Finalistas do Prêmio APS Forte para o SUS

 As experiências finalistas do Prêmio APS Forte para o SUS:  Acesso Universal, 11 práticas desenvolvidas no Sistema Único de Saúde (SUS), foram escolhidas pelo comitê técnico integrado por representantes dos conselhos de secretários estaduais de saúde e das secretarias municipais de saúde (Conass e Conasems), do Conselho Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde. Estas iniciativas promovem a melhoria do acesso da população no SUS, priorizando e reforçando o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) como porta de entrada prioritária e coordenadora da atenção no sistema de saúde.

Todas as experiências que participam da iniciativa, 1.294 inscrições provenientes de todos os Estados do país, são relevantes pois expressaram a vontade e as estratégias adotadas para melhorar a saúde da população brasileira. A partir de agora, o time de jurados especiais integrado por Claudia Collucci (Folha S. Paulo), Mara Régia (Rádio Nacional), Lígia Formenti (Estadão), Lise Alves (correspondente The Lancet), Chico Pinheiro (TV Globo), Drauzio Varella (médico), Luiz Fara Monteiro (TV Record) e Alan Ferreira (TV Globo),  vai escolher as três experiências que serão premiadas, representando todas as demais que trabalham por uma APS Forte.

Abaixo, mais informações sobre as 11 práticas finalistas. O resultado final será divulgado em evento a ser realizado na OPAS, em Brasília, no fim de outubro de 2019.