APSREDES

Junho será o mês das visitas às experiências sobre a Participação Social na Atenção Integral à Saúde das Mulheres

Representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e do Conselho Nacional de Saúde conhecerão in loco as experiências pré-selecionadas para o Laboratório de Inovações sobre a Participação Social na Atenção Integral à Saúde das Mulheres em junho. Pará, Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte serão os primeiros estados a serem visitados pelo grupo de trabalho, logo na primeira quinzena do mês. Já as práticas de participação social realizadas em Sergipe, Piauí e Ceará receberão o grupo a partir do dia 19 de junho.

Nesta segunda fase de avaliação, os autores das seis experiências pré-selecionadas poderão detalhar com mais profundidade as atividades realizadas nos projetos, inclusive apresentar personagens que foram beneficiadas pelas ações de participação social em prol da melhoria na atenção à saúde das mulheres. A partir do resultado das visitas, os integrantes do grupo definirão quais experiências serão sistematizadas pelo Laboratório de Inovação e apresentadas na 2a Conferência Nacional de Saúde das Mulheres prevista para ocorrer entre 17 a 20 de agosto, em Brasília.

Experiências que estão na 2a etapa de seleção:

  • Projeto TransformaDor: parir com amor, sem violência, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará.
  • Mulheres da AP2.2: Grupos de convivência, educação em saúde e geração de renda nas unidades da ESF, do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em APS, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro com apoio da SMS RJ.
  • Projeto Barriguda, do Instituto Santos Dumont, do Rio Grande do Norte.
  • Projeto Ambulatório Trans de Sergipe Portas Abertas – Saúde Integral das pessoas Trans: cuidar e acolher, da Universidade Federal de Sergipe.
  • Projeto Passo a Pássaro, da Penitenciária Feminina de Teresina, Piauí.
  • Práticas de Cuidado em Saúde com Trabalhadas do Sexo: extensão universitária desenvolvida pelo Núcleo de Estudos sobre Drogas da Universidade do Ceará.

 

Leia Mais:

Seis experiências estão na segunda fase do Laboratório de Inovação sobre Participação Social na Atenção Integral à Saúde das Mulheres

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe