APSREDES

Versão em espanhol do livro As Redes de Atenção à Saúde

3/5/2013 – O livro Las Redes de Atencíon de Salud (2. Edição, 546 pg.) faz um convite à reflexão sobre as condições de saúde da população e se os sistemas de atenção estão adaptados para atender a demanda das condições crônicas, que no Brasil são responsáveis por 72% da carga de doenças. Defende a construção das Redes de Atenção à Saúde para responder de forma integrada às necessidades de saúde da população. A publicação, de autoria do sanitarista Eugênio Vilaça, é resultado do trabalho do Laboratório de Inovação na Atenção às Condições Crônicas, desenvolvido pela Opas e pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), em 2011.

O livro, dividido em cinco capítulos, reúne os conceitos, os fundamentos, as características das Redes de Atenção em Saúde (RAS) e traz uma revisão bibliográfica sobre o tema. Aborda as diferenças entre os modelos de atenção voltados para as condições crônicas e para as agudas. Aprofunda a discussão do modelo de atenção às condições crônicas, elencando as ferramentas da nova gestão clínica, como as diretrizes terapêuticas, e oferece uma proposta de atenção para o Sistema Único de Saúde. O livro também traz uma experiência do município de Curitiba que construiu uma Rede de Atenção à Saúde voltada para a atenção materno-infantil, chamada Mãe Curitibana.

Também está disponível para download o Resumo Executivo com os principais pontos abordados pelo autor. De forma reduzida (75 páginas), são apresentados os principais temas para a construção das Redes de Atenção à Saúde.

Faça o download gratuito:

Las Redes de Atencion de Salud

Resumen

Por Vanessa Borges, para o  Portal da Inovação em Saúde

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe