APSREDES

AGENDA OPAS - 30 ANOS DE SUS, QUE SUS PARA 2030?

Relatório 30 anos de SUS, que SUS para 2030?

RELATÓRIO SÍNTESE

RELATÓRIO PESQUISA

PROJETO

Agenda 30 anos de SUS, que SUS para 2030?, promovida pela OPAS/OMS no Brasil, analisou os avanços e os desafios do SUS e apresenta os resultados para a sociedade brasileira. O documento defende que a Atenção Primária à Saúde é o caminho para a sustentabilidade do SUS e que o sistema público necessita de mais investimentos financeiros, pelo menos 6% do Produto Interno Bruto (PIB), que atualmente está em 3,8% do PIB, para não haver retrocessos nas conquistas. O documento aponta ainda outras recomendações para o futuro do SUS até 2030, data para que os países alcancem as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

APRESENTAÇÕES

 

Sustentabilidade do SUS: percepção de atores estratégicos – Pesquisa “Sustentabilidade do SUS: percepção de atores estratégicos”, realizada pela OPAS

Impacto da APS na redução das desigualdades em saúde e na melhora dos indicadores de saúde no Brasil e no mundo. James Macinko, Universidade de Califórnia. Los Angeles, Estados Unidos.

Programa Mais Médicos – impacto de uma política pública exitosa. Elisandrea Sguario Kemper, Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. Distrito Federal, Brasil.

Experiências mais significativas de APS, rumo à cobertura e acesso universal em saúde. Edson Araújo, Banco Mundial. Washington, Estados Unidos.

Inovando no modelo de atenção e reorganizando o sistema de saúde para responder aos novos desafios. Sergio Minué, Escola de Saúde Pública de Andaluzia. Granada, Espanha.

Experiências inovadoras no SUS com atenção a portadores de condições crônicas. Eugênio Vilaça Mendes, CONASS. Minas Gerais, Brasil;

LAboratório de Inovação em Samonte – Mônica Viegas, Universidade Federal de Minas Gerais. Minas Gerais, Brasil.

Políticas de Recursos Humanos na Saúde voltadas para o fortalecimento da APS no Canadá. Jacques Girard, Universidade Laval, Quebec, Canadá.

A experiência do CONVERTE: inovando a gestão do trabalho para fortalecer a APS no Distrito Federal. Humberto Fonseca, Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Distrito Federal, Brasil.

Formando profissionais orientados para a APS: a experiência da Escola Multicampi de Ciências Médicas no Rio Grande do Norte. George Dantas, Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Rio Grande do Norte, Brasil.

Evidências internacionais de melhora da eficiência de sistemas de saúde baseados na APS. Maureen Lewis, Estados Unidos.

SEMINÁRIOS

25 de julho de 2017

Oficina de Trabalho – Agenda 30 anos de SUS, que SUS para 2030

04 de dezembro de 2017

Cenários para Sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS)

06 de fevereiro de 2018

Oficina de Trabalho – Agenda 30 anos de SUS, que SUS para 2030

05 de abril de 2018

Acesso a medicamentos e tecnologias de Saúde no SUS: avanços e desafios para a agenda 2030

18 de abril de 2018

Estratégia chave para a sustentabilidade do SUS

08 de maio de 2018

Oficina Trabalho e Educação na Saúde no contexto dos 30 anos de SUS e perspectivas para 2030

27 de novembro de 2018

Seminário 30 anos de SUS, que SUS em 2030?