APSREDES

A participação do Conselho de Saúde no enfrentamento da Covid-19: das medidas de prevenção ao acompanhamento da vacinação em Alpinópolis – MG

“Registramos 105 casos confirmados de Covid-19 e depois do lockdown registramos 44. O município, hoje, tem um dos menores indicadores de óbitos, um total de 37 óbitos na pandemia inteira (2020/2021). E, diante dessa situação, está vacinando a faixa etária de 53 anos, já quase fechando os grupos prioritários. O nosso plano de vacinação foi tido como referência na região e agora temos, também, o reconhecimento por parte do Laboratório de Inovação”, exclama o Prefeito de Alpinópolis/MG, Rafael Freire.

Esta experiência foi selecionada pelo Laboratório de Inovação – Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19

O município de Alpinópolis/MG formulou o Plano Municipal de Operacionalização da Covid-19 com a participação ativa do Conselho Municipal de Saúde de Minas Gerais (CMS-MG) que contribuiu com iniciativas de comunicação social. O monitoramento contínuo das ações de vacinação contra a Covid-19 no município foi uma das ações realizadas, como a participação em sessões semanais e entrevistas na rádio local para informar a população.

“Registramos 105 casos confirmados de Covid-19 e depois do lockdown registramos 44. O município, hoje, tem um dos menores indicadores de óbitos, um total de 37 óbitos na pandemia inteira (2020/2021). E, diante dessa situação, está vacinando a faixa etária de 53 anos, já quase fechando os grupos prioritários. O nosso plano de vacinação foi tido como referência na região e agora temos, também, o reconhecimento por parte do Laboratório de Inovação”, exclama o Prefeito de Alpinópolis/MG, Rafael Freire.

Como parte das ações foi implementado um conjunto de reuniões periódicas com a participação do CMS-MG com os membros do comitê de enfrentamento da Covid-19 para monitoramento do plano e proposição de estratégias para evitar a disseminação do vírus no município. “Elaboramos o plano municipal contra covid-19 e abrimos o diálogo para que a sociedade também participasse dessa construção, toda semana eu ía ao rádio para demonstrar à população o que o município estava fazendo, quais as orientações da semana, e quais os próximos passos”, comenta o prefeito.

Rafael Freire também explicou as dificuldades no início da pandemia: “Assumimos a gestão no olho do furacão e com força total! Quando entramos na cidade, a primeira testagem deu 42 casos positivos logo no primeiro dia de janeiro em que começamos na prefeitura. Antes, o município não estava testando, ficou dezembro todo sem testar. Meu primeiro ato como prefeito foi reunir com a equipe de saúde para começar a articular o enfrentamento da Covid-19 no município e desde o início trabalhamos em equipe, desde a formulação até o desenvolvimento do projeto”.

“Montamos força tarefa com vigilância, conselho, comitê de enfrentamento Covid-19 e com equipe de imunização, diante disso, começamos a articular as ações feitas pela prefeitura. Formamos um comitê técnico em conjunto com a sociedade civil, trouxemos a PM, a associação dos comerciantes e adotamos a máxima de respeitar a ciência sempre!”, pontua o prefeito da cidade.

Além das informações veiculadas na rádio, a equipe também utiliza facebook, jornal impresso de circulação regional, WhatsApp, propaganda volante na rua com carro de som, carreata para chamar atenção da gravidade, instagram… “Utilizamos os instrumentos para dar transparência ao processo todo, para que a sociedade ficasse ciente e ajudasse. Trabalho de conscientização e prevenção. Ações articuladas, criamos um vacinômetro de forma didática para toda população ter acesso, de uma população de 20.000 habitantes tem quase 23% vacinada contra Covid-19. Graças ao empenho da equipe, trabalho de equipe, sem tomar decisões de forma isolada. A nossa administração respeitou a ciência, não fizemos o trabalho no amadorismo, defendemos a ciência, apesar dos desgastes políticos”, conta Rafael Freire.

Foi realizada busca ativa nas residências, agentes de saúde foram de casa em casa e notificaram todo sintoma de síndrome gripal e identificaram que o foco de contaminação estava nas famílias, nas aglomerações entre familiares, “Atuamos em cima disso e também fizemos busca nos comércios e foram identificados 17 casos de síndrome gripal, com isso, a equipe foi em todos os comércios levando informações sobre a pandemia e como seria a atuação durante a gestão, e também foram distribuídas mais de oito mil máscaras para população gratuitamente”, conta Freire.

O prefeito destacou a equipe de imunização e a participação do CMS-MG “Trabalho sério e transparente, precisamos divulgar os profissionais da linha de frente, é necessário reconhecer o trabalho deles. Também demos autonomia e independência para que o conselho tivesse voz ativa para termos sucesso na administração”, e Sandra Borges, diretora do departamento de saúde e membro do CMS-MG complementou: “O conselho está sempre junto nas ações, interação entre gestão, conselho e comitê, todos trabalhamos juntos em prol da sociedade, em um desafio constante que é a pandemia”.

Para mais informações sobre o Laboratório de Inovação – Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19 acesse: https://apsredes.org/participacao-social-na-resposta-a-covid-19/

Fonte: Amanda Mendonça, Jornalista da Assessoria de Comunicação do Laboratório de Inovação – Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19

Experiência

O objetivo geral da experiência é demonstrar a iniciativa inovadora do Conselho Municipal de Saúde de Alpinópolis na participação do processo de formulação do Plano Municipal de operacionalização da vacinação contra a Covid-19, garantindo transparência ao acesso conforme critérios técnicos estabelecidos, além de contribuir com as iniciativas de comunicação para evitar a transmissão da doença. Nesta experiência os beneficiários é a comunidade local, por receber comunicação transparente, adequada e clara acerca do processo de vacinação, os profissionais de saúde que recebem suporte do conselho de saúde nas iniciativas de comunicação social, o governo municipal que tem como apoio o conselho de saúde como participante ativo no processo.|O objetivo geral da experiência é demonstrar a iniciativa inovadora do Conselho Municipal de Saúde de Alpinópolis na participação do processo de formulação do Plano Municipal de operacionalização da vacinação contra a Covid-19, garantindo transparência ao acesso conforme critérios técnicos estabelecidos, além de contribuir com as iniciativas de comunicação para evitar a transmissão da doença. Nesta experiência os beneficiários é a comunidade local, por receber comunicação transparente, adequada e clara acerca do processo de vacinação, os profissionais de saúde que recebem suporte do conselho de saúde nas iniciativas de comunicação social, o governo municipal que tem como apoio o conselho de saúde como participante ativo no processo. 

Leia mais