APSREDES

Boletim Março – Edição Prêmio APS Forte no SUS

 

 

 Logo 

Boletim Março – edição Prêmio APS Forte no SUS

Notícia Premio APS Forte


Placeholder 
Debate 24/03 – Experiências do Prêmio APS Forte sobre atenção integral à saúde de adolescentes e idosos se encontram nesta quinta-feira

 

As experiências finalistas do Prêmio APS Forte no SUS – integralidade no cuidado, do eixo Atenção Integral aos Ciclos de Vida, se reúnem nesta quinta-feira (24/03), às 17h, para o terceiro ciclo de debates virtuais. Participarão as práticas provenientes de Sobral (CE), Vitória (ES) e Fraiburgo (SC).

O debatedor será o consultor técnico da coordenação de Saúde dos Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde, Leonardo Passeri, e moderador, o médico Renato Tasca, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas Saúde e consultor do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde.

O público poderá enviar perguntas para os participante pelo chat do Youtube do Portal da Inovação na gestão do SUS. A transmissão também ocorrerá no site www.apsredes.org

Experiências

– Projeto Flor do Mandacaru: apoio à saúde do adolescente e redução da gravidez na adolescência CE Sobral

Carlos Romualdo de Carvalho e Araújo, gerente da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, da SMS Sobral – CE.

– Cuidado integral à saúde das pessoas idosas residentes em ILPI: estratégias para a Atenção Primária ES Vitória

Sandra Bissoli, assistente social e coordenadora da Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória – ES.

– Marcas que afetam – acolhimento na automutilação SC Fraiburgo

Geovana Liebl, psicóloga da atenção especializada e reguladora do setor de Psicologia da SMS de Fraiburgo – SC


Placeholder 
Acesso de populações vulneráveis promove a equidade na APS

 

Experiências finalistas do Prêmio APS Forte no SUS demonstram como é possível colocar em prática a integralidade, promovendo a equidade e reforçando o princípio da universalidade do Sistema Único de Saúde. Nesta quinta-feira (17/03), durante a live destinada a conhecer as iniciativas finalistas no Eixo 2 – Integralidade e Equidade, foram apresentados os relatos das secretarias municipais de saúde de Porto Alegre-RS e Jaboatão dos Guararapes – PE, e da secretaria de saúde do Distrito Federal.

A analista técnica de políticas sociais Aline Ludmila de Jesus, que é servidora da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, atuou como debatedora durante o seminário virtual. Aline destacou, nas iniciativas apresentadas, o compromisso com os princípios do SUS e o esforço de fortalecer a equidade enquanto exercício de promoção da justiça social. “As experiências mostram não somente como as populações acessam os serviços de saúde, mas como os serviços de saúde chegam até essas populações. É um esforço, não resignado, de ampliar o acesso das populações que estão em situação de vulnerabilidade social. Todas as experiências do Prêmio APS Forte, mesmo as que não tenham ficado entre as finalistas, mostram o empenho de profissionais de saúde que trabalham diretamente na ponta, com a população, em ampliar o acesso à saúde, fortalecer a continuidade do cuidado das populações, sobretudo se considerarmos as populações que estão em situação de vulnerabilidade social”.

O oficial especialista em Serviços de Saúde da OPAS/OMS Brasil, Fernando Leles, moderador da live, explicou que o Prêmio APS Forte no SUS tem três objetivos principais. “O primeiro é identificar boas práticas, experiências exitosas e inovadoras na APS e reconhecer o trabalho dos profissionais de todo o país, por seu compromisso com a saúde. O segundo objetivo é nos ajudar na reflexão sobre as políticas de saúde na Atenção Primária do país. Como estas políticas vêm sendo implantadas nos distintos territórios, a partir das diretrizes que são feitas e que precisam ser adaptadas às realidades, para tornar a política cada vez mais eficaz. Este processo é retroalimentado por esta iniciativa da APS Forte. O terceiro objetivo é disseminar estas experiências exitosas, inovadoras, para que haja uma cooperação horizontal também entre o conjunto de equipes em todo o país”.


Nos siga no Instagram @portaldainovacaonosus


Placeholder 

APSREDES

Lote 19 – Avenida das Nações

SEN – Asa Norte, DF – 70312-970

Email:apsredes@gmail.com

twitterfacebook
instagram

{unsubscribe_text}

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe