APSREDES

Experiência de Sorocaba é premiada pela OPAS Washington pelo caráter de inovação social em saúde pública

Uma experiência brasileira de Sorocaba/SP está entre quatro iniciativas premiadas pela OPAS Washington, pela inovação social para a melhoria da saúde da comunidade e fortalecimento do sistema de saúde durante a pandemia de Covid-19. O reconhecimento ocorreu em dezembro de 2021, no âmbito das comemorações do Dia Universal da Saúde. Como parte das atividades foi realizada uma live virtual com os autores, transmitida pelas redes sociais da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

As iniciativas foram selecionadas como vencedoras entre 106 propostas elegíveis, na chamada para inovações sociais em saúde na região, organizada pelo centro regional de treinamento em pesquisa em Doenças Tropicais (TDR), OPAS e Universidade Nacional Autônoma de Honduras.

Os inovadores entrevistados foram Tatchia Puertas, representante do projeto intitulado “A importância da comunicação comunitária no combate à COVID-19”, uma campanha de comunicação para alcançar populações vulneráveis ​​no município de Sorocaba, no estado de São Paulo-Brasil. Kiran Mohammed, representando o projeto MEDL, uma plataforma tecnológica desenvolvida em Trinidad e Tobago para ajudar os pacientes a administrar seus medicamentos, economizar tempo e custos e melhorar a acessibilidade.

O outro inovador da Colômbia, Pablo Montoya, representando o projeto “El Canto del Tucano: Rádio, saúde e pedagogia na Amazônia colombiana”, um programa de intercâmbio de conhecimento através do rádio, construído em conjunto com organizações indígenas; e, finalmente, Daniela Ochaíta, representando o projeto “Barreiras socioculturais e facilitadores de mitigação de risco do Covid-19 testando um sistema de vigilância e resposta comunitária dentro de um modelo de atenção à saúde inclusivo”, um call center móvel para o município rural de Lake Atitlán, Guatemala, para uso exclusivo da população indígena local (Maya Tzutujil).

 

A entrevista está disponível nas redes sociais da OPAS: Facebook, YouTube e Twitter.

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe