APSREDES

Resultado Preliminar
1.1 Título da experiência

Tabuleiro Alimentar – Aprendendo sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira

1.2 Autores(as) da experiência

Nome Cargo/Função Município
Amanda Forster Lopes Docente Coari
Raylinne Rhanna de Souza Eloi Discente Coari
Luana Ketlen Moura Marinho Discente Coari
Lucas Jader Lopes Da Silva Discente Coari
Carla Guimarães Freires Discente Coari

1.3 Organização(ções)/Instituição(ções) promotora(s) da experiência

Organização/Instituição
Universidade Federal do Amazonas - Instutito de Saúde e Biotecnologia

1.4 Cidade(s) e Estado (s)

Estado Cidade
Amazonas Coari

1.5 Região do país

Norte

1.6 Identificação do(a) autor(a) responsável

Nome Cargo/Função Município
Amanda Forster Lopes Docente Coari

1.7 Eixo temático da experiência

Eixo 2 - EAN no campo da Educação

1.8 Público participante da experiência

AdolescentesEstudantes

1.9 Onde esta experiência foi desenvolvida

saúde
ASSISTÊNCIA SOCIAL
EDUCAÇÃO
Escola Pública
Ensino Médio
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
OUTROS
1.10 Na avaliação do grupo responsável esta experiência atendeu e/ou promoveu os seguintes princípios
todas as pessoas têm o direito de ter acesso à alimentação adequada saudável

Por favor justifique/comente sua resposta

A experiência teve o caráter informativo e através do jogo didático possibilitou a fixação das informações passadas, que foram adaptadas para o público adolescente assim como a realidade observada e que foram baseadas nas informações contidas no Guia Alimentar para a População Brasileira. Dessa forma, percebemos que a experiência promoveu o princípio de que todas as pessoas têm o direito de ter acesso à informação que promova uma alimentação adequada e saudável.

2. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA

2.1 Objetivo(s): Qual é/foi a finalidade das atividades desenvolvidas

A finalidade da atividade desenvolvida foi conscientizar estudantes adolescentes frequentadores de um Instituto Federal sobre a classificação dos alimentos segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB). Como objetivos específicos considerou-se: Informar sobre a classificação dos alimentos segundo o GAPB – alimentos in natura, processados e ultraprocessados; Apresentar os impactos da alimentação na rotina e na saúde; Nortear ideias de melhorias na alimentação com base nas orientações do GAPB.

2.2 Os objetivos e as atividades desenvolvidas adotaram de maneira explícita algum ou alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

VI- A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos
2.3 Quais temas/diretrizes dos Guias Alimentares para População Brasileira e/ou para Crianças brasileiras menores de 2 anos são/foram abordados na experiência?
Foi preconizada a temática da escolha dos alimentos. Os adolescentes foram informados sobre a classificação dos alimentos segundo o grau de processamento – in natura, processados e ultraprocessados. Assim, os alunos do Instituto foram inicialmente empoderados sobre essas informações; que foram explicadas de forma simplificada através de uma apresentação de slides ministrada pelos discentes antes do jogo e também de um banner que ficou exposto durante o jogo, visando a consulta do conteúdo e fixação deste. Posteriormente com a aplicação do jogo didático, as perguntas realizadas os faziam refletir sobre a classificação dos alimentos segundo o grau de processamento e rever o conteúdo. Acredita-se que esse conhecimento possa ampliar a autonomia desse público para as escolhas alimentares, cientes de que as informações foram transmitidas de forma simplificava visando a compreensão do conteúdo, considerando que a maior parte dos alunos não tinha familiaridade com o GAPB. Ainda, uma vez que tenham informações sobre a existência do GAPB e das informações nele contidas, o público pode também disseminar o conhecimento adquirido entre amigos, familiares e outros indivíduos que tenham contato assim como desenvolver o senso crítico quanto as informações, orientações e mensagens veiculadas em propagandas comerciais e outros meios de comunicação em massa, como as redes sociais.
2.4 Vocês consideram que esta experiência pode contribuir de maneira direta ou indireta a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ?
ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
ODS 4- Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

3.1 Como foi identificada a necessidade de realização desta experiência
Um dos discentes que participou do grupo de elaboração do material e aplicação da atividade foi aluno desse Instituto recentemente e já tinha algumas observações quanto a rotina dos alunos e os alimentos consumidos com frequência, principalmente nos intervalos entre as aulas. Essa percepção da realidade foi aprofundada nas discussões em sala de aula durante a realização da disciplina de Nutrição Educacional para a Saúde. Em somatória às respostas do formulário online embasaram a seleção das temáticas que seriam focadas para a experiência. Observou-se que 61,9% e 57,1% dos alunos que responderam ao formulário consumiam macarrão instantâneo e bolacha recheada, respectivamente. O consumo de refrigerantes (47,6%) e de suco de caixinha (33,3%) também foram acusados. A maior parte (71,4%) referiu consumo desses alimentos com a frequência de 1 a 3 vezes na semana. Essas informações confirmam a busca por alimentos de consumo prático e de alta palatabilidade, os ultraprocessados. Por outro lado, 42,8% referiram consumo de frutas “as vezes” na escola, 28,6% respondeu que sim e a mesma proporção que não consome frutas na escola. Demonstrando haver uma potencialidade de melhoria no consumo se houver informação e incentivo a busca de práticas alimentares saudáveis.
3.2 Foi realizado algum diagnóstico da situação (observação da realidade, levantamento de demandas junto ao público etc) antes de iniciar a experiência
Sim
descreva rapidamente
Após o contato com o responsável pela instituição e autorização para a realização da experiência um formulário online foi organizado pelos discentes. A escolha de um formulário online ocorreu com o intuito de integrar os adolescentes e despertar o interesse sobre a atividade de EAN que iria ocorrer, fruto das atividades práticas da disciplina de Nutrição Educacional para a Saúde em consonância com um projeto da Pró-reitoria de Extensão Universitária da UFAM (Projeto PACE 00426/2022- Aprendendo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, coordenado pela Profa. Amanda Forster Lopes). O formulário online continha perguntas com opções de respostas diretas (sim e não) sobre o conhecimento dos termos “alimentos ultraprocessados”, “alimentos processados” e “alimentos in natura”, questionava o número de refeições por dia e as refeições que eram realizadas na escola e ainda continha uma breve lista de alimentos tanto in natura quanto ultraprocessados para que fossem assinalados os que tinha consumo frequente. Após a análise das respostas dos 21 alunos que participaram dessa etapa inicial, foi possível identificar os tópicos que precisavam de maior enfoque conforme o GAPB para a realização da experiência.
3.3 Como foram definidos as prioridades e objetivos da experiência
A temática solicitada pela professora da disciplina para a abordagem dos projetos de EAN desenvolvidos foi o Guia Alimentar para a População Brasileira. Já reconhecendo as tendências dos adolescentes a partir das informações existentes na literatura quanto ao consumo de ultraprocessados, após a leitura da realidade realizada durante as discussões em sala de aula e da das respostas dos formulários, optou-se por ressaltar a classificação dos alimentos segundo os graus de processamentos e despertar questionamentos sobre os malefícios do consumo regular desses alimentos e ao mesmo tempo em oferecer reflexões sobre opções mais saudáveis, de forma a incentiva-los a reconhecer seus hábitos e as possibilidades de melhorias e mudanças. Por se tratar de um público adolescente, que até onde se sabe não havia recebido informações sobre o GAPB e refletindo sobre a viabilidade das informações que poderiam ser absorvidas com o jogo, optou-se por apresentar os três graus de processamento do GAPB, com a intenção de que a abordagem sobre hortas domésticas e compartilhadas e incentivo à autonomia culinária e comensalidade sejam temas abordados na próximo período, dando então seguimento à temática inicialmente abordada, cuja intenção é falar também sobre os ingredientes culinários, seguindo o GAPB.
3.4 Os sujeitos da ação participaram das etapas de planejamento da experiência?
Não
sim, em quais etapas e como participaram ?
Não participaram.
3.5 Foram desenvolvidas metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN
Sim
Se sim, indique a(s) metodologia(s) com uma breve descrição
Considerando o público alvo e com enfoque em despertar o interesse para o aprendizado o método escolhido para essa experiência foi um jogo didático, elaborado pelos discentes com supervisão e orientação da professora desde o tabuleiro até as normas e fichas de questões, todas embasadas nas informações do GAPB.
3.6 Foram utilizados recursos materiais nas atividades desenvolvidas
Sim
sim, quais recursos?
Tratou-se de uma atividade teórico-prática com cerca de 35 alunos de 15 a 16 anos do primeiro ano do ensino médio da turma de Técnico em Administração da Instituição Federal do Amazonas – Campus Coari de tempo integral. Dividida em três etapas: 1º a aplicação do questionário para avaliação do conhecimento; 2º a transmissão de informações sobre o conteúdo através de palestra; 3º a realização do jogo lúdico-didático para avaliação do conhecimento adquirido. Os recursos utilizados para a aplicação da atividade foram: Banner, Cartilha informativa, componentes do jogo de tabuleiro humano conforme descrito nas normas.
3.7 Sua experiência se configura no desenvolvimento de materiais educativos e desenvolvimento de tecnologias sociais a serem aplicados por outros profissionais?
sim
Descreva sobre o material/tecnologia social
O material educativo elaborado foi um jogo didático. Sobre o jogo: O TABULEIRO ALIMENTAR, é um jogo interativo e educativo que tem como objetivo abordar sobre os Alimentos in natura, Processados e Minimamente processados de forma divertida, instigando a curiosidade e competitividade dos alunos/jogadores. Número de jogadores: 6 grupos de até 10 pessoas (considerou-se que a quantidade de pessoas em cada grupo irá depender do número de pessoas que estarão disponíveis pra jogar, considerando que o público jovem nem sempre escolhe interagir e participar do jogo). Tempo de jogo: 45 minutos Materiais: Tabuleiro com 32 peças, sendo 30 casas para percorrer durante jogo e duas “PARTIDA” e “CHEGADA”; Dado colorido; Urna com 6 bolas numeradas; 18 placas sendo 6 de “A”, 6 de “B” e 6 de “C”; 06 bonecos para representar os grupos; 04 panfletos com as perguntas e respostas de cada categoria + cartão dourado; Panfleto com manual do jogo; 40 cartilhas; 1 banner; Premiação para o 1º lugar e lembrança para o restante.
3.8 Como a experiência foi avaliada e quais os resultados obtidos
Notou-se que durante a atividade os alunos participaram ativamente. O método utilizado despertou a competitividade e o interesse em responder as perguntas de forma correta, para que o grupo fosse o vencedor do jogo. Assim, os alunos se mostraram atentos em compreender as perguntas para responder de forma adequada. Após o jogo os alunos foram convidados a preencher um relato de experiência, uma folha em branco foi dada para que esses escrevessem de forma breve o que sentiram da experiência. Aprendizado, diversão, saúde, ultraprocessados, consequencias à saúde, alegria, interação foram alguns termos usados. Um formulário semelhante foi entregue também os discentes (afinal a atividade era parte de uma disciplina e também de uma metodologia ativa utilizada na graduação), a possibilidade de aprender na prática a teoria abordada no início da disciplina sobre educação alimentar e nutricional, desde a etapa de reconhecimento do público alvo, seleção dos métodos e desenvolvimento do material até a aplicação junto ao público foi intensa, ao mesmo tempo que os alunos referiram aprendizados, sensação de cumprimento dos objetivos e satisfação por ter utilizado os aprendizados teóricos para informar e ensinar os alunos.
3.9 Relevância: Na avaliação das/os responsáveis, essa experiência contribuiu para algum nível de mudança/melhoria da realidade alimentar e nutricional das pessoas envolvidas; e/ou gerou experiência/conhecimento que pode contribuir para a prática de EAN em outros momentos e realidades
A experiência é considerada exitosa a medida que se nota o potencial em despertar aos participantes noções sobre a classificação dos alimentos preconizadas pelo GAPB e reflexões sobre o seu consumo alimentar, seus benefícios e malefícios. Acredita-se que a informação de qualidade seja instrumento de empoderamento para a reflexão e o despertar da autonomia, ainda mais em se tratando de adolescentes/escolares, em que a frequência de consumo de alimentos ultraprocessados é relevante devido a aspectos como a rotina, influencias sociais e midiáticas, situação socioeconômica, além da hiperpalatabilidade e a necessidade de pouca ou nenhuma habilidade culinária. Informar e despertar reflexões de uma forma lúdica, divertida e leve foi o objetivo desde o início, em que acreditamos ter sido alcançado. O material desenvolvido já esta sendo utilizado pelos outros discentes do curso para aplicação em outros públicos, como escolas públicas do município e em eventos da própria universidade.

