APSREDES

Boletim APS Forte no combate à Covid-19 – 21 a 27 de Junho

Boletim APS Redes
Boletim APS Forte no combate à Covid-19 – 21 a 27 de Junho

Agenda

Debate 25/06 – APS digital: ferramentas tecnológicas para auxiliar o trabalho da atenção primária

Boletim APS Redes
Na próxima quinta-feira (25/06), representantes de três experiências municipais vão participar do debate virtual “A APS digital: ferramentas tecnológicas para auxiliar o trabalho da atenção primária”. A Unidade de Saúde da Família em Jaboatão dos Guararapes, a Atenção Primária regional da Zona Sul da cidade de São Paulo e a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis vão mostrar as ferramentas tecnológicas que cada uma utiliza para adaptar os cuidados da APS no contexto da pandemia. A sua maneira, cada inciativa mostra a capacidade de inovação e do uso de equipamentos, softwares e aplicativos que já têm à disposição para auxiliar e melhorar a resposta da APS. O debatedor do debate será o assessor da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, Jose Eudes Barroso. A moderação será realizada pelo coordenador da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS no Brasil, Renato Tasca. O debate será transmitido no Portal da Inovação na Gestão do SUS ( https://apsredes.org/) e no Facebook @inocacaoemsaude. O público pode enviar perguntas para os convidados por meio do site https://apsredes.org/participe/

Mais de 800 experiências estão inscritas na inciativa “APS Forte no combate à pandemia”. O prazo é até 30 de junho

Boletim APS Redes
A iniciativa APS Forte no combate à pandemia, desenvolvida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pelo Ministério da Saúde, já recebeu cerca de 800 inscrições de experiências provenientes da atenção primária de todo país. As inscrições de experiências na iniciativa podem ser realizadas até o dia 30 de junho, na plataforma virtual ancorada ao Portal da Inovação na Gestão do SUS (https://apsredes.org/aps-forte-sus-no-combate-a-pandemia/). A partir deste banco de boas práticas, a comissão seleciona as que participam da primeira fase de atividades, voltada para o intercâmbio de conhecimentos por meio de debates técnicos e entrevistas. A segunda etapa será a realização do Prêmio APS Forte no SUS – 2a. edição, com edital a ser publicado posteriormente, em novo chamado.

#Covid19 – Municípios apresentam estratégias para APS se conectar com a comunidade na resposta à pandemia

Boletim APS Redes
Três experiências demonstram como a capilaridade do primeiro nível de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS) contribui na resposta à pandemia de Covid-19 ao se conectar com os usuários no território. Crato/CE, Teresina/PI e Sorocaba/SP priorizam o contato com a população mais vulnerável socioeconomicamente, levando em consideração aspectos clínicos elegíveis para casos graves de Covid-19. As ações passam por rastreamento de usuários com alto risco de ter um desfecho negativo para Covid-19, classificação de risco em populações vulneráveis para a doença e estratégias de comunicação comunitária.

Participe, até dia 30 de junho, da pesquisa “Desafios da Atenção Básica no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no SUS”

Boletim APS Redes
Por iniciativa da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde da Abrasco, com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, está em desenvolvimento a pesquisa “Desafios da Atenção Básica no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no SUS”. A pesquisa tem por objetivo identificar os principais problemas e as estratégias de reorganização da Atenção Primária à Saúde (APS) utilizadas no enfrentamento da Covid-19 nos municípios brasileiros por meio de inquérito on line com profissionais de saúde e gestores e gerentes da principal porta de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira os debates transmitidos pelo Portal da Inovação – Aqui!

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:

Boletim APS Redes

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe