APSREDES

BOLETIM CONHECIMENTO E INOVAÇÃO EDIÇÃO ESPECIAL DEZEMBRO

 

 

 

 Logo 

BOLETIM INFORMATIVO ESPECIAL DE DEZEMBRO


Placeholder 


Prêmio APS Forte no SUS tem inscrições prorrogadas até 17 de dezembro

A Atenção Primária à Saúde (APS), que atende cerca de 17 milhões de pessoas por ano, conta com a criatividade e a inovação de diversos gestores e profissionais de saúde empenhados em melhorar o atendimento à população. Para valorizar esse trabalho, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar o prazo de inscrições para o Prêmio APS Forte no SUS 2021. Agora, os candidatos têm até o dia 17 de dezembro para finalizar o cadastro dos relatos.

A iniciativa busca reconhecer as melhores experiências da assistência feita na APS em todo o País, levando em conta os desafios impostos pela pandemia. Quem já se inscreveu, também terá esses dias extras para editar e atualizar os relatos, caso desejar. “Sabemos que no fim do ano o trabalho é mais intenso e o tempo mais escasso. Por isso, decidimos estender o prazo, a fim de dar a oportunidade para que mais projetos inovadores sejam inscritos”, defende o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Raphael Câmara.

Laboratórios de Inovação


Placeholder 


Agenda 6 a 8/12 – Experiências do Laboratório de Inovação participam do Diálogo Nacional sobre produção, acesso e consumo de frutas, legumes e verduras

 

Nos dias 06 e 08 de dezembro, de 14h às 17h, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) e do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde, o Programa Mundial de Alimentos e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, realizam Diálogo Nacional sobre produção, abastecimento e consumo de frutas, legumes e verduras (FLV).

O evento tem como objetivo impulsionar a agenda de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, com base no Guia Alimentar da População Brasileira, por meio do debate e fomento às iniciativas de incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras.


Placeholder 


Práticas Integrativas e Complementares nos Serviços de Saúde em São Paulo e no Distrito Federal

A segunda oficina virtual do Laboratório de Inovação sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (LIS PICS) ocorreu na sexta-feira, 12 de novembro, no Portal da Inovação na Gestão do SUS. O tema foi “A Integração das Práticas Integrativas e Complementares nos Serviços de Saúde”, que trouxe duas experiências sobre a implementação das atividades terapêuticas na atenção hospitalar, em São Paulo, e o monitoramento da Política Integrativa de Saúde no sistema sanitário do Distrito Federal. Com foco na saúde mental dos usuários, as PICS estão inovando o cuidado à saúde no SUS e ganhando mais visibilidade nos serviços de saúde.

A iniciativa é promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, em parceria com a Coordenação Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, da Secretaria de Atenção Primária em Saúde, do Ministério da Saúde, para discutir sobre os 15 anos da política nacional.


Placeholder 


“O Brasil é escola para o mundo com a participação social no SUS”, diz Roberto Tapia, novo coordenador da Opas Brasil

Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), participou na manhã desta quarta (24/11), em Brasília, de reunião com Roberto Tapia, novo coordenador da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). Na ocasião, Tapia reafirmou o compromisso com o CNS, por meio de termo de cooperação firmado para realização de atividades do Conselho ao longo do próximo ano.

Mónica Padilla, que está transferindo o cargo para Tapia para cumprir missão na Colômbia, também participou do encontro. Para ela, é importante que a Opas incentive a realização das conferências de Saúde, apoiando a participação social brasileira no Sistema Único de Saúde (SUS). Tapia concordou. “Há muitas práticas positivas no Brasil. Vocês são escola para o mundo diante da participação social em um sistema de Saúde tão grande”, frisou ele, que tem origem chilena.


Placeholder 


Conheça a página web sobre Recursos Humanos em Saúde do Portal da Inovação na Gestão do SUS


Nos siga no Instagram @portaldainovacaonosus


Placeholder 

APSREDES

Lote 19 – Avenida das Nações

SEN – Asa Norte, DF – 70312-970

Email:apsredes@gmail.com

twitterfacebook
instagram

{unsubscribe_text}

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe