APSREDES

BOLETIM CONHECIMENTO E INOVAÇÃO EDIÇÃO ESPECIAL DEZEMBRO

 

 Logo 

BOLETIM CONHECIMENTO E INOVAÇÃO EDIÇÃO ESPECIAL DEZEMBRO


Placeholder 


Inscrições para o prêmio APS Forte no SUS seguem abertas até 31 de dezembro

 

Gestores e profissionais de saúde que ainda não enviaram relatos de experiências na Atenção Primária têm mais uma oportunidade para participar
Com a normalização do servidor do Ministério da Saúde após instabilidades tecnológicas na rede, uma nova data foi definida para envio de relatos de experiências ao Prêmio APS Forte no SUS – integralidade do cuidado. Agora, o prazo para as inscrições é 31 de dezembro.
Gestores e profissionais de saúde que ainda não enviaram relatos de experiências na Atenção Primária terão, portanto, mais uma oportunidade para participar. A comissão organizadora lembra que também é possível editar projetos já inscritos e assegura que as inscrições confirmadas não foram afetadas pela instabilidade dos serviços enfrentada na semana passada.
Prêmio APS Forte no SUS
A iniciativa busca reconhecer as melhores experiências da assistência feita na APS em todo o País, levando em conta os desafios impostos pela pandemia. O objetivo é promover a troca de conhecimento e usar os melhores exemplos como subsídio para a melhoria das políticas desenvolvidas no âmbito federal. As quatro experiências vencedoras serão premiadas com uma viagem para os autores e até dois coautores. Será uma viagem de formação para conhecer uma experiência internacional de organização de rede de atenção à saúde centrada na Atenção Primária, ainda a ser indicada


Placeholder 


Organização Mundial da Saúde disponibiliza o primeiro relatório da Plataforma Clínica Global Covid-19 com o resultado dos estudos desenvolvidos no Brasil

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com Estados membros, instituições de saúde e outras entidades, desenvolveu a plataforma para a coleta de dados clínicos relativos às hospitalizações suspeitas e confirmadas de Covid-19 no mundo. O sistema padronizado de coleta de dados clínicos anonimizados serve para identificar as principais características clínicas e fatores prognósticos dos casos de hospitalização por suspeita e confirmação de Covid-19. A OMS disponibilizou o primeiro Relatório sobre as características clínicas na Covid-19 Brasil 2021 como resultado dos estudos da plataforma global desenvolvidos no Brasil.


Placeholder 


Laboratório de Inovação em Enfermagem recebe 150 relatos de experiências

 

O Laboratório de Inovação em Enfermagem, iniciativa promovida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS), recebeu 150 relatos de experiências na segunda edição. Com o tema “Valorizar e Fortalecer a Saúde Universal”, a iniciativa busca identificar práticas bem-sucedidas realizadas por profissionais da Enfermagem do Sistema Único de Saúde (SUS) e dar visibilidade às experiências inovadoras produzidas por auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros no âmbito da assistência, educação e gestão na saúde pública.
Divididas em três eixos temáticos, 66 experiências participam no eixo Enfermagem no Contexto da Redes de Atenção à Saúde do SUS; 54 integram o eixo sobre o enfrentamento da pandemia de Covid-19 e 30 práticas estão relacionadas no eixo da Linha Materno Infantil. Todas as regiões do país estão representadas na mostra, com destaque para as regiões Nordeste (31 práticas), Sul (53) e Sudeste (54), distribuídas em 21 Estados e no Distrito Federal. A maioria dos relatos aborda atividades na área da assistência à saúde (80 práticas), seguida pela área da educação em saúde (38) e gestão da saúde (32).


Placeholder 


Laboratório de Inovação em Enfermagem: Valorizar e Fortalecer a Saúde Universal

 

A Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) apresentam a publicação com os resultados do Laboratório de Inovação em Enfermagem: Valorizar e Fortalecer a Saúde Universal. A iniciativa permitiu ter um panorama das estratégias adotadas pelos profissionais da enfermagem ao enfrentar os desafios do sistema de saúde, como a necessidade de ampliar o acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde, de melhorar a capacidade resolutiva dos serviços de saúde e da qualidade do cuidado ofertado e de reduzir custos e gastos em saúde. As atividades encerraram em 2020.
A edição procurou contribuir para a estratégia adotadas pela OPAS Brasil, desde 2008, para o intercâmbio de conhecimentos ao facilitar o contato horizontal entre responsáveis pela formulação e implementação de políticas e gestão do sistema com os profissionais de saúde da ponta. Entre as suas virtudes está a capacidade de perceber e vivenciar a política de saúde no território, permitindo identificar potencialidades e fragilidades, mostrando para o gestor um panorama da política in loco. Estão reunidas, nesta publicação, 23 experiências mapeadas pelo Laboratório de Inovação em Enfermagem, que foram selecionadas a partir de dois grandes temas, sendo: 1) Valorização da enfermagem; e 2) Ampliação do escopo de práticas de enfermagem.


Placeholder 


Abertas as inscrições para o curso online sobre Saúde e Pandemia: recuperação de serviços para mulheres, crianças e adolescentes

 

A partir desta quarta-feira (15 de dezembro), estão abertas as inscrições para a segunda versão do curso online gratuito Saúde e Pandemia: Recuperação de serviços para mulheres, crianças e adolescentes, dirigido a profissionais e técnicos que atuam ou têm interesse em serviços de saúde, serviços educacionais e sociais de apoio a mulheres, gestantes, crianças ou adolescentes na América Latina e no Caribe. O curso ficará disponível até 15 de março de 2022.
No fim do curso, os participantes serão capazes de identificar os principais impactos que a pandemia por infecção ao SARS-CoV-2 e que as medidas restritivas associados a ele tiveram no desenvolvimento saudável de mulheres, mulheres grávidas, crianças, meninas e adolescentes na América Latina e no Caribe, e aprenderá sobre um conjunto de recomendações, embasadas por evidências, voltadas à promoção da saúde e bem-estar dessas populações nas fases de transição e pós-pandemia.


Nos siga no Instagram @portaldainovacaonosus


Placeholder 

APSREDES

Lote 19 – Avenida das Nações

SEN – Asa Norte, DF – 70312-970

Email:apsredes@gmail.com

twitterfacebook
instagram

{unsubscribe_text}

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe