APSREDES

Guia de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (APS)

“A ideia do Guia de Enfermagem na Atenção Primária foi permitir o acesso ao conteúdo de forma fácil, rápida e didática, dando mais segurança ao dia a dia dos profissionais de enfermagem.”

Domitilia Bonfim, enfermeira

 

Criado por graduandos em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal (ESCS/DF), o Guia de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde é prático, didático e visualmente pensado para facilitar a consulta de Enfermagem, por meio do acesso rápido às informações essenciais para cada perfil de atendimento, como saúde da mulher, da criança, demandas espontâneas e curativos. Referenciado pelos protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do DF, a publicação foi distribuída aos enfermeiros sindicalizados da capital federal em 2020.

“O Guia de Enfermagem na Atenção Primária contribuiu com atualizações técnicas e científicas, sendo configurado como ferramenta prática para o atendimento. Observou-se a utilização do material por acadêmicos, principalmente, de Enfermagem e de Medicina, além de profissionais de saúde, especialmente assistencialistas, que relataram uso diário como instrumento facilitador do trabalho”, relata Domitilia Bonfim, uma das autoras do relato.

A Unidade Básica de Saúde de Vicente Pires (XXX Região Administrativa de Brasília), onde o estágio dos alunos é realizado, propiciou o ambiente para o levantamento das informações do guia, relacionadas à atenção da  saúde da mulher e da criança e ao atendimento de adultos com diabetes e hipertensão arterial, e curativos.

Durante o estágio obrigatório na APS, os estudantes da ESCS/DF participam das atividades de assistência à população de abrangência da UBS, com o apoio do trabalho colaborativo de docentes e preceptores. Tendo em vista a complexidade do trabalho da enfermagem e a necessidade de conhecer os protocolos locais, sentiu-se a necessidade de criar uma ferramenta norteadora para a condução das consultas no cenário de prática dos estudantes, inclusive, para facilitar o gerenciamento do tempo durante o atendimento.

A versão impressa do Guia de Enfermagem na APS foi possível devido ao apoio do Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal, sendo distribuído tanto para profissionais da APS, como para estudantes de Enfermagem da ESCS. Também foi disponibilizado por meio digital e gratuito, através de QR code.

A APS é um campo amplo, em que é preciso domínio de várias habilidades. O fortalecimento da formação de profissionais com conhecimento técnico-científico em diversos aspectos permite melhor qualidade da assistência, o profissional precisa estar adequadamente capacitado e munido de ferramentas que facilitem sua atuação. O enfermeiro utiliza, predominantemente, tecnologia leve e leve-dura para assistir ao indivíduo, à família e à comunidade. O profissional desenvolve raciocínio clínico e crítico baseado em protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde local para conduzir a assistência e tomar decisões adequadas.

Fonte – Informações cedidas pelos autores.

Ficha Técnica: Guia de enfermagem na atenção primária à saúde

Valorização da Enfermagem

Inovação na qualidade da formação profissional em enfermagem

Domitília Bonfim de Macêdo Mihaliuc
Bárbara Cristina Jorba Arantes
Pâmela Uaqui Alvino dos Santos
Talita Freitas da Silva

O Estágio Curricular Obrigatório dos estudantes da Escola Superior de Ciências da Saúde ocorreu na Unidade Básica de Saúde nº1 do Vicente Pires, Brasília- DF. Durante o semestre, utilizando o Arco de Maguerez como método, os estudantes têm de aplicar mudanças à realidade. Frente às diversas intervenções, voltadas à instrumentalização do serviço e dos servidores no desempenho do cuidado, surgiu a ideia da construção de um material prático, didático e visual para facilitar o desenvolvimento da consulta de enfermagem. As estudantes Bárbara Cristina Jorba Arantes, Pâmela Uaqui Alvino dos Santos e Talita Freitas da Silva, sob supervisão, coordenação e orientação da docente Domitília Bonfim de Macêdo Mihaliuc criaram o guia. O projeto foi apresentado ao Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal que, com louvor, apoiou a iniciativa.

Leia mais…