APSREDES

OPAS promove o intercâmbio de conhecimento para enfrentar a Covid-19

Para contribuir com o debate e subsidiar a decisão de gestores e de profissionais da saúde,  o Portal da Inovação na Gestão do SUS produziu uma série de vídeos que reúne conhecimento e experiências dos serviços de saúde do Brasil e de países da Europa, especialmente, sobre o papel da Atenção Primária à Saúde no enfrentamento da Covid-19.

Desde 2009, o Portal da Inovação divulga experiências inovadoras desenvolvidas no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da parceria entre a representação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil com o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), entre outros.

“É função da OPAS realizar a cooperação técnica visando o aprimoramento do SUS. Com base em conhecimentos gerados dentro dos serviços de saúde, nos diferentes lugares do SUS, os gestores e os profissionais de saúde estão encontrando soluções para os problemas locais de saúde. Este conhecimento é quase sempre limitado ao nível local, ao hospital, às secretarias de saúde, até mesmo às equipe envolvidas. A nossa cooperação visa difundir as melhores práticas, as soluções encontradas para problemas comuns dos serviços de saúde, como agora no combate à Covid -19”, explica o coordenador da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços da OPAS no Brasil, Renato Tasca.

Desde o início de abril, o Portal da Inovação está promovendo debates virtuais com gestores, acadêmicos e especialistas em saúde, com apoio de instituições renomadas, como a Fundação Getúlio Vargas, Instituto de Estudo para Políticas de Saúde e o Conass. Outra atividade é a produção de vídeos curtos com os relatos de pesquisadores, gestores e especialistas envolvidos diretamente na resposta à pandemia.

Acesse o conteúdo especial 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe