APSREDES

BOLETIM CONHECIMENTO E INOVAÇÃO EDIÇÃO ESPECIAL DEZEMBRO

 

 Logo 

BOLETIM CONHECIMENTO E INOVAÇÃO EDIÇÃO ESPECIAL DEZEMBRO

OPAS Brasil e Conselho Nacional de Saúde produzem dez documentários sobre boas práticas de conselhos de saúde no combate à Covid-19

As experiências retratadas por videodocumentários foram selecionadas a partir do trabalho do Laboratório de Inovação – Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19 que identificou 35 experiências exitosas provenientes de todas as regiões brasileiras. Destas, 10 práticas foram registradas por videodocumentário para detalhar as ações de combate à pandemia e de proteção social às populações em situação de vulnerabilidade, por meio de parcerias entre instituições, universidades, conselhos de saúde e sociedade. O Laboratório de Inovação em Saúde é uma ferramenta de cooperação técnica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil para identificar e sistematizar práticas exitosas desenvolvidas no Sistema Único de Saúde (SUS).

O documentário foi gravado à distância, para respeitar o distanciamento social, com a participação dos autores das práticas selecionadas que mandaram o próprio vídeo relatando a experiência, os desafios superados e as inovações realizadas. Os vídeos estão divididos em três eixos temáticos.

Eixo 1 – Fortalecimento e qualificação da participação social dos conselhos de saúde visando exercer o controle social na proposição, fiscalização e controle das ações governamentais de enfrentamento da pandemia


Placeholder 


Arapiraca/Alagoas – Novo processo de deliberação virtual

O município de Arapiraca está localizado no agreste de Alagoas, distante 137 Km da capital. Possui uma área de 356,18 Km² e sua população registrada no último censo, em 2010 era de 214.006 hab. Em 2020, segundo dados do IBGE, a estimativa é de 231.747 hab., com uma densidade demográfica em torno de 600,83 hab/km². Possui localização geográfica privilegiada, pois interliga as regiões econômicas do Estado, e caracteriza-se como polo de abastecimentoagropecuário, comercial, industrial ede serviços.


Placeholder 


Joinvile – Criação da comissão de enfrentamento

Quando a pandemia da Covid-19 teve início, o Conselho Municipal de Saúde de Joinville, cidade no interior de Santa Catarina, deparou-se com uma adversidade que, embora já tivesse sido identificada pelo colegiado, ganhou proporções ainda maiores no período atual: a necessidade de uma comunicação mais assertiva junto à comunidade local para o fortalecimento do controle social.


Placeholder 


Goiás – Ponto de Equilíbrio

O Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES/GO) desenvolveu o projeto “Ponto de Equilíbrio”, com foco na educação permanente para o controle social do SUS, com o intuito de ser um canal ativo de comunicação para as discussões dos problemas enfrentados no cotidiano. A experiência foi selecionada pelo Laboratório de Inovação – Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19 por ser uma solução para substituir as reuniões presenciais suspensas devido à pandemia de Covid-19.


Placeholder 


Brasília – Cooperação interinstitucional no DF

O Conselho de Saúde do Distrito Federal, em cooperação interinstitucional, fiscalizou hospitais públicos de referência no atendimento da Covid-19. O projeto, intitulado Ação Conjunta no combate à Covid-19, forneceu relatórios técnicos propositivos aos gestores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e propiciou análise crítica da situação sanitária para divulgação aos demais órgãos de controle e à sociedade.

Eixo 2 – Atuação direta dos conselhos em ações de comunicação para a população, mobilização e articulação social; e as parcerias dos conselhos com cursos de capacitação/graduação na área da saúde


Placeholder 


Minas Gerais – Suporte técnico no uso das ferramentas de comunicação

Em um país onde 82% da população tem acesso à internet, segundo apontam os dados da mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada no ano passado, a realidade encontrada pelo Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais não refletia os mesmos números. O problema estava dentro da própria casa.


Placeholder 


Minas Gerais – Plenárias Regionais

Para fortalecer o controle social durante a pandemia, o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) realiza plenárias regionais online para dialogar e fortalecer os Conselhos Municipais do estado frente à pandemia e à disponibilidade de leitos na região, para não parar as atividades, discutir sobre a criação de colegiados regionais, conhecer as demandas de cada município e tomar decisões em consenso para o enfrentamento da Covid-19.


Placeholder 


Alpinópolis – Monitoramento das ações de prevenção à Covid-19

O município de Alpinópolis/MG formulou o Plano Municipal de Operacionalização da Covid-19 com a participação ativa do Conselho Municipal de Saúde de Minas Gerais (CMS-MG) que contribuiu com iniciativas de comunicação social. O monitoramento contínuo das ações de vacinação contra a Covid-19 no município foi uma das ações realizadas, como a participação em sessões semanais e entrevistas na rádio local para informar a população.


Placeholder 


Rio Grande do Sul – Informe Semanal sobre Covid-19

Em dezembro de 2020, pouco depois de ser eleito presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES/RS), Claudio Augustin foi intubado. Naquele momento, ele passava a engrossar as estatísticas das vítimas mais graves da Covid-19 no país. A preocupante situação mobilizou toda a equipe do Conselho, que já atuava em busca de ações que pudessem auxiliar no combate à pandemia. Em março deste ano, ainda com Augustin em estado grave, o grupo deu início a uma importante iniciativa.

Eixo 3 – Parcerias dos conselhos com cursos de capacitação/graduação na área da saúde, universidades e instituições de ensino superior possibilitando a integração do ensino com a participação e o controle social.

Placeholder 


Araraquara/ São Paulo – Criação do comitê de contingência

O município de Araraquara/SP decretou, após consultas técnicas e deliberações do Conselho Municipal de Saúde, lockdown em todo o município, em consenso com o controle social e a participação das empresas da cidade. Devido à dimensão da complexidade da pandemia formou-se um Comitê de Contingência do Coronavírus com a prefeitura do município e o Conselho Municipal de Saúde, com a colaboração de outros órgãos, como Centro de Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP, grupo de extensão de Complexidade na Pandemia da UFSCar, da EMBRAPA, UNIARA, entre outros.


Placeholder 


Araraquara/ São Paulo – Criação do comitê de contingência

Em 27 de março de 2020, dez dias depois de o Brasil ter registrado em São Paulo a primeira morte por Covid-19, um grupo de especialistas do interior do Estado se reuniu virtualmente para traçar estratégias e elaborar ações para subsidiar os gestores públicos no combate à doença no país. Aquele foi apenas o primeiro encontro do colegiado que, desde aquela noite, passou a se reunir semanalmente, ampliando as fronteiras acadêmicas e semeando conquistas que hoje já são colhidas por todos.

Todas as experiências estão disponíveis no Portal da Inovação na Gestão do SUS e também serão sistematizadas na edição da série técnica NavegadorSUS, a ser lançada em breve. A iniciativa foi desenvolvida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em parceria com a OPAS no Brasil, durante o ano de 2021.

Intercâmbio de Experiência

As atividades do Laboratório de Inovação também propiciaram o intercâmbio de conhecimento entre os autores por meio da realização de três oficinas virtuais que abordaram os eixos temáticos previstos em edital. A modalidade das reuniões à distância permitiu a ampla divulgação das experiências, com mais de 1.000 visualizações contabilizadas dos encontros.


Oficina Virtual 22/10 – Atuação local direta dos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde


Oficina Virtual – 14/09 – Atuação dos Conselhos de Saúde com universidades e outras instituições


Oficina Virtual – 17/08 – Ações dos Conselhos de Saúde no contexto da pandemia de Covid-19


Nos siga no Instagram @portaldainovacaonosus


Placeholder 

APSREDES

Lote 19 – Avenida das Nações

SEN – Asa Norte, DF – 70312-970

Email:apsredes@gmail.com

twitterfacebook
instagram

{unsubscribe_text}

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe