APSREDES

Unimeds conhecem o Laboratório de Inovação na Saúde Suplementar

As atividades do Laboratório de Inovação na Saúde Suplementar foram apresentadas durante o Seminário Nacional Unimed de Medicina Preventiva, ocorrido no dia 19 de julho, em São Paulo. Cerca de 250 representantes de Unimeds de todo o país que atuam especificamente em programas de promoção da saúde e prevenção de doenças, foco de atuação do Laboratório de Inovação, participaram do encontro. Entre as ações executadas pelo Laboratório está uma análise quantitativa e qualitativa dos programas de promoção e prevenção acompanhados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), representada no evento por Katia Audi que apresentou a agenda de regulação nesta área bem como a importância destes programas para a saúde no Brasil.

 

Na oportunidade, o Laboratório de Inovação aplicou um questionário para avaliar o conhecimento dos participantes sobre processos de avaliação de programas por parte da agência. O objetivo é fomentar a discussão sobre as ações de regulação e qualificar as iniciativas para que elas sejam cada vez mais efetivas e inseridas na perspectiva da atenção primária à saúde. Além disso, apresentou-se o projeto de tradução e validação pelo Laboratório de Inovação de uma ferramenta pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos para avaliar os programas de promoção e prevenção, especialmente aqueles promovidos no ambiente de trabalho.

 

Cases – Também foram apresentados durante o painel do Laboratório de Inovação quatro experiências de Unimeds com programas de saúde preventiva: da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Unimed FESP); do Hospital Unimed Ribeirão Preto; da Unimed Belo Horizonte e da Central Nacional Unimed. “Foi muito interessante a troca de experiência e, pela primeira vez em nossos debates, um dos temas apresentados em cada case foi a inserção na atenção primária à saúde”, diz Alberto Ogata, coordenador do Laboratório de Inovação.

 

Confira as apresentações:

 

Unimed FESP

Hospital Unimed Ribeirão