Ouvidoria em movimento: fortalecendo a cidadania, a participação e o controle social em saúde nos territórios

Brasil (RS)

Português

“A Ouvidoria em Movimento faz com que pessoas que não sabiam como se fazer ouvir pelo SUS tenham voz e, suas demandas, quando analisadas coletivamente, possam colaborar para mudanças no Sistema”, destaca Johanna Ermacovitch Coelho, professora Escola de Saúde Unisinos/Acadêmica de Saúde Coletiva UFRGS.

Entre os objetivos do projeto, a autora cita, fortalecer a Ouvidoria como um dos mecanismos de participação e controle social em saúde na cidade de Porto Alegre, envolvendo os usuários e os serviços de saúde nos territórios. Além disso, aproximar as ações da Ouvidoria dos Conselhos, divulgar a missão e o seu funcionamento, estimular e potencializar a participação social, e democratizar as informações em saúde. “Com este projeto, podemos potencializar a Ouvidoria com um dos Instrumentos de Participação Social no Sistema de Saúde, divulgando à população a importância da participação da população nas questões de saúde de seus territórios”, pontua Coelho.

A experiência desenvolveu ações e realizou reuniões com Conselhos Distritais (mais de 200 pessoas alcançadas), atualizou materiais de divulgação, criou card interativo, fez apresentação colaborativa de sensibilização para Conselheiros Distritais, contactou Conselhos Locais, distribuiu cartaz atualizado nas 134 Unidades de Saúde e fez análise de dados (mais de 2.000 protocolos analisados quanti e qualitativamente).

A experiência participou da quarta live do Laboratório de Inovação Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde, realizada no dia 25 de maio, disponível no Canal do Portal da Inovação na Gestão do SUS no YouTube, em português, espanhol e libras.

transmissão em português

retransmitido en español

Apresentação

https://www.slideshare.net/apsredes/apresentao-johannalis-cnspptx