APSREDES

Agenda 6 a 8/12 – Experiências do Laboratório de Inovação participam do Diálogo Nacional sobre produção, acesso e consumo de frutas, legumes e verduras

Nos dias 06 e 08 de dezembro, de 14h às 17h, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) e do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde, o Programa Mundial de Alimentos e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, realizam Diálogo Nacional sobre produção, abastecimento e consumo de frutas, legumes e verduras (FLV).

O evento tem como objetivo impulsionar a agenda de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável, com base no Guia Alimentar da População Brasileira, por meio do debate e fomento às iniciativas de incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras.
Além de falas sobre sistemas alimentares, haverá debates com nomes de referências para essa agenda que abordam os desafios e a superação de obstáculos para melhoria da alimentação da população brasileira, incluindo a produção e consumo de FLV. Confira a programação e faça sua inscrição aqui.

Também será lançado o e-book com as experiências selecionadas no Laboratório de Inovação: Incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras. As dez experiências melhores colocadas serão apresentadas no evento.

A consultora nacional da Unidade Técnica de Determinantes da Saúde, Doenças Crônicas não Transmissíveis e Saúde Mental da OPAS/OMS no Brasil, Luisete Bandeira, conta que o Laboratório de Inovação, em especial a etapa de realização dos Diálogos Regionais, proporcionou a articulação e formação de uma rede intersetorial que integrou gestores e profissionais das áreas da saúde, da agricultura e da educação, além de representantes do governo em suas três esferas (federal, estadual e municipal), de organismos internacionais e da sociedade civil, com especial participação e apoio de representantes dos Conselhos Estaduais e Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEAs). “O Laboratório foi inovador desde a sua concepção, possibilitando o mapeamento de circuitos curtos de produção de alimentos que integram atores dos mais diversos setores da cadeia, desde a produção, chegando ao abastecimento e ao consumo, até a identificação de iniciativas coletivas de promoção da alimentação adequada e saudável na Atenção Primária à Saúde”, explica Bandeira.

Década de Ação pela Nutrição das Nações Unidas
O Diálogo Nacional é uma inciativa em celebração ao Ano Internacional das FLV que em conjunto com os diálogos regionais e o Laboratório de Inovação – Incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras (LIS-FLV) propicia a reflexão sobre soluções inovadoras desenvolvidas no Brasil, que valorizam e fortalecem sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, enquanto estratégias para a promoção da alimentação adequada e saudável.

Estas iniciativas irão contribuir para que o País adote medidas efetivas para alcançar as metas assumidas no âmbito da Década de Ação pela Nutrição das Nações Unidas, como ampliar em no mínimo 17% o percentual de adultos que consomem frutas, legumes e verduras regularmente, e até 2025 deter o crescimento da obesidade entre adultas e adultos brasileiros

🔈 Participe do Diálogo Nacional sobre produção, abastecimento e consumo de frutas, legumes e verduras. Dia 06 e 08/12, das 14h às 17h (horário de Brasília).
📌 Haverá emissão de certificado. Faça sua inscrição gratuita neste link: https://dialogosflv.com.br/

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe