APSREDES

Resultado Preliminar
1.1 Título da experiência

Implantação de Programa de Orientação Alimentar – como Extensão Universitária Curricular em Curso de Nutrição

1.2 Autores(as) da experiência

Nome Cargo/Função Município
Ana Paula de Queiroz Mello Professora universitária São Paulo
Fernanda Ferreira Correa Professora universitária São Paulo

1.3 Organização(ções)/Instituição(ções) promotora(s) da experiência

Organização/Instituição
Centro Universitário São Camilo (SP/SP)

1.4 Cidade(s) e Estado (s)

Estado Cidade
São Paulo São Paulo

1.5 Região do país

Sudeste

1.6 Identificação do(a) autor(a) responsável

Nome Cargo/Função Município
Fernanda Ferreira Correa Professora universitária São Paulo

1.7 Eixo temático da experiência

Eixo 2 - EAN no campo da Educação

1.8 Público participante da experiência

AdolescentesAdultosCrianças - 2 a 5 anosCrianças - 5 a 10 anosIdososOutros
Professores e alunos de graduação do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo (SP/SP)

1.9 Onde esta experiência foi desenvolvida

saúde
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Centros de Convivência
EDUCAÇÃO
Escola Pública
Escola Privada
Universidade
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
OUTROS
Organização Sócio-Assistencial
Centro/Associação Comunitária
Associação vinculada prática religiosa
Ambiente de trabalho
1.10 Na avaliação do grupo responsável esta experiência atendeu e/ou promoveu os seguintes princípios
todas as pessoas têm o direito de ter acesso à alimentação adequada saudável

Por favor justifique/comente sua resposta

A experiência trata-se da criação de Programas de Orientação Alimentar (POA) planejado e implantado por alunos de graduação do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo (SP/SP), vinculados à disciplina Estratégias em Educação Alimentar e Nutricional, sob supervisão dos professores responsáveis. Sendo o objetivo geral capacitar o aluno de graduação em Nutrição para o planejamento, criação e implantação de POA para as diferentes faixas etárias utilizando técnicas de aconselhamento nutricional. E, os objetivos específicos foram: • Conhecer e aplicar diferentes inquéritos alimentares, para compor o diagnóstico educativo e alimentar dos participantes do POA; • Criar e implantar estratégias metodológicas para o desenvolvimento de dinâmicas ludo pedagógicas como instrumento facilitador na construção do conhecimento alimentar; • Elaborar metodologias de avaliação para mensurar os resultados de mudança após as intervenções contidas no POA. Desta forma, considerando que o curso de graduação em Nutrição da instituição vinculada é semestral, com no mínimo 4 turmas/salas concomitantes, tem-se, em média, 30 POA/ano aplicado para o público da cidade de São Paulo (majoritariamente). Neste sentido, o planejamento e a implantação dos POA envolvem estudo de campo, pois são populações variadas, com o objetivo de criar estratégias com o uso de metodologias ativas que promovam saúde e previnam doenças, principalmente, relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Desta forma, o POA contribui para o direito de ter acesso à alimentação adequada e saudável, de forma direta e indireta, para o público-alvo de cada programa implantado.

2. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA

2.1 Objetivo(s): Qual é/foi a finalidade das atividades desenvolvidas

Considerando que cada POA tem necessidades específicas, os objetivos gerais são variados, e englobam sempre a promoção da saúde e prevenção de doenças. O foco principal dos POA é atender a necessidade da coletividade, sem entrar na esfera individual, e na relação saúde com alguma(s) doença(s) e/ou tratamento(s) dietoterápico específico. Para tanto, alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas são priorizados de acordo com cada situação diagnóstica.

2.2 Os objetivos e as atividades desenvolvidas adotaram de maneira explícita algum ou alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

II- Abordagem do sistema alimentar, na sua integralidade
III- Valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniões e perspectivas, considerando a legitimidade dos saberes de diferentes naturezas
IV- A comida e o alimento como referências; Valorização da culinária enquanto prática emancipatória
V- A Promoção do autocuidado e da autonomia
VI- A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos
VII- A diversidade nos cenários de prática
2.3 Quais temas/diretrizes dos Guias Alimentares para População Brasileira e/ou para Crianças brasileiras menores de 2 anos são/foram abordados na experiência?
O POA parte do Guia Alimentar para População Brasileira para promover saúde e prevenir doenças nas diversas situações problemas empregadas. Desta forma, os temas abordados foram: a classificação do nível de processamento dos alimentos; benefícios dos alimentos in natura/minimamente processados; “obstáculos” para a adoção de práticas alimentares saudáveis; representações sociais, culturais e afetivas do alimento; práticas alimentares no contexto familiar, entre outros.
2.4 Vocês consideram que esta experiência pode contribuir de maneira direta ou indireta a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ?
ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

3.1 Como foi identificada a necessidade de realização desta experiência
A realização do POA partiu da necessidade de implantar a extensão universitária de forma curricular, considerando a indissociabilidade do ensino e da pesquisa. Neste sentido, o POA está alinhado com as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, que regulamentam as atividades acadêmicas de extensão dos cursos de graduação, na forma de componentes curriculares. Além disso, está presente no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e no Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Sob o ponto de vista da Saúde Coletiva, o POA tem papel de destaque no direito humano à alimentação adequada, ao contribuir com estratégias facilitadoras para o combate da insegurança alimentar e nutricional.
3.2 Foi realizado algum diagnóstico da situação (observação da realidade, levantamento de demandas junto ao público etc) antes de iniciar a experiência
Sim
descreva rapidamente
Considerando que o POA foi implantado em diversos cenários, o diagnóstico situacional foi realizado de forma variada. Ferramentas para avaliação do estado nutricional do ponto de vista quali-quantitativo foram empregadas para identificar as necessidades do público-alvo para cada POA específico. Dentre os instrumentos utilizados, destaca-se o questionário de frequência alimentar (QFA), recordatório alimentar de 24h, registro alimentar, grupo focal, observação da realidade com utilização de roteiro, etc. Decorrente do isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19, alguns instrumentos sofreram adaptações para serem aplicados de forma on line.
3.3 Como foram definidos as prioridades e objetivos da experiência
As prioridades e os objetivos do POA foram determinados de acordo com as características particulares de cada audiência, considerando duração do programa, questões econômicas, sociais, educacionais e culturais. De uma forma geral, foram investigados conhecimentos sobre saúde e alimentação, autocuidado, grau de motivação para as mudanças necessárias relacionado à prática alimentar, habilidades culinárias, disponibilidade de recursos para modificações necessárias, entre outras questões.
3.4 Os sujeitos da ação participaram das etapas de planejamento da experiência?
Sim
sim, em quais etapas e como participaram ?
Considerando a proposta do POA como atividade de extensão curricular, os participantes envolvidos são os alunos de graduação, na posição de “educadores”, e o público-alvo do POA como “educandos”. Desta forma, os “educadores” sob supervisão do professor da disciplina vinculada, são responsáveis por planejar e implantar as estratégias que envolvem Educação Alimentar e Nutricional (EAN) em diversos contextos. Entretanto, sem deixar de lado a escuta ativa e a participação no que se refere às necessidades dos “educandos”.
3.5 Foram desenvolvidas metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN
Sim
Se sim, indique a(s) metodologia(s) com uma breve descrição
Diversas metodologias foram aplicadas, entre elas: – Aprendizagem baseada em problemas. Segue exemplo: “Feirinha dos alimentos”: essa estratégia foi utilizada com crianças. Os alimentos (frutas, verduras, legumes, salgadinhos, refrigerantes…) eram dispostos em bancadas e as crianças com “dinheiro” deveriam fazer as compras. E, durante a atividade os “educadores” orientavam as crianças sobre as melhores escolhas. – Gamificação. Seguem exemplos: “Que alimento sou eu?”: essa intervenção consiste em vendar os olhos dos “educandos”, e através do tato, olfato e paladar, eles deveriam descobrir que alimento era aquele. Essa atividade foi muito útil para auxiliar crianças a identificarem os alimentos que muitas vezes eram desconhecidos por elas. “Palavra-cruzada”: essa estratégia foi utilizada com pessoas idosas. Consistia na aplicação de palavras-cruzadas sobre alimentos. – Hands on. Segue exemplo: “Oficina culinária”: proposta para os “educandos” participarem de todo o processo de preparo de uma determinada receita.
3.6 Foram utilizados recursos materiais nas atividades desenvolvidas
Sim
sim, quais recursos?
Considerando que os POA são de origens diversas, inúmeros recursos foram utilizados. Podemos citar: recursos estruturais dos locais de implantação (sala de aula, quadra poliesportiva, área de convivência etc.) e recursos materiais (desde papelaria no geral, utensílios de cozinha, alimentos in natura até equipamentos de informática).
3.7 Sua experiência se configura no desenvolvimento de materiais educativos e desenvolvimento de tecnologias sociais a serem aplicados por outros profissionais?
sim
Descreva sobre o material/tecnologia social
Elaboração de ebook, folder, conteúdo para mídia social, cartaz, jogos educativos, entre outros, abordando conteúdos sobre alimentação e nutrição.
3.8 Como a experiência foi avaliada e quais os resultados obtidos
De acordo com as características da população-alvo, foi realizada avaliação somativa ao final de cada POA. Dentre os instrumentos utilizados na avaliação temos: entrevista aos participantes, questionário impresso ou remoto (predomínio de questões fechadas), jogos e dinâmicas. Um dos maiores desafios aconteceu durante o isolamento social, pois todas as etapas do POA foram adaptadas para serem feitas remotamente. Mesmo com esse desafio, os resultados alcançados foram positivos.
3.9 Relevância: Na avaliação das/os responsáveis, essa experiência contribuiu para algum nível de mudança/melhoria da realidade alimentar e nutricional das pessoas envolvidas; e/ou gerou experiência/conhecimento que pode contribuir para a prática de EAN em outros momentos e realidades
Houveram mudanças/melhorias da realidade alimentar dos “educandos” dos POA implantados, principalmente, no que diz respeito ao comportamento cognitivo. Em paralelo, em algumas instituições houveram alterações no cardápio ofertado, e em algumas escolas, a inserção, na prática, de temas relacionados à nutrição no conteúdo programático. Essas mudanças contribuíram para a melhoria da escolha alimentar dos participantes.

