APSREDES

Comunicação e Educação em Saúde para o controle social da pandemia de Covid-19 em Barreiras/BA

Em novembro de 2020, o Conselho Municipal de Saúde de Barreiras/BA criou, em parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), o Instagram @cmsbarreiras para levar informação em saúde à população e aumentar a participação social durante a pandemia de Covid-19. A página do Instagram divulga informações produzidas pelos alunos de medicina e de publicidade e propaganda da UFOB, junto com os conselheiros municipais de saúde.

As notícias veiculadas abordam o papel e constituição de um Conselho de Saúde, funções dos conselheiros, reuniões e pautas, divulgação de vídeos desenvolvidos por profissionais da saúde, informes voltados à educação em saúde, como as campanhas mensais (Março Azul Marinho, Abril Verde) e datas de conscientização (Dia Nacional do Combate ao Câncer, Dia Mundial da Luta contra a AIDS). Com foco na pandemia, são veiculados posts sobre gastos e recebimentos monetários municipais para o enfrentamento da Covid-19, a importância do uso de máscaras e demais métodos de prevenção, seguimento da vacinação no município e, também, para saber as dúvidas da população, são feitas enquetes via stories, todas as sextas-feiras, para que os usuários façam as suas perguntas sobre saúde no geral (Covid-19, uso de máscara, vacinação, etc).

“Os posts sobre os gastos de saúde, por exemplo, são muito compartilhados, o alcance vai até outros municípios e cidades da Bahia, extrapolando o município de Barreiras e servindo de exemplo/modelo para outros municípios e conselhos vizinhos”, pontuou Lucas Mageski, aluno de medicina da UFOB e voluntário do projeto.

Com o intuito de promover a educação em saúde pautada no controle social no contexto da

pandemia de Covid-19 para a sociedade civil do município de Barreiras/BA, o aluno explicou: “Para solucionar as demandas de como falar da Covid-19, como informar a população, como combater as fake news, fizemos força tarefa com reuniões quinzenais com os envolvidos do projeto para planejamento do que postar no Instagram, realizamos calendário mensal de postagens e as funções foram divididas: os alunos de medicina levantam as informações para os posts, com material bibliográfico, tanto sobre a pandemia como outros temas de saúde, e os alunos de publicidade e propaganda desenvolvem os textos e as artes. Os conselheiros de saúde também ajudam nas pautas e informações coletadas. Trabalhamos em conjunto desde o início da ideia até a publicação final”.

Também foram promovidas lives no Youtube com a finalidade de transmitir, ao vivo, as reuniões do Conselho Municipal de Saúde, além do armazenamento do conteúdo audiovisual na plataforma, garantindo o posterior acesso da população.

Sobre os resultados do projeto, Lucas Mageski considera: “A configuração online e moderna, com publicações claras, designs diferentes a cada post e caixinhas de perguntas semanais para interagir com a sociedade não representa, ainda, a realidade dos municípios da macrorregião Oeste da Bahia em que a publicização das Políticas de Educação Permanente para o Controle Social no SUS é escassa. Desse modo, o nosso projeto é inovador no sentido de trazer as informações em saúde à população assegurando seu direito de ter acesso à saúde e estimulando sua participação no SUS, além de poder servir como molde para futuros projetos que envolvam a temática nos demais municípios da Federação. Como estudantes, a experiência obtida pelo desenvolvimento do projeto transpassa os limites acadêmicos, na medida em que é possível pôr em prática conteúdos lecionados nas aulas teóricas das disciplinas de Saúde Pública”.

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe