APSREDES

Boletim Especial APS Forte no combate à Covid-19

Boletim APS Redes
Boletim Especial APS Forte no Combate à pandemia 01/2020

DESTAQUE

Debate 05/06 – A APS não pode parar! Formas de organização para continuidade do cuidado na APS

Boletim APS Redes
Este é o tema do debate virtual que reúne três experiências participantes da iniciativa APS Forte no combate à pandemia Covid-19, promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil e pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. O debate será realizado na próxima sexta-feira (05/06), às 17h, com transmissão no Portal da Inovação na Gestão do SUS (www.apsredes.org) e no Facebook @inovacaoemsaude.

 

Participe da iniciativa APS Forte no combate à pandemia COvid-19

Boletim APS Redes A Atenção Primária à Saúde (APS), o primeiro contato do cidadão com o Sistema Único de Saúde (SUS), se mostra importante dentro de toda a rede, pois é ali que o cuidado se inicia. Não só para identificar os casos suspeitos e evitar a propagação da Covid-19, mas também para cuidar e monitorar os pacientes com sintomas leves de Síndrome Gripal e realizar atividades de prevenção no território. Além disso, a APS também assegura a continuidade dos cuidados para toda população vinculada às equipes de Saúde da Família e Atenção Primária.

 

Serviço de teleconsulta psicológica a profissionais da saúde é disponibilizado pelo MS

Boletim APS Redes Pensando na saúde mental dos diversos profissionais de saúde que estão à frente do combate à COVID-19, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) acaba de lançar o projeto Telepsi, que tem o objetivo de realizar teleconsulta psicológica para esses trabalhadores até setembro de 2020.

Trata-se do reconhecimento do Governo Federal sobre a necessidade de apoio a esses profissionais que, pelo trabalho intenso, com riscos de contaminação elevados e enfrentando condições adversas, podem ter sintomas como ansiedade, depressão, irritabilidade e outras manifestações do estresse agudo que estão vivendo.

Confira os debates promovidos pela OPAS no Brasil sobre os desafios postos pela Covid-19

Boletim APS Redes Para contribuir com o debate e subsidiar a decisão de gestores e de profissionais da saúde, o Portal da Inovação na Gestão do SUS produziu uma série de vídeos que reúne conhecimento e experiências dos serviços de saúde do Brasil e de países da Europa, especialmente, sobre o papel da Atenção Primária à Saúde no enfrentamento da Covid-19.

Desde 2009, o Portal da Inovação divulga experiências inovadoras desenvolvidas no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da parceria entre a representação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil com o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), entre outros.

Participe da pesquisa “Desafios da Atenção Básica no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no SUS”

Boletim APS Redes Por iniciativa da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Abrasco, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, está em desenvolvimento a pesquisa “Desafios da Atenção Básica no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no SUS”. A pesquisa tem por objetivo identificar os principais problemas e as estratégias de reorganização da Atenção Primária à Saúde (APS) utilizadas no enfrentamento da Covid-19 nos municípios brasileiros por meio de inquérito on line com profissionais de saúde e gestores e gerentes da principal porta de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Os resultados serão amplamente divulgados e contribuirão para a formulação de recomendações para a APS com base nas experiências e nas dificuldades encontradas. A pesquisa é coordenada por Aylene Bousquat (USP), Ligia Giovanella (Fiocruz), Luiz Augusto Facchini (UFPEL), Maria Guadalupe Medina (UFBA) e Maria Helena Magalhães de Mendonça (Fiocruz).

Confira os debates transmitidos pelo Portal da Inovação – Aqui!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

Boletim APS Redes

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe