O objetivo é identificar, dar visibilidade, reconhecer e promover iniciativas locais, municipais ou regionais que tenham como foco a melhoria da APS. Embora sejam muitos os avanços observados na última década, diversos estudos e iniciativas de avaliação da qualidade da atenção proporcionada pelas equipes de Saúde da Família no SUS apontam que o acesso é o atributo da APS que mais precisa ser fortalecido no país. Portanto, a edição 2019 do prêmio terá como tema central o Acesso.
Esta iniciativa busca experiências que promovam a melhoria do acesso da população, sempre priorizando e reforçando o papel da APS como porta de entrada prioritária e coordenadora da atenção no sistema de saúde.
O Prêmio APS Forte para o SUS recebeu 1.294 inscrições de experiências provenientes de todos os Estados do país e o Distrito Federal.
A maior parte das inscrições é proveniente de equipes de Saúde da Família (533), seguida por representantes de secretarias municipais de saúde (247) e outros tipos (183), como inscrições individuais e de outros equipamentos públicos, como UBS, escolas e unidades prisionais.
Como metodologia, as experiências inscritas serão avaliadas em duas etapas:
- 1ª etapa de Avaliação – será realizada por convidados das instituições parceiras do prêmio (pesquisadores, gestores e profissionais da saúde com experiência em APS), sob a coordenação da OPAS.
- 2ª etapa: Comitê de Avaliação OPAS/OMS, Ministério da Saúde, Conass, Conasems e CNS
- 3 ª etapa: Jurados especais integrado por um time de formadores de opinião.
Todos os autores dos trabalhos recebidos, considerados coerentes com as linhas do Prêmio, serão mencionados em uma publicação da OPAS sobre o tema, e os melhores trabalhos serão sistematizados. Os autores (máximo 3 pessoas) dos três melhores trabalhos serão premiados com uma viagem de estudo para conhecer uma experiência internacional de organização de rede de atenção à saúde centrada na Atenção Primária, a ser indicada pela OPAS/OMS
As experiências podem ser apresentadas, através de inscrições gratuitas, a partir do dia 15 de abril ao dia 15 de junho de 2019, por meio do preenchimento Formulário Eletrônico disponível no link abaixo.
As dúvidas devem ser encaminhadas para o email: premioapsforte@gmail.com
Experiências ganhadoras do Prêmio APS Forte para o SUS
Finalistas do Prêmio APS Forte para o SUS
Comitê técnico integrado por representantes do Ministério da Saúde (MS), da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS BRA) e mais instituições do setor selecionaram as onze (11) experiências finalistas do Prêmio APS Forte: Acesso Universal. Além das entidades, fazem parte do comitê os conselhos nacionais de secretarias municipais e de secretários de Saúde (Conasems e Conass) e o Conselho Nacional de Saúde (CNS).Práticas das cinco regiões brasileiras foram escolhidas para a reta final da apuração que levará três (3) vencedores para conhecerem uma experiência internacional de rede de atenção à saúde focado na Atenção Primária à Saúde (APS). O objetivo do prêmio é valorizar, sistematizar e divulgar experiências que ampliam o acesso do cidadão ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia Mais
JURADOS
Experiências Recomendadas para o Prêmio
O Prêmio recebeu 1.294 inscrições, sendo que 135 foram recomendadas para premiação, 811 foram aprovadas e apenas 348 foram excluídas por não atenderam aos critérios de participação. O mapa abaixo apresenta as 135 experiências recomendadas para o Prêmio, que pode ser navegado por Estado.
Experiências aprovadas pelos jurados técnicos
Vídeos
Notícias
Notícias
Prêmio APS Forte leva profissionais do SUS para Espanha
A viagem de estudo na Espanha para os ganhadores e finalistas do Prêmio APS Forte ocorreu nesta semana, entre o dia 3 a 7 de fevereiro, na Escola Andaluza de Saúde Pública, em Granada. A comitiva foi formada por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) que se destacaram por promover práticas que ampliam o...
Leia maisOPAS e Ministério da Saúde vão premiar três experiências em Atenção Primária à Saúde
As três experiências ganhadoras do Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal serão conhecidas no dia 29 de outubro, em cerimônia organizada pela Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS) no Brasil e pelo Ministério da Saúde, em Brasília. O evento, que será transmitido em tempo real, vai reunir as 11 práticas finalistas selecionadas...
Leia maisDivulgadas as onze finalistas do prêmio APS Forte
Jurados especiais decidirão as três experiências que melhor expressam ações que ampliam o acesso à Atenção Primária à Saúde (APS), porta de entrada do SUS Comitê técnico integrado por representantes do Ministério da Saúde (MS), da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS BRA) e mais instituições do setor selecionaram, nas últimas semanas, as onze...
Leia mais