. Portanto, a edição 2019 do prêmio terá como tema central o Acesso.

Esta iniciativa busca experiências que promovam a melhoria do acesso da população, sempre priorizando e reforçando o papel da APS como porta de entrada prioritária e coordenadora da atenção no sistema de saúde. 

O Prêmio APS Forte para o SUS recebeu 1.294 inscrições de experiências provenientes de todos os Estados do país e o Distrito Federal.

A maior parte das inscrições é proveniente de equipes de Saúde da Família (533), seguida por representantes de secretarias municipais de saúde (247) e outros tipos (183), como inscrições individuais e de outros equipamentos públicos, como UBS, escolas e unidades prisionais.

Como metodologia, as experiências inscritas serão avaliadas em duas etapas:

  • 1ª etapa de Avaliação – será realizada por convidados das instituições parceiras do prêmio (pesquisadores, gestores e profissionais da saúde com experiência em APS), sob a coordenação da OPAS.
  • 2ª etapa: Comitê de Avaliação OPAS/OMS, Ministério da Saúde, Conass, Conasems e CNS
  • 3 ª etapa: Jurados especais integrado por um time de formadores de opinião.

Todos os autores dos trabalhos recebidos, considerados coerentes com as linhas do Prêmio, serão mencionados em uma publicação da OPAS sobre o tema, e os melhores trabalhos serão sistematizados. Os autores (máximo 3 pessoas) dos três melhores trabalhos serão premiados com uma viagem de estudo para conhecer uma experiência internacional de organização de rede de atenção à saúde centrada na Atenção Primária, a ser indicada pela OPAS/OMS

As experiências podem ser apresentadas, através de inscrições gratuitas, a partir do dia 15 de abril ao dia 15 de junho de 2019, por meio do preenchimento Formulário Eletrônico disponível no link abaixo.
As dúvidas devem ser encaminhadas para o email: premioapsforte@gmail.com

ACESSE AQUI O EDITAL

Jurados

Experiências Recomendadas para o Prêmio

O Prêmio recebeu 1.294 inscrições, sendo que 135 foram recomendadas para premiação, 811 foram aprovadas e apenas 348 foram excluídas por não atenderam aos critérios de participação. O mapa abaixo apresenta as 135 experiências recomendadas para o Prêmio, que pode ser navegado por Estado.

Experiências aprovadas pelos jurados técnicos

Notícias

Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal

Em Abril, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil e a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde lançaram o Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal. O objetivo é valorizar, sistematizar e divulgar ...
Leia Mais

Ministério da Saúde e OPAS divulgam o resultado preliminar do Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal

Das 1.294 experiências inscritas no Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal, 135 foram aprovadas na primeira etapa de avaliação e seguem na iniciativa. A partir agora, será formada uma nova comissão de avaliadores técnicos que indicará, dentre as ...
Leia Mais

Avaliadores afinam critérios para analisar as experiências do Prêmio APS Forte para o SUS

Cerca de 30 avaliadores do Prêmio APS Forte para o SUS se reuniram, nesta quinta-feira (11/07), na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Brasília, para dividir as experiências entre si e para afinar o entendimento do instrumento que ...
Leia Mais
Carregando...;