APSREDES

O Brasil é internacionalmente conhecido pelo seu sistema público universal de saúde, orientado pela Atenção Primária à Saúde (APS). Cada território desenvolve estratégias, muitas delas inovadoras, para organizar e adaptar os serviços de saúde visando o enfrentamento dos desafios postos para a saúde pública.

 No combate à pandemia da Covid-19, é muito importante identificar, dar visibilidade, reconhecer e compartilhar iniciativas locais, municipais ou regionais que respondam satisfatoriamente às necessidades de saúde da comunidade.

Pensando em uma estratégia que estimule o debate e divulgue conhecimentos de forma célere, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS) e a Organização Pan-americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil apresentam a iniciativa APS Forte no SUS – no combate à pandemia, que vai funcionar da seguinte forma:

  • Intercâmbio de Experiências – divulgação imediata das práticas inovadoras adotadas na APS nos sites das instituições parceiras e realização de debates virtuais.
  • Prêmio APS Forte no SUS – após a pandemia, em momento oportuno para as equipes da APS, o Ministério da Saúde e a OPAS/OMS promoverão a seleção e o reconhecimento público das experiências bem-sucedidas.

Temas

Como o enfoque é a resposta da APS à Covid-19, as experiências participantes devem abordar as seguintes linhas temáticas:

Como participar

Inscrição aberta a partir do dia 19 de maio até 30 de junho.

Primeira etapa

Intercâmbio de Experiências

As experiências inscritas serão avaliadas por um Grupo de Curadoria. Os autores das experiências selecionadas participarão de várias atividades, como debates virtuais, e terão acesso a documentos técnicos e científicos para auxiliar no projeto.

Segunda etapa

Prêmio APS Forte para o SUS 2020

Após a conclusão da primeira etapa, todas as experiências inscritas e selecionadas serão automaticamente habilitadas para a segunda etapa. Será estabelecido um cronograma.

Mosaico de Boas Práticas

Galeria de Relatos

Acompanhe abaixo os relatos inscritos na iniciativa APS Forte, selecionados para 1ª fase - Intercâmbio de Experiências.

Notícias