4. RELATO RESUMIDO DA EXPERIÊNCIA

Relato resumido da experiência
Essa experiência aconteceu vinculada à disciplina “Estratégias em Educação Alimentar e Nutricional” do curso de graduação em Nutrição, no qual os alunos procuraram algum grupo para executar um Programa de Orientação Alimentar (POA). Desta forma, diversos públicos foram atingidos (crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas) em diferentes cenários (escolas, instituições de longa permanência, empresas, entre outras). Inicialmente, foi realizada uma avaliação diagnóstica detalhada e a partir dos problemas alimentares encontrados definiu-se as intervenções. Em cada POA, foram realizadas pelo menos 2 intervenções. Essas intervenções foram feitas, predominantemente, presencial e em alguns casos de forma remota. As principais intervenções foram: dinâmicas (feirinha dos alimentos, que alimento sou eu?, palavra-cruzada, etc.), palestras, dramatizações, entre outras. Após as 2 intervenções, a avaliação final foi realizada através de um instrumento similar com o da avaliação diagnóstica. Durante a pandemia, adaptações foram feitas para a modalidade virtual, onde as avaliações (diagnóstica e final) e as intervenções foram realizadas em plataforma virtual. De uma forma geral, os resultados foram positivos, principalmente, no comportamento cognitivo dos participantes, trazendo impacto nas atitudes e hábitos alimentares dos mesmos.

5. DOCUMENTOS

5.1 Campo para inserção de arquivo de imagens que documentaram a experiência
Campo para inserção de arquivo de documentos produzidos relacionados à experiência