4. RELATO RESUMIDO DA EXPERIÊNCIA

Relato resumido da experiência
Partiu-se do pressuposto que é importante ter uma boa relação com os alimentos, com o ato de se alimentar, e que vários fatores podem interferir nessa relação então disseminar informações adequadas se faz muito necessário, principalmente durante o período da adolescencia, que na maioria das vezes só conhece aquilo que lhe foi apresentado pela cultura e tradições e por não ter muito poder de escolha. A atividade foi direcionada a levar esse tipo de informação para ajudar na melhora da relação com a comida, no entendimento do que faz bem pro próprio corpo, e que qualquer mudança deve partir de si. Buscar entender o porque o consumo de ultraprocessados é alto e tentar reverter essa situação dando soluções e prevendo estratégias pode ser muito significativo. Foi percebida também a necessidade de se repassar informações sobre a Classificação NOVA dos alimentos, que os divide em “Alimentos in natura ou minimamente processados, Alimentos Processados e Alimentos Ultraprocessados”, e disseminar a Regra ouro incentivada pelo Guia Alimentar para a população Brasileira (2014) onde se deve “ Basear a dieta em alimentos in natura ou minimamente processados, moderar o consumo de alimentos processados e ingredientes culinários e evitar a ingestão de ultraprocessados”, a partir do momento que foi notado o pouco conhecimento sobre alimentação adequada pelos alunos. Tratou-se de uma atividade teórico-prática com cerca de 35 alunos de 15 a 16 anos do primeiro ano do ensino médio da turma de Técnico em Administração da Instituição Federal do Amazonas – Campus Coari de tempo integral. Dividida em três etapas: 1º a aplicação do questionário para avaliação do conhecimento; 2º a transmissão de informações sobre o conteúdo através de palestra; 3º a realização do jogo lúdico-didático para avaliação do conhecimento adquirido. Primeiramente foram coletadas informações sobre que conhecimento os alunos possuíam sobre a Classificação dos alimentos, qual a frequência do consumo de ultraprocessados entre eles, além de quais alimentos são mais consumidos, a quantidade de refeições realizadas durante o dia e se há substituição de refeições por ultraprocessados e outros aspectos através do questionário online enviado para ser preenchido antes do dia do encontro presencial. A partir destes dados um material teórico foi montado com base no Guia Alimentar da População Brasileira (2014) e apresentado em um segundo momento, em uma palestra presencial em sala de aula com duração de 30 minutos, abordando as pautas necessárias sobre o conteúdo de forma simples e didática onde os alunos puderam aprender e sanar dúvidas existentes sobre o Guia Alimentar, sobre como escolher alimentos, como diferenciar os tipos de alimentos, o impacto que a alimentação tem na saúde e desempenho dos estudos. Por fim, foi aplicado o “Tabuleiro Alimentar”, um jogo com perguntas elaboradas para avaliar o aprendizado dos participantes, com duração de cerca de 1 hora e 40 minutos na recepção do instituto, onde os alunos separados por grupos respondiam questões com alternativas A, B e C, sobre Alimentos in natura ou minimamente processados, Alimentos Processados e Alimentos Ultraprocessados. O grupo vencedor do jogo recebeu premiação, que eram cestas de frutas para cada participante. Instruções e normas do jogo: JOGO: TABULEIRO ALIMENTAR Sobre o jogo: O TABULEIRO ALIMENTAR, é um jogo interativo e educativo que tem como objetivo abordar sobre os Alimentos in natura, Processados e Minimamente processados de forma divertida, instigando a curiosidade e competitividade dos alunos/jogadores. Número de jogadores: 6 grupos de x pessoas. Tempo de jogo: 45 minutos Materiais: Tabuleiro com 32 peças, sendo 30 casas para percorrer durante jogo e duas “PARTIDA” e “CHEGADA”; Dado colorido; Urna com 6 bolas numeradas; 18 placas sendo 6 de “A”, 6 de “B” e 6 de “C”; 06 bonecos para representar os grupos; 04 panfletos com as perguntas e respostas de cada categoria + cartão dourado; Panfleto com manual do jogo; 40 cartilhas; 1 banner; Premiação para o 1º lugar e lembrança para o restante. Modo de jogar: • 6 voluntários/escolhidos irão liderar as equipes, cada um escolhe os integrantes do seu grupo. O líder é responsável por levantar a placa para responder as perguntas após a discussão com a equipe. • Com os grupos formados, cada líder sorteará uma bola da urna para decidir a ordem do jogo e boneco da equipe. Cada número tem uma consequência que poderá ser usada durante o jogo. o Bloqueia 1 grupo (grupo perde a vez) o Inicia na casa 3 o 1 chance pra trocar de resposta o Faz 1 grupo regredir 01 casa o Avança 1 casa quando quiser o Bloqueia 1 grupo (grupo perde a vez) • Jogada: O grupo rola o dado, e a cor resultante no dado o levará a uma questão que será lida pelos organizadores do jogo. o Todos os grupos deverão responder à questão levantando a placa A, B ou C no tempo definido (10 segundos). o Não é permitida a troca de respostas após o término do tempo (exceto bônus 3). o O grupo que não responder no tempo estimado perderá a vez. • Acerto e Erro: Ao acertar a questão os grupos avançam 01 casa, caso algum erre, permanecerá no lugar. (Se todos os grupos errarem a pergunta, todos devem regredir uma casa, e qualquer bônus/cartão dourado não é válido). • Cartão Dourado: Ao cair na casa do Cartão Dourado o grupo decide se responderá ou não a questão especial. Caso responda poderá avançar (caso acerte) ou regredir (caso erre) o número de casas indicada na Casa Dourada. Se o grupo decidir não responder à questão especial, ele deverá responder à questão correspondente a cor determinada no rolamento do dado. • Empate: Em caso de empate na linha de chegada os grupos passarão pelo teste final. Onde serão feitas pergunta no estilo mata-mata até que se tenha um vencedor. • É permitido o uso da Cartilha como consulta.

5. DOCUMENTOS

5.1 Campo para inserção de arquivo de imagens que documentaram a experiência
Campo para inserção de arquivo de documentos produzidos relacionados à experiência