APSREDES

AGENDA 25/05 – Escuta da Comunidade é o tema da quarta live do Laboratório de Inovação Latino-Americano com foco nas ouvidorias

“Escuta da Comunidade” é o tema escolhido para a quarta live do Laboratório de Inovação Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde, a realizar-se no dia 25 de maio, às 16h, no Canal do Portal da Inovação na Gestão do SUS no YouTube, em português, espanhol e libras. Será aberta ao público que poderá enviar perguntas via chat no YouTube.

Todas as experiências convidadas foram homologadas pela comissão avaliadora do Laboratório e são provenientes do Brasil (Espírito Santo, Tocantins e Rio Grande do Sul). A moderação da live será realizada por Fernando Leles, oficial de Sistemas e Serviços de Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, como comentarista  Frederico Viana Machado, professor do Departamento de Saúde Coletiva da UFRGS e pesquisador do Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), e como debatedora, Ana Lúcia Paduello, pedagoga e conselheira nacional de saúde.

O Laboratório de Inovação é uma iniciativa promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil, pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), com a parceria do Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP). O intercâmbio de conhecimento realizado pelas lives proporciona um panorama e diálogo entre experiências com diferentes ações de participação social em saúde realizadas dentro de variados contextos e localidades, mostrando diversas potencialidades que fortalecem a saúde como um todo. Esta próxima live irá trazer visibilidade para experiências com foco nas ouvidorias.

 

Conheça as experiências convidadas

 

A Ouvidoria da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo: efetivando a participação social no apoio à tomada de decisão no SUS” – Brasil (ES)

Autor: Rafael Vulpi Caliari, analista de Políticas Sociais do Ministério da Saúde – Ex Ouvidor SESA/ES.

 

Ouvidoria do SUS Itinerante” – Brasil (TO)

Autor: Nailton de Andrade Oliveira, coordenador da Ouvidoria do SUS de Araguaína no Tocantins.

 

Ouvidoria em movimento: fortalecendo a cidadania, a participação e o controle social em saúde nos territórios” – Brasil (RS)

Autora: Johanna Ermacovitch Coelho, Professora Escola de Saúde Unisinos/Acadêmica de Saúde Coletiva UFRGS.

 

Todas as lives já realizadas podem ser assistidas na íntegra no Canal do Portal da Inovação na Gestão do SUS no YouTube, em português, espanhol e libras. Para conhecer todas as experiências homologadas pelo Laboratório, acesse o mosaico em https://apsredes.org/liscns/.

 

AGENDA 25/05 – Escucha Comunitaria es el tema del cuarto live del Laboratorio Latinoamericano de Innovación

 

“Escucha comunitaria” es el tema elegido para el cuarto live del Laboratorio Latinoamericano de Innovación de Prácticas de Participación Social en Salud, que se realizará el 25 de mayo, a las 4pm, en el Portal de Innovación en Gestión en Salud SUS en YouTube, en portugués, español y libras. Será abierto al público que podrá enviar preguntas vía chat en YouTube.

Las experiencias invitadas provienen de Brasil (Espírito Santo, Tocantins y Rio Grande do Sul). La moderación del live estará a cargo de Fernando Leles, oficial de Sistemas y Servicios de Salud de la Organización Panamericana de la Salud/Organización Mundial de la Salud (OPS/OMS) en Brasil, como comentarista Frederico Viana Machado, profesor del Departamento de Salud Colectiva de la UFRGS e investigadora del Centro de Educación y Asesoría Popular (CEAP), y como polemista, Ana Lúcia Paduello, pedagoga y asesora nacional de salud.

El Laboratorio de Innovación es una iniciativa promovida por la Organización Panamericana de la Salud/Organización Mundial de la Salud (OPS/OMS) en Brasil, por el Consejo Nacional de Salud (CNS), en alianza con el Centro de Educación y Asesoría Popular (CEAP). El intercambio de saberes realizado por los encuentros brinda un panorama y diálogo entre experiencias con diferentes acciones de participación social en salud realizadas en distintos contextos y localidades, mostrando potencialidades que fortalecen la salud en su conjunto.

 

Las experiencias invitadas son:

 

A Ouvidoria da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo: efetivando a participação social no apoio à tomada de decisão no SUS” – Brasil (ES)

Autor: Rafael Vulpi Caliari, analista de Políticas Sociais del Ministerio de la Salud – “Ex Ouvidor SESA/ES”.

 

Ouvidoria do SUS Itinerante” – Brasil (TO)

Autor: Nailton de Andrade Oliveira, coordinador de la “Ouvidoria do SUS de Araguaína no Tocantins”.

  

Ouvidoria em movimento: fortalecendo a cidadania, a participação e o controle social em saúde nos territórios” – Brasil (RS)

Autora: Johanna Ermacovitch Coelho, Profesora Escuela de Salud Unisinos/Acadêmica de Salud Colectiva UFRGS.

 

Todos los encuentros ya realizados se pueden ver en su totalidad en el Canal “Portal da Inovação na Gestão do SUS” no YouTube, en portugués, español y libras. Para conocer todas las experiencias aprobadas por el Laboratorio acceda al mosaico en https://apsredes.org/liscns/.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe