APSREDES

Projeto de Desenvolvimento de Práticas Inovadoras Aplicadas ao Conselho Estadual de Saúde do Espírito Santo

Espírito Santo

Português

Juliana Wahl, responsável pelo relato da experiência “Projeto de Desenvolvimento de Práticas Inovadoras Aplicadas ao Conselho Estadual de Saúde do Espírito Santo”, do Espírito Santo, é analista de Políticas Sociais e consultora técnica do Ministério da Saúde na SAPS. Wahl explicou que “Apesar de ser um projeto recente, tem apresentado muitos resultados. O projeto nasce para que a sociedade visualize o que acontece dentro dos conselhos de saúde, para enxergarem os conselhos e para que eles estejam em diálogo com a sociedade”.

Em relação ao contexto, a autora explicou sobre a necessidade de estabelecer um diálogo do CES com os conselhos municipais de saúde, atores e movimentos sociais. “Até o início do projeto em 2022, o diálogo era feito através de canal de comunicação formal (Diário Oficial), as redes sociais não eram institucionalizadas, muitas coisas passavam pelos grupos de WhatsApp. O objetivo do projeto é qualificar os espaços de comunicação, é isso que tem sido feito. Outro objetivo do projeto é dar visibilidade ao trabalho dos diversos atores sociais que compõem o controle social no âmbito da saúde e divulgar campanhas educativas de promoção da saúde e de eventos e atividades protagonizados pelos conselhos de saúde, entidades e movimentos sociais”, disse.

O projeto também desenvolveu a identidade visual do CES e criou todos os materiais gráficos dos eventos, elaborou certificados, cobertura audiovisual, criação de conteúdo digital, entre outros. “Entre as ações realizadas destacamos a divulgação do movimento nacional pela vacinação no Estado do ES que foi criado pelo projeto, fizemos uma campanha de mobilização com a imagem do Zé Gotinha, a criação de projeto de divulgação com influenciadores digitais, a gente ainda está desenvolvendo, mas a importância de outros públicos (jovens, por exemplo) compreendam a importância da vacinação, e a mobilização e divulgação do Plano Estadual de Recuperação de Metas de Coberturas Vacinais”, comentou Juliana Wahl.

“Ainda temos dois anos de projeto, muitas atividades serão divulgadas ainda, a gente vê um impacto positivo da comunicação. Nossos objetivos iniciais foram cumpridos nos primeiros 6 meses de projeto. Mais do que uma divulgação das atividades no CES, o projeto visa promover a participação da popular no SUS através de uma construção de uma memória que passa pelos novos canais de comunicação”, finalizou a autora.

Confira as redes sociais da experiência:

https://www.instagram.com/conselhoestadualdesaude.es/

EmbedPress: Digite sua chave de API do YouTube em EmbedPress > Plataformas > YouTube para incorporar o canal do YouTube.

A experiência participou da primeira live do Laboratório de Inovação Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde, realizada no dia 19 de abril, que está disponível no Canal do Portal da Inovação na Gestão do SUS no YouTube, em português, e em espanhol.

transmissão em português

retransmitido en español