APSREDES

Participación y Control Social en el Sistema Único de Salud (SUS) Boliviano

Bolívia

Português

Wilfredo Terrazas, oficial OPAS/OMS na Bolívia, falou sobre a experiência “Participación y Control Social en el Sistema Único de Salud (SUS) Boliviano”. O principal objetivo da experiência, segundo o autor, é fortalecer a organização da estrutura social (Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional) para que a participação na gestão interfira de maneira mais efetiva na aplicação de programas e políticas de saúde pública. Especialmente, em relação à garantia da gratuidade e uma maior equidade no acesso da população indígena aos serviços de saúde, conforme determina o SUS Boliviano.

“A garantia social e política é a força e a representatividade dos membros dos Comitês eleitos pelas organizações sociais que representam mais de 60% da população. A garantia técnica é baseada na capacitação contínua dos representantes. E a garantia financeira está em processo, procura-se incluir orçamento para o funcionamento da estrutura social”, explica Terrazas.

O resultado principal do projeto foi a Consolidação e Fortalecimento da Estrutura Social em Saúde no Marco do Modelo da Gestão participativa em saúde da Política Nacional de Saúde. “A experiência incorpora maior efetividade e qualidade nas funções de uma estrutura social. Conseguimos um posicionamento do Conselho Social Nacional, e a Conformação de espaços de Governança em Saúde: IMGLS Instância Máxima de Gestão Local de Saúde”, concluiu Wilfredo Terrazas.

A experiência participou da segunda live do LIS CNS e está disponível para todos no canal do YouTube “Portal da Inovação” em português e espanhol.

transmissão em português

retransmitido en español