Xô Covid: Atenção Primária à Saúde no Enfrentamento da Covid-19 em Arapiraca/AL
#APS Forte em Arapiraca/AL
A APS de Arapiraca/AL reorganizou os fluxos para o manejo clínico da Covid-19, readequou o processo de trabalho da equipe multiprofissional, reestruturou a carteira de serviços e implantou medidas de segurança ao usuário e ao profissional de saúde.
Reorganizar o processo de trabalho da Atenção Primária para o enfrentamento da Covid-19 é uma das principais estratégias adotadas no município de Arapiraca/AL. “Temos uma cobertura de 99% da Estratégia Saúde da Família. E foi devido a isso, a essa Atenção Primária consolidada em nosso município que pensamos em fortalecer a APS para não parar o atendimento em nossas unidades e continuar mantendo-a como a primeira porta de entrada dos nossos usuários, mesmo em tempos de Covid-19,” explica a coordenadora municipal de Enfermagem, Lousanny Caires.
Desta forma, o plano de ação da Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da Covid-19 foi amplamente discutido com os profissionais da saúde e implementado como projeto piloto em uma UBS antes de expandir para 34 unidades de saúde do município. “Foram realizados treinamentos/capacitações para os profissionais da APS, treinamentos em oxigenoterapia, acolhimento, realização de testes rápidos. Foi implantada fast-track com alimentação digital o que permitiu o acompanhamento da dinâmica dos atendimentos que ocorriam nas UBS por meio de publicação de boletins, implantado programa de telemonitoramento composto por profissionais da APS, e participação de ACS, odontólogos, profissionais do NASF no acolhimento nas UBS”, explica Lousanny Caires.
As atividades para reorganizar a APS abordaram os fluxos de manejo clínico da Covid-19, readequação do processo de trabalho da equipe multiprofissional, reestruturação da carteira de serviço e medidas de segurança ao usuário e ao profissional de saúde. Houve remanejamento dos profissionais da Saúde Bucal, de agente comunitários de saúde e do NASF para o setor de acolhimento, demandas administrativas, além do monitoramento de casos suspeitos e confirmados da Covid-19 com vistas a contribuir para a superação desse quadro emergencial.
Para Lousanny Caires, a inovação está no processo de construção da estratégia. “Os próprios profissionais da APS interviram e puderam conhecer diferentes realidades ao visitar as diversas UBS facilitando o momento de troca e compartilhamento de experiências. Os profissionais tiveram o sentimento de pertencimento e foi visível a sua entrega e dedicação de cada um no processo. O outro ponto está no fortalecimento/construção da rede de atenção. Conseguimos ter um desenho de rede estabelecido constituindo uma linha de cuidado propriamente dita, ou seja, o usuário tinha a APS como porta de entrada e ordenadora do serviço, os profissionais da APS tinham o suporte da rede para a garantia da continuidade do cuidado”, explica Caires.
Experiência
Adequar a ambiência da UBS para atendimento de casos suspeitos da covid-19. Organizar fluxos de manejo clinico da covid-19. Readequar o processo de trabalho da equipe multiprofissional. Reestruturar a carteira de serviço da atenção primaria frente a pandemia. Reduzir o risco de exposição do usuário e do profissional de saúde. Ampliar o acesso ao serviços de saúde.
Leia mais