Partiu-se do pressuposto que é importante ter uma boa relação com os alimentos, com o ato de se alimentar, e que vários fatores podem interferir nessa relação então disseminar informações adequadas se faz muito necessário, principalmente durante o período da adolescencia, que na maioria das vezes só conhece aquilo que lhe foi apresentado pela cultura e tradições e por não ter muito poder de escolha.
A atividade foi direcionada a levar esse tipo de informação para ajudar na melhora da relação com a comida, no entendimento do que faz bem pro próprio corpo, e que qualquer mudança deve partir de si. Buscar entender o porque o consumo de ultraprocessados é alto e tentar reverter essa situação dando soluções e prevendo estratégias pode ser muito significativo.
Foi percebida também a necessidade de se repassar informações sobre a Classificação NOVA dos alimentos, que os divide em “Alimentos in natura ou minimamente processados, Alimentos Processados e Alimentos Ultraprocessados”, e disseminar a Regra ouro incentivada pelo Guia Alimentar para a população Brasileira (2014) onde se deve “ Basear a dieta em alimentos in natura ou minimamente processados, moderar o consumo de alimentos processados e ingredientes culinários e evitar a ingestão de ultraprocessados”, a partir do momento que foi notado o pouco conhecimento sobre alimentação adequada pelos alunos.
Tratou-se de uma atividade teórico-prática com cerca de 35 alunos de 15 a 16 anos do primeiro ano do ensino médio da turma de Técnico em Administração da Instituição Federal do Amazonas – Campus Coari de tempo integral. Dividida em três etapas: 1º a aplicação do questionário para avaliação do conhecimento; 2º a transmissão de informações sobre o conteúdo através de palestra; 3º a realização do jogo lúdico-didático para avaliação do conhecimento adquirido.
Primeiramente foram coletadas informações sobre que conhecimento os alunos possuíam sobre a Classificação dos alimentos, qual a frequência do consumo de ultraprocessados entre eles, além de quais alimentos são mais consumidos, a quantidade de refeições realizadas durante o dia e se há substituição de refeições por ultraprocessados e outros aspectos através do questionário online enviado para ser preenchido antes do dia do encontro presencial.
A partir destes dados um material teórico foi montado com base no Guia Alimentar da População Brasileira (2014) e apresentado em um segundo momento, em uma palestra presencial em sala de aula com duração de 30 minutos, abordando as pautas necessárias sobre o conteúdo de forma simples e didática onde os alunos puderam aprender e sanar dúvidas existentes sobre o Guia Alimentar, sobre como escolher alimentos, como diferenciar os tipos de alimentos, o impacto que a alimentação tem na saúde e desempenho dos estudos.
Por fim, foi aplicado o “Tabuleiro Alimentar”, um jogo com perguntas elaboradas para avaliar o aprendizado dos participantes, com duração de cerca de 1 hora e 40 minutos na recepção do instituto, onde os alunos separados por grupos respondiam questões com alternativas A, B e C, sobre Alimentos in natura ou minimamente processados, Alimentos Processados e Alimentos Ultraprocessados. O grupo vencedor do jogo recebeu premiação, que eram cestas de frutas para cada participante.
Instruções e normas do jogo:
JOGO: TABULEIRO ALIMENTAR
Sobre o jogo: O TABULEIRO ALIMENTAR, é um jogo interativo e educativo que tem como objetivo abordar sobre os Alimentos in natura, Processados e Minimamente processados de forma divertida, instigando a curiosidade e competitividade dos alunos/jogadores.
Número de jogadores: 6 grupos de x pessoas.
Tempo de jogo: 45 minutos
Materiais: Tabuleiro com 32 peças, sendo 30 casas para percorrer durante jogo e duas “PARTIDA” e “CHEGADA”; Dado colorido; Urna com 6 bolas numeradas; 18 placas sendo 6 de “A”, 6 de “B” e 6 de “C”; 06 bonecos para representar os grupos; 04 panfletos com as perguntas e respostas de cada categoria + cartão dourado; Panfleto com manual do jogo; 40 cartilhas; 1 banner; Premiação para o 1º lugar e lembrança para o restante.
Modo de jogar:
• 6 voluntários/escolhidos irão liderar as equipes, cada um escolhe os integrantes do seu grupo. O líder é responsável por levantar a placa para responder as perguntas após a discussão com a equipe.
• Com os grupos formados, cada líder sorteará uma bola da urna para decidir a ordem do jogo e boneco da equipe. Cada número tem uma consequência que poderá ser usada durante o jogo.
o Bloqueia 1 grupo (grupo perde a vez)
o Inicia na casa 3
o 1 chance pra trocar de resposta
o Faz 1 grupo regredir 01 casa
o Avança 1 casa quando quiser
o Bloqueia 1 grupo (grupo perde a vez)
• Jogada: O grupo rola o dado, e a cor resultante no dado o levará a uma questão que será lida pelos organizadores do jogo.
o Todos os grupos deverão responder à questão levantando a placa A, B ou C no tempo definido (10 segundos).
o Não é permitida a troca de respostas após o término do tempo (exceto bônus 3).
o O grupo que não responder no tempo estimado perderá a vez.
• Acerto e Erro: Ao acertar a questão os grupos avançam 01 casa, caso algum erre, permanecerá no lugar. (Se todos os grupos errarem a pergunta, todos devem regredir uma casa, e qualquer bônus/cartão dourado não é válido).
• Cartão Dourado: Ao cair na casa do Cartão Dourado o grupo decide se responderá ou não a questão especial. Caso responda poderá avançar (caso acerte) ou regredir (caso erre) o número de casas indicada na Casa Dourada. Se o grupo decidir não responder à questão especial, ele deverá responder à questão correspondente a cor determinada no rolamento do dado.
• Empate: Em caso de empate na linha de chegada os grupos passarão pelo teste final. Onde serão feitas pergunta no estilo mata-mata até que se tenha um vencedor.
• É permitido o uso da Cartilha como consulta.