APSREDES

Em Canaã dos Carajás, no Pará, a APS passou por uma reestruturação para prestar melhor assistência aos usuários com sintomas respiratórios, por meio de atendimentos presenciais, teleatendimento, monitoramento clínico a distância e testagem dos suspeitos de Covid-19. A experiência, apresentada pela enfermeira Eliana Pessoa do Vale, baseou-se na criação de uma central de notificação, reunindo informações de hospitais, unidade de referência, Disk Coronavírus, laboratórios e empresas.

Dentro das Unidades Básicas de Saúde, foram criadas equipes multiprofissionais de monitoramento para acompanhar os casos de síndrome gripal. O acompanhamento é feito a cada 48 horas, ou de acordo com a classificação de risco do paciente.

Desde o início da pandemia, foram monitoradas 5,3 mil pessoas, com a realização de 5,1 mil testes rápidos. Segundo a enfermeira, após a implantação do monitoramento clínico diferenciado para os usuários com comorbidades e na fase inflamatória da Covid-19, a média de ocupação dos leitos hospitalares reduziu de 20 para sete leitos ocupados.

Tempo de ser grande

ASSISTA À APRESENTAÇÃO