APSREDES

Radionovela: No AR Posithivas na Prevenção

Minas Gerais

Português

Renata Soares, da Secretaria Política do Movimento Nacional de Cidadãs Posithivas – MNCP, autora da experiência “Radionovela: No AR Posithivas na Prevenção” de Minas Gerais, projeto financiado por meio de edital público do Fundo Posithivo, explicou que o problema motivador da experiência foi a prevalência do HIV no Brasil e também o fato de que 108 mil pessoas no Brasil não sabem que são soropositivas.

.

“O rádio chega em todos os lugares, por mais distantes que sejam. Quem se lembra, no passado, as radionovelas fizeram muito sucesso! E aí, encontramos uma forma de acessar as pessoas. Nós queríamos levar a prevenção e a informação em Saúde qualificada para todos os públicos por meio das rádios. Principalmente, as rádios comunitárias nos mais diversos locais do País e também fora dele”, comenta Soares.

Renata Soares também destaca a sensibilização de parceiros(as) para um investimento ainda maior na radionovela, como meio para chegar às comunidades mais distantes, possibilitar que as pessoas conheçam o seu status sorológico após testagem, evitando o adoecimento e a morte e promover informação nas regiões com difícil acesso à rede de computadores. As histórias foram compostas por situações reais, trocando o nome dos envolvidos para garantir a privacidade de todos.

Sobre as atividades realizadas no projeto, a autora cita toda a produção do projeto, desde a escrita, planejamento das ações, aprovação do edital, definição de equipe técnica, captação de histórias de vida, negociação de valores com a produtora, edição de roteiro, musicalidade, seleção de atrizes, gravação dos episódios, levantamento das rádios comunitárias e dos locais que oferecem PEP e PrEP em todo o Brasil, até a conclusão com a prestação de contas do projeto ao seu financiador.

“Conseguimos veicular na  rádio Quintal FM, divulgar através do aplicativo Spotify e intensificamos a divulgação da mesma nas redes sociais do Movimento Nacional de Cidadãs Posithivas e demais parceiros. A experiência nos faz compreender que a democratização da informação é de suma importância”, disse Renata Soares.

A experiência participou da primeira live do Laboratório de Inovação Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde, realizada no dia 19 de abril, que está disponível no Canal do Portal da Inovação na Gestão do SUS no YouTube, em português, e em espanhol.

transmissão em português

retransmitido en español