APSREDES

Resultado Preliminar
1.1 Título da experiência

Ação de Ampliação Avança Saúde Criança e Adolescente

1.2 Autores(as) da experiência

Nome Cargo/Função Município
Juliana Paulino Grillo Alves Assessora Técnica São Paulo
Gabriela Nascimento Marques Pediatra São Paulo
Camila Rodrigues da Silva Nutricionista São Paulo
Sophia Izzo Nutricionista São Paulo
Flávio Henrique da Silva Nutricionista São Paulo

1.3 Organização(ções)/Instituição(ções) promotora(s) da experiência

Organização/Instituição
Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

1.4 Cidade(s) e Estado (s)

Estado Cidade
São Paulo São Paulo

1.5 Região do país

Sudeste

1.6 Identificação do(a) autor(a) responsável

Nome Cargo/Função Município
Juliana Paulino Grillo Alves Assessora Técnica São Paulo

1.7 Eixo temático da experiência

Eixo 1 - EAN no campo da Saúde

1.8 Público participante da experiência

Crianças - 2 a 5 anos

1.9 Onde esta experiência foi desenvolvida

saúde
Unidade Básica de Saúde
ASSISTÊNCIA SOCIAL
EDUCAÇÃO
Educação infantil
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
OUTROS
1.10 Na avaliação do grupo responsável esta experiência atendeu e/ou promoveu os seguintes princípios
todas as pessoas têm o direito de estarem livres da fome
todas as pessoas têm o direito de ter acesso à alimentação adequada saudável
participação social

Por favor justifique/comente sua resposta

Sendo a infância um período de descobertas e formação das preferências alimentares, a escola é um local potente para educação em saúde e construção de bons hábitos de vida. Neste contexto, propomos ações de educação alimentar e nutricional dentro do ambiente escolar de acordo com a Linha de Cuidado Nutricional da Criança e do Adolescentes e aos moldes do programa “Avança Saúde Criança e Adolescente”, que visa a Reestruturação e Requalificação das Redes Assistenciais da Cidade de São Paulo.

2. OBJETIVOS E PRINCÍPIOS RELACIONADOS À EXPERIÊNCIA

2.1 Objetivo(s): Qual é/foi a finalidade das atividades desenvolvidas

Implantação de um projeto, onde as ações foram programadas nos moldes propostos no documento ” Avança Saúde Criança e Adolescente”, programa que visa Reestruturação e Requalificação das Redes Assistenciais da Cidade de São Paulo.

2.2 Os objetivos e as atividades desenvolvidas adotaram de maneira explícita algum ou alguns dos princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas

III- Valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniões e perspectivas, considerando a legitimidade dos saberes de diferentes naturezas
V- A Promoção do autocuidado e da autonomia
VI- A Educação enquanto processo permanente e gerador de autonomia e participação ativa e informada dos sujeitos
2.3 Quais temas/diretrizes dos Guias Alimentares para População Brasileira e/ou para Crianças brasileiras menores de 2 anos são/foram abordados na experiência?
Prevenção das Doença Crônicas Não Transmissíveis, Comportamento alimentar, Discussão sobre prato saudável, Opções para substituição de industrializados, Sensibilização sobre Mudança de estilo de vida
2.4 Vocês consideram que esta experiência pode contribuir de maneira direta ou indireta a um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ?
ODS 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
ODS 3 - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

3. ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA

3.1 Como foi identificada a necessidade de realização desta experiência
De acordo com o Atlas da Obesidade Infantil no Brasil, 14,3% das crianças de 2 a 4 anos estão com excesso de peso, sendo 7,8% com diagnóstico nutricional de sobrepeso e 6,5% com obesidade. O excesso de peso ocasiona repercussões deletérias importantes e predispõe ao surgimento de outras Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como Diabetes Mellitus tipo 2 e Hipertensão Arterial, cujo controle e manejo constituem desafios para a saúde pública. Sendo a infância um período de descobertas e formação das preferências alimentares, a escola é um local potente para educação em saúde e construção de bons hábitos de vida.
3.2 Foi realizado algum diagnóstico da situação (observação da realidade, levantamento de demandas junto ao público etc) antes de iniciar a experiência
Não
descreva rapidamente
Não
3.3 Como foram definidos as prioridades e objetivos da experiência
A escola é um local potente para educação em saúde e construção de bons hábitos de vida. Além de ser um espaço de contato diário da família, favorecendo a adesão a novas práticas como um grupo de cuidado em saúde. Espera-se que as ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) propostas na Atenção Primária em Saúde contribuam para a melhora do padrão alimentar dos pré-escolares e suas famílias, reduzindo a incidência de desvios nutricionais primários e suas comorbidades.
3.4 Os sujeitos da ação participaram das etapas de planejamento da experiência?
Não
sim, em quais etapas e como participaram ?
Não
3.5 Foram desenvolvidas metodologias ativas como estratégias pedagógicas para a EAN
Sim
Se sim, indique a(s) metodologia(s) com uma breve descrição
O “Grupo de Hábitos Saudáveis” nas Escolas, foi conduzido pelas equipes de atenção básica, visando cuidado, tratamento e prevenção de distúrbios nutricionais na infância e, consequentemente, em suas famílias. Foram formados dois grupos: Grupo das crianças e o Grupo dos Pais/ Responsáveis que participaram de 4 encontros com temas pré-estabelecidos e trabalhados em paralelo. O grupo de pais/responsáveis foi conduzido pelo nutricionista, e as crianças ficaram com os demais profissionais de saúde capacitados previamente (equipe de enfermagem, equipe multiprofissional ou residentes em estágio na UBS). As atividades programadas foram planejadas para ocorrer no horário de entrada dos dos escolares na unidade educacional, com duração de uma hora cada encontro seguindo o conteúdo programático proposto.
3.6 Foram utilizados recursos materiais nas atividades desenvolvidas
Sim
sim, quais recursos?
Estadiômetro portátil, balança portátil.
3.7 Sua experiência se configura no desenvolvimento de materiais educativos e desenvolvimento de tecnologias sociais a serem aplicados por outros profissionais?
sim
Descreva sobre o material/tecnologia social
O “Grupo de Hábitos Saudáveis” nas Escolas, foi conduzido pelas equipes de atenção básica, visando cuidado, tratamento e prevenção de distúrbios nutricionais na infância e, consequentemente, em suas famílias. Foram formados dois grupos: Grupo das crianças e o Grupo dos Pais/ Responsáveis que participaram de 4 encontros com temas pré-estabelecidos e trabalhados em paralelo. O grupo de pais/responsáveis foi conduzido pelo nutricionista, e as crianças ficaram com os demais profissionais de saúde capacitados previamente (equipe de enfermagem, equipe multiprofissional ou residentes em estágio na UBS). As atividades programadas foram planejadas para ocorrer no horário de entrada dos dos escolares na unidade educacional, com duração de uma hora cada encontro seguindo o conteúdo programático proposto.
3.8 Como a experiência foi avaliada e quais os resultados obtidos
Os grupos ainda estão em andamento nas unidades escolares. Porém, espera-se que as ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) propostas na Atenção Primária em Saúde contribuam para a melhora do padrão alimentar dos pré-escolares e suas famílias, reduzindo a incidência de desvios nutricionais primários e suas comorbidades.
3.9 Relevância: Na avaliação das/os responsáveis, essa experiência contribuiu para algum nível de mudança/melhoria da realidade alimentar e nutricional das pessoas envolvidas; e/ou gerou experiência/conhecimento que pode contribuir para a prática de EAN em outros momentos e realidades
Sim, avaliamos que nossa experiência contribui para mudança no estilo de vida e adoção de hábitos mais saudáveis, com melhoria no estado nutricional das famílias que participaram. Tal ação pode ser aplicado em diversos âmbitos e em outras instituições.

4. RELATO RESUMIDO DA EXPERIÊNCIA

Relato resumido da experiência
De acordo com o Atlas da Obesidade Infantil no Brasil, 14,3% das crianças de 2 a 4 anos estão com excesso de peso, sendo 7,8% com diagnóstico nutricional de sobrepeso e 6,5% com obesidade. O excesso de peso ocasiona repercussões deletérias importantes e predispõe ao surgimento de outras Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como Diabetes Mellitus tipo 2 e Hipertensão Arterial, cujo controle e manejo constituem desafios para a saúde pública. Sendo a infância um período de descobertas e formação das preferências alimentares, a escola é um local potente para educação em saúde e construção de bons hábitos de vida. Neste contexto, propomos ações de educação alimentar e nutricional dentro do ambiente escolar de acordo com a Linha de Cuidado Nutricional da Criança e do Adolescentes e aos moldes do programa “Avança Saúde Criança e Adolescente”, que visa a Reestruturação e Requalificação das Redes Assistenciais da Cidade de São Paulo. A partir da avaliação antropométrica de crianças em duas unidades de ensino do município de São Paulo, aquelas identificadas com obesidade grave foram encaminhadas para atendimento individual com pediatra e nutricionista. Os demais alunos classificados com sobrepeso e obesidade foram encaminhados para atividades coletivas estruturadas em quatro encontros quinzenais articulados na unidade educacional com a participação dos pais/responsáveis e conduzidas por nutricionistas e profissionais das UBS de referência. Espera-se que as ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) propostas na Atenção Primária em Saúde contribuam para a melhora do padrão alimentar dos pré-escolares e suas famílias, reduzindo a incidência de desvios nutricionais primários e suas comorbidades.

5. DOCUMENTOS

5.1 Campo para inserção de arquivo de imagens que documentaram a experiência
Campo para inserção de arquivo de documentos produzidos relacionados à experiência