APSREDES

Formación de promotores y participación social en salud en Uruguay por la Red de Municipios y Comunidades Saludables 2020-2023

Uruguai

Português

Pablo Anzalone, integrante da Rede de Municípios e Comunidades Saudáveis no Uruguai, e pós-doutorando na Universidade de Coimbra, explica sobre a experiência “Formación de promotores y participación social en salud en Uruguay por la Red de Municipios y Comunidades Saludables 2020-2023”, do Uruguai. “A formação de promotores tem sido um instrumento de diálogo de conhecimentos e de enriquecimento da participação social, assim como, para a capacidade de indivíduos e grupos atuarem. A realização do Congresso de Saúde Participação Social e Comunidade, em 2023, é o resultado de um processo de junção com metodologias participativas, horizontais e críticas”, comentou Anzalone.

No projeto, foram realizadas reuniões com abordagem integral sobre os problemas priorizados entre organizações sociais, academia e governos locais, cursos anuais de formação de promotores, elaboração de projetos e foros de discussão, curso de elaboração de projetos comunitários, entre outras atividades.

Sobre os motivos de considerar a experiência inovadora, o autor pontuou a amplitude e a heterogeneidade dos atores envolvidos, o contexto da pandemia, a utilização criativa de ferramentas virtuais, o aprofundamento nas metodologias participativas, a sistematização das experiências, o vínculo entre investigação, a formação e a ação, e um espaço permanente de formação de promotores.

A experiência participou da segunda live do LIS CNS e está disponível para todos no canal do YouTube “Portal da Inovação” em português e espanhol.

transmissão em português

retransmitido en español