Ouvidoria do SUS Itinerante

Brasil (TO)

Português

“Precisamos todos os dias mobilizar as pessoas para que participem ativamente da Gestão do SUS, necessitamos defender os direitos dos usuários, gerar parcerias, e ser, de fato, instrumento de apoio e de gestão. Foi desejando algo a mais que sonhamos com a realização do Projeto Ouvidoria do SUS Itinerante”, contextualiza o autor Nailton Oliveira, coordenador da Ouvidoria do SUS de Araguaína no Tocantins.

“Nós planejamos o funcionamento da Ouvidoria, os recursos necessários, quais seriam as parcerias, a forma de divulgação e o cronograma. Executamos, acolhemos, ouvimos, escutamos as pessoas, esclarecemos e motivamos. Ressaltamos a importância da escuta ativa”, comenta Oliveira.

Entre os principais resultados, o autor destaca os 1.468 usuários do SUS alcançados pelo projeto, sendo que 765 não conheciam a Ouvidoria até então. Foram 28 serviços visitados, pesquisa de satisfação aplicada na qual mostrou que a comunidade está satisfeita com a atual gestão, além de esclarecimentos sobre a importância da participação na gestão do SUS para usuários(as) e servidores(as).

O autor considera a experiência inovadora, “por ter apresentado formas práticas, simples e importantes para o tema abordado, com a participação direta dos principais envolvidos: os usuários dos serviços, trabalhadores que atuam na linha de frente e gestores que também participaram decididamente dessa ação”, conclui.

A experiência participou da quarta live do Laboratório de Inovação Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde, realizada no dia 25 de maio, disponível no Canal do Portal da Inovação na Gestão do SUS no YouTube, em português, espanhol e libras.

 

transmissão em português

retransmitido en español