APSREDES

Resultado Preliminar
1.1 Título da experiência

Projeto Conscientiza: promovendo uma alimentação consciente

1.2 Autores(as) da experiência

Nome Cargo/Função Município
Greisse Viero da Silva Leal Docente/ Coordenadora do Projeto Palmeira das Missões
Jamile Ceolin TAE/ Nutricionista colaboradora Palmeira das Missões
Karine Francesquetto Costa estudante/bolsista do projeto Palmeira das Missões
Carol Lippert Ody estudante/bolsista do projeto Palmeira das Missões
Cláudia Helena Corazza Kuhn Psicóloga/ Colaboradora Palmeira das Missões

1.3 Organização(ções)/Instituição(ções) promotora(s) da experiência

Organização/Instituição
Ambulatório de Atendimento Nutricional/Universidade Federal de Santa Maria

1.4 Cidade(s) e Estado (s)

Estado Cidade
Rio Grande do Sul Palmeira das Missões

1.5 Região do país

Sul

1.6 Identificação do(a) autor(a) responsável

Nome Cargo/Função Município
Greisse Viero da Silva Leal Docente/Coordenadora do Projeto Palmeira das Missões

1.7 Eixo temático da experiência

Eixo 1 - EAN no campo da Saúde

1.8 Público participante da experiência

AdultosComunidade em geralEstudantesMulheres

1.9 Onde esta experiência foi desenvolvida

saúde
Ambulatório de especialidades
ASSISTÊNCIA SOCIAL
EDUCAÇÃO
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
OUTROS
1.10 Na avaliação do grupo responsável esta experiência atendeu e/ou promoveu os seguintes princípios
todas as pessoas têm o direito de ter acesso à alimentação adequada saudável
universalidade
integralidade
equidade

Por favor justifique/comente sua resposta

O projeto visa realizar atenção nutricional à comunidade de Palmeira das Missões, promovendo a alimentação adequada e saudável, de maneira equânime, considerando o sujeito de maneira integral e ampliando o acesso à atenção nutricional por parte da população.

2. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA

2.1 Objetivo(s): Qual é/foi a finalidade das atividades desenvolvidas

O Projeto visa promover a alimentação adequada e saudável para a população de Palmeira das Missões e comunidade acadêmica, por meio de ações de educação alimentar e nutricional.

2.2 Os objetivos e as atividades desenvolvidas adotaram de maneira explícita algum ou alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

IV- A comida e o alimento como referências; Valorização da culinária enquanto prática emancipatória
VI- A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos
2.3 Quais temas/diretrizes dos Guias Alimentares para População Brasileira e/ou para Crianças brasileiras menores de 2 anos são/foram abordados na experiência?
O Guia Alimentar para a população brasileira é a principal diretriz do projeto, o qual aborda a escolhas dos alimentos de acordo com os níveis de processamento, considerando as dimensões sociais e culturais das práticas alimentares, visando reverter o aumento da obesidade e doenças crônicas relacionadas com a alimentação por meio da promoção da autonomia do sujeito, que aprende como selecionar os alimentos de forma adequada, considerando suas demandas e seu contexto de vida.
2.4 Vocês consideram que esta experiência pode contribuir de maneira direta ou indireta a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ?
ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

3.1 Como foi identificada a necessidade de realização desta experiência
Este projeto foi criado no ano de 2019, após verificar elevada demanda do município por ações de educação alimentar e nutricional e a necessidade de ampliar o acesso da população à ações de atenção nutricional. O curso de Nutrição montou um ambulatório de atendimento nutricional para suas aulas práticas, mas, no período de férias e quando as disciplinas não eram oferecidas, o público alvo ficava desassistido. Além disso, o município conta com apenas 3 nutricionistas, que não conseguem atender às demandas da população. Outra necessidade verificada, era a de promover a autonomia dos sujeitos, que, quando atendidos no município, ficavam na dependência de dietas e prescrições muito generalizadas e pouco efetivas, pois não consideravam o contexto de vida do sujeito, suas necessidades, seus saberes e crenças.
3.2 Foi realizado algum diagnóstico da situação (observação da realidade, levantamento de demandas junto ao público etc) antes de iniciar a experiência
Sim
descreva rapidamente
Por meio da observação da realidade, principalmente após a inauguração do Ambulatório de Nutrição que teve alta demanda e poucas vagas para o atendimento da população, que precisava vivenciar a nutrição de maneira diferente, com ações baseadas na promoção da autonomia dos sujeitos e respeito às suas características sociodemográficas e culturais.
3.3 Como foram definidos as prioridades e objetivos da experiência
Em um primeiro momento criou-se um grupo de atendimento nutricional. No primeiro encontro foram levantados os conhecimentos, dúvidas e demandas dos participantes. A partir de suas necessidades, dúvidas, crenças e assuntos de interesse, foram traçadas as temáticas dos encontros semanais.
3.4 Os sujeitos da ação participaram das etapas de planejamento da experiência?
Sim
sim, em quais etapas e como participaram ?
Sua participação no grupo sempre foi ativa, por meio de metodologias que buscavam entender o que os participantes buscavam no grupo de atendimento nutricional, o que já sabiam, como colocavam em práticas suas ações e quais eram as suas principais dificuldades e barreiras para a manutenção de uma alimentação saudável.
3.5 Foram desenvolvidas metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN
Sim
Se sim, indique a(s) metodologia(s) com uma breve descrição
As metodologias utilizadas foram: construção conjunta de um cartaz em que os determinantes do consumo alimentar dos participantes foram listados e discutidos, foram utilizados alimentos, embalagens e rótulos para tratar dos níveis de processamento dos alimentos e discutir quais deveriam ser a base da alimentação e porque (considerando ingredientes, sustentabilidade e custo), foi solicitado o preenchimento de diários alimentares e a partir deles, foram circulados com giz de cera verde os alimentos in natura, amarelo os alimentos processados e vermelho os ultraprocessados para o reconhecimento de como estavam suas escolhas alimentares. Foi entregue aos participantes uma escala de fome e saciedade para que eles dessem notas para sua fome antes de comer e para a sua saciedade após comer e assim fossem identificando sua necessidade de comer com regularidade e atenção, movidos por regras internas e não externas. Foi trabalhado o comer emocional em conjunto com uma psicóloga, que auxiliou no reconhecimento de emoções para que identificassem outras maneiras de lidar com elas que não fosse comendo. Foram promovidas habilidades culinárias por meio do compartilhamento de receitas que poderiam substituir o consumo de alimentos ultraprocessados.
3.6 Foram utilizados recursos materiais nas atividades desenvolvidas
Sim
sim, quais recursos?
diário alimentar, diário de atividades, tipos de fome e como lidar, escala de fome e saciedade, jogo americano de comer com atenção plena,
3.7 Sua experiência se configura no desenvolvimento de materiais educativos e desenvolvimento de tecnologias sociais a serem aplicados por outros profissionais?
sim
Descreva sobre o material/tecnologia social
Como materiais educativos foram utilizados os diários alimentares, a escala de fome e saciedade, o jogo americano de comer com atenção plena, o diário de atividades
3.8 Como a experiência foi avaliada e quais os resultados obtidos
Ao longo do projeto, desde 2019, foram atendidos quase 40 pacientes, sendo os principais objetivos a melhora do hábito alimentar, a perda de peso, o controle de patologias e alimentação relacionada ao exercício físico. Foram realizados 12 encontros a cada ano. Durante o atendimento em grupo foram utilizados os materiais desenvolvidos, foi realizado aconselhamento nutricional e psicológico em grupo com participação de psicóloga do município. Foi possível, com isso, gerar um bom impacto para o público atendido, com a aquisição de autonomia alimentar e práticas alimentares mais saudáveis, além de entenderem todas as dimensões que envolvem o comer, sem foco no peso. Além disso, o projeto contribuiu significativamente para a formação dos mais de 30 alunos envolvidos, sendo 7 bolsistas, e ainda proporcionou a divulgação do Ambulatório e da Universidade.
3.9 Relevância: Na avaliação das/os responsáveis, essa experiência contribuiu para algum nível de mudança/melhoria da realidade alimentar e nutricional das pessoas envolvidas; e/ou gerou experiência/conhecimento que pode contribuir para a prática de EAN em outros momentos e realidades
A metodologia utilizada na ação, que começa com uma dinâmica para discussão de uma temática pré-estabelecida pelo grupo, com uso de metodologias de EAN e aconselhamento nutricional certamente contribuiu para a melhoria da realidade alimentar e nutricional do público alvo, pois pôde-se observar mudanças efetivas no comportamento alimentar. Essa experiência contribuiu para aprimorar as ações de EAN promovidas, as quais podem ser adaptadas para diferentes locais e instituições. Recomenda-se o uso do diário alimentar como forma de automonitoração do indivíduo e como prática emancipatória no momento da escolha dos alimentos de acordo com sua fome, saciedade e também prazer e vontade de comer, identificando pensamentos e sentimentos relacionados ao momento de comer. Concomitante ao uso dessa ferramenta, todas os requisitos utilizados podem ser treinados (reconhecer fome e saciedade para comer com regularidade e atenção, reconhecer o comer emocional e aprender como lidar com ele, reconhecer o grau de processamento dos alimentos e como fazer da base da alimentação os alimentos in natura e minimamente processados por meio do compartilhamento e desenvolvimento de habilidades culinárias). Nos anos de 2020 e 2021 as ações ocorreram online, via google meet, mas foi possível realizar todas as atividades, de maneira adaptada, com grupos de WhatsApp como apoio para receber os diários alimentares de cada paciente e utilizando metodologias como quiz, nuvens de palavras e muita conversa e trocas. Também, na pandemia, foi criado o perfil de Instagram do projeto, @pconscientiza, que proporcionou maior alcance ao público alvo.

4. RELATO RESUMIDO DA EXPERIÊNCIA

Relato resumido da experiência
O grupo conscientiza ocorre em encontros semanais de aproximadamente uma hora de duração. Nos primeiros 30 minutos uma temática é apresentada e discutida sempre de maneira dinâmica. Nos 30 minutos seguintes, cada participante se reúne com dois alunos, que, supervisionados pelas nutricionistas, farão a análise conjunta do diário alimentar com o participante e ao longo das temáticas tratadas, são estabelecidas metas para as mudanças pretendidas pelo participante e identificadas conjuntamente. Exemplos dos temas tratados: SEMANA 1 AUTOCONHECIMENTO E APRESENTAÇÃO DO PROJETO: Criação do cronograma com as temáticas das semanas. Dinâmica da escuta: O que seria uma alimentação adequada na visão deles? O que esperam do grupo? Identificação de crenças sobre a alimentação. Exercício: como fazer o Diário Alimentar. SEMANA 2 FOME E SACIEDADE (tipos de fome): São apresentados os tipos de fome e como identificar saciedade. Dinâmica da Meditação do Chocolate. Exercício: Orientamos o preenchimento do DA com notas de fome e saciedade. SEMANA 3 RELAÇÃO COM A COMIDA E O COMER EMOCIONAL: Trabalhar sentimentos e pensamentos relacionados à comida e ao comer, mitos e crenças sobre alimentos saudáveis e não saudáveis, bons e ruins, culpa e vergonha de comer. Exercício: comer emocional. SEMANA 4 PORQUE COMEMOS O QUÊ COMEMOS? Determinantes do consumo alimentar. Exercício: construir juntos um “cartaz” com os tipos de alimentos e o seus determinantes para o consumo. SEMANA 5 COMO FAZER MELHORES ESCOLHAS ALIMENTARES? CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS (IN NATURA, MINIMAMENTE PROCESSADOS, PROCESSADOS E ULTRAPROCESSADOS). Exercício: produzir metas para mudar o consumo alimentar com base em comida de verdade. SEMANA 6 MITOS E VERDADES SOBRE ALIMENTAÇÃO: São apresentados e discutidos os mitos e verdades sobre alimentação e nutrição que surgiram desde o primeiro encontro. Exercício: Discussão e esclarecimentos. Como mudar o que já vem sendo realizado há muito tempo. SEMANA 7 PLANEJAMENTO X REALIDADE: Discussão do Diário Alimentar (abrir para participação de todos do grupo, contando o tempo de cada um, 2 min). Exercício: Definição de metas e estratégias para a mudança de acordo com a realidade de cada um. SEMANA 8 PORQUE DIETAS NÃO FUNCIONAM? O que é dieta, quais as suas consequências e o ciclo restrição-compulsão. Exercício: fazer um histórico de dietas. SEMANA 9 TOMANDO CONSCIÊNCIA SOBRE O SEU VALOR: Reflexões sobre o seu valor (25 maneiras de amar o seu corpo). Exercício: encontre uma atividade física prazerosa. SEMANA 10 CONSTRUINDO SUA REDE DE APOIO: Quais são as fortalezas diárias? Quem apoia? Como este grupo se torna uma rede de apoio? Exercício: formar duplas de suporte e trocas de experiência. SEMANA 11 COMO MANTER A CHAMA ACESA? Entender a teoria transteorética e como agir em cada estágio de mudança. Exercício: identificar sua fase e como lidar. SEMANA 12 CONFRATERNIZAÇÃO DE ENCERRAMENTO: Todos deverão enviar com antecedência receitas de preparações gostosas que podem ser preparadas para a confraternização e que farão parte do Livro de Receitas do Grupo Conscientiza.

5. DOCUMENTOS

5.1 Campo para inserção de arquivo de imagens que documentaram a experiência
Campo para inserção de arquivo de documentos produzidos relacionados à experiência