APSREDES

Boletim Março – Edição Prêmio APS Forte no SUS

 

 

 

 Logo 

Boletim Março – edição Prêmio APS Forte no SUS

Notícias do Prêmio APS Forte


Placeholder 
Debate 31/03 – Promoção da Saúde é tema do último debate entre as experiências finalistas do Prêmio APS Forte no SUS

 

O último debate com as experiëncias finalistas do Prêmio APS Forte no SUS ocorre na próxima quinta-feira, 31 de março, às 17h. O tema abordará práticas que promovem a promoção da saúde na atenção primária. Foram selecionadas experiências das secretarias municipais de saúde de Porto Alegre (RS), Jaboatão dos Guararapes (PE) e de Belo Horizonte (MG).

A assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Maria Jose Evangelista, fará a moderação do encontro, que terá como debatedora a enfermeira Graziela Tavares, assessora técnica do Ministério da Saúde. O encontro será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Portal da Inovação na Gestão da Saúde e no site www.apsredes.org.
Esta atividade encerra a etapa de intercâmbio de conhecimentos promovida pela iniciativa, promovida pela OPAS e Ministério da Saúde com apoio do Conass e Conasems. As experiências vencedoras, uma de cada quatro eixos temáticos do prêmio, serão reveladas em cerimônia que ocorrerá no Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, na sede Opas, em Brasília.

Os debates anteriores que abordaram outros eixos do Edital – Organização dos serviços da APS, Integralidade e Equidade, Atenção à Saúde nos Ciclos de Vida, estão disponíveis no youtube do Portal da Inovação.

Eixo 4 – Promoção da Saúde

– Conviver mais: atividade física através da intersetorialidade para munícipes do Jaboatão dos Guararapes – Zelma Pessoa, Secretária Municipal de Saúde de Jaboatão dos Guararapes/PE.

– Horta Escolar, do vasinho ao pomar – experiência intersetorial de promoção da alimentação saudável no Programa Saúde na Escola (Porto Alegre/RS) – nutricionista Annelise Barreto Krause, do Núcleo de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre

– Inovação, articulação intersetorial, mobilização e assistência: um novo olhar para o cuidado integral dos tabagistas (Belo Horizonte/MG) – Tatiane Caetano, Gerente de Promoção à Saúde, da Subsecretaria de Promoção e Vigilância em Saúde, da SMS de Belo Horizonte.


Placeholder 
Experiência de Sorocaba é premiada pela OPAS Washington pelo caráter de inovação social em saúde pública

 

Uma experiência brasileira de Sorocaba/SP está entre quatro iniciativas premiadas pela OPAS Washington, pela inovação social para a melhoria da saúde da comunidade e fortalecimento do sistema de saúde durante a pandemia de Covid-19. O reconhecimento ocorreu em dezembro de 2021, no âmbito das comemorações do Dia Universal da Saúde. Como parte das atividades foi realizada uma live virtual com os autores, transmitida pelas redes sociais da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

As iniciativas foram selecionadas como vencedoras entre 106 propostas elegíveis, na chamada para inovações sociais em saúde na região, organizada pelo centro regional de treinamento em pesquisa em Doenças Tropicais (TDR), OPAS e Universidade Nacional Autônoma de Honduras.


Placeholder 
APS atende necessidades das populações em diferentes fases da vida

 

Ações voltadas a adolescentes grávidas, idosos vivendo em instituições de longa permanência e jovens que praticam automutilação demonstram, na prática, o princípio da integralidade aplicado a diferentes faixas etárias. As estratégias desenvolvidas pelos municípios de Sobral – CE, Vitória – ES e Fraiburgo -SC, finalistas do Eixo 3 – Ação Integral nos Ciclos de Vida do Prêmio APS Forte no SUS: integralidade no cuidado, foram apresentadas nesta quinta-feira (24/03).

A apresentação integra o ciclo de quatro seminários virtuais, promovidos às quintas-feiras de março pelo Portal da Inovação na gestão do SUS, para divulgar as iniciativas finalistas. As vencedoras do Prêmio nos quatro eixos – Organização dos serviços de APS para o atendimento integral, Integralidade e equidade, Atenção Integral nos Ciclos de Vida e Promoção da Saúde – serão conhecidas no dia 07 de abril, em uma solenidade na sede da OPAS/OMS em Brasília.


Nos siga no Instagram @portaldainovacaonosus


Placeholder 

APSREDES

Lote 19 – Avenida das Nações

SEN – Asa Norte, DF – 70312-970

Email:apsredes@gmail.com

twitterfacebook
instagram

{unsubscribe_text}

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe