APSREDES

Visita técnica de intercâmbio de experiências de implantação de Redes de Atenção à Saúde em Minas Gerais

Equipe técnica das Secretarias Estaduais da Bahia e Pernambuco conhecem a experiência da SES de Minas Gerais e da SMS de Uberlândia na implantação de Redes de Atenção à Saúde, em visita técnica realizada com o apoio da OPAS/OMS no Brasil, no período de 23 a 25 de maio, em Belo Horizonte e Uberlândia-MG.

 

 

 

O objetivo da visita técnica foi conhecer a experiência da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais na implantação das redes de atenção à saúde nos territórios sanitários, a partir da atenção primária à saúde, bem como, conhecer a experiência da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia na organização da atenção primária à saúde, por meio do Plano Diretor da APS e as ferramentas de gestão da atenção secundária e terciária.

 

Os encontros nas duas cidades dão início a uma proposta a ser implementada pela OPAS/OMS no Brasil coordenada pela Unidade Técnica Serviços de Saúde, que buscará apoiar às visitas técnicas de intercâmbio, como uma ferramenta de apoio à gestão nos processos de implementação das Redes de Atenção à Saúde coordenadas pela APS.

 

Em Belo Horizonte foram apresentados o Plano Estratégico da SES/MG e os seus projetos estruturadores e a construção das redes de atenção à saúde prioritárias. O projeto Saúde em Casa e as diretrizes clínicas contendo linhas guias, o protocolo de patologia clínica e o manual do prontuário da família. Foi apresentado também a experiência do Estado na condução e elaboração do Plano Diretor da APS pelos municípios, o Teleminas Saúde e a modelagem e implantação das redes de atenção à saúde prioritárias – Viva Vida, HiperDia e Urgência e Emergência – a partir da APS.

 

Em um dos períodos da visita à SES, a equipe da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) da Bahia apresentou a experiência de criação de um modelo inovador, caracterizado pela equipe como uma solução jurídico-administrativa e sanitária para o desenvolvimento da Estratégia de Saúde da Família no Estado da Bahia.

 

Já em Uberlândia foi realizada visita a uma Unidade Básica de Saúde modelo, ao Hospital Municipal e à UAI São Jorge para conhecer o Protocolo de Manchester e o processo de acreditação e visita à UAI Pampulha em que foi apresentado o processo de acreditação e o Plano Diretor da APS.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe