APSREDES

BOLETIM CONHECIMENTO E INOVAÇÃO EDIÇÃO ESPECIAL JANEIRO

 

 

 

 Logo 

BOLETIM CONHECIMENTO E INOVAÇÃO EDIÇÃO ESPECIAL JANEIRO


Placeholder 


Prêmio APSForte no SUS recebe 1.151 inscrições de experiências

 

Profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) do país mostram protagonismo ao responder o chamado da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil e do Ministério da Saúde, enviando 1.151 relatos de experiências para o Prêmio APS Forte no SUS – integralidade no cuidado (3ª Edição). Todas as regiões do país participam da inciativa, com destaque para o Sudeste (32 % – 365), seguido pelo Nordeste (29% – 336), Sul (22% – 253), Centro-Oeste (10% – 114) e Norte (7% – 83). “Para a OPAS Brasil é gratificante reunir tanto conhecimento de profissionais de saúde da Atenção Primária, que ofertam várias ações e serviços de saúde e ao mesmo tempo enfrentam a Covid-19”, ressalta o coordenador da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS/OMS no Brasil, Roberto Tapia.


Placeholder 


Organização Mundial da Saúde disponibiliza o primeiro relatório da Plataforma Clínica Global Covid-19 com o resultado dos estudos desenvolvidos no Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com Estados membros, instituições de saúde e outras entidades, desenvolveu a plataforma para a coleta de dados clínicos relativos às hospitalizações suspeitas e confirmadas de Covid-19 no mundo. O sistema padronizado de coleta de dados clínicos anonimizados serve para identificar as principais características clínicas e fatores prognósticos dos casos de hospitalização por suspeita e confirmação de Covid-19. A OMS disponibilizou o primeiro Relatório sobre as características clínicas na Covid-19 Brasil 2021 como resultado dos estudos da plataforma global desenvolvidos no Brasil.


Placeholder 


Médico chileno, Roberto Tapia, ingressa na OPAS Brasil

 

As Unidades Técnicas de Sistemas e Serviços de Saúde e Capacidades Humanas em Saúde da representação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil estão sob a coordenação do médico chileno Roberto Tapia, desde novembro passado, quando a médica Mónica Padilla foi assessorar o escritório da OPAS/OMS na Colômbia, após cinco anos no Brasil. O cargo é responsável pela interlocução com várias secretarias do Ministério da Saúde, com os conselhos como Conass, Conasems e Conselho Nacional de Saúde, além de cooperar com os sistemas sanitários de estados e municípios.

DICA DE LEITURA


Placeholder 


APSForte – Artigo descreve as lições aprendidas de 1.471 experiências inovadoras das equipes da APS do SUS no combate à Covid-19

 

Acaba de ser publicado na “APS em Revista” (edição set/dez/2021), o artigo sobre os resultados da iniciativa “APSForte no SUS – no combate à pandemia de COVID-19”, desenvolvida em 2020 pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS) e Ministério da Saúde (SAPS/MS). O artigo descreve e ressalta as ações desenvolvidas pelas equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) que responderam ao chamado da iniciativa com relatos de práticas inovadoras implementadas para responder à pandemia Covid-19.


Nos siga no Instagram @portaldainovacaonosus


Placeholder 

APSREDES

Lote 19 – Avenida das Nações

SEN – Asa Norte, DF – 70312-970

Email:apsredes@gmail.com

twitterfacebook
instagram

{unsubscribe_text}

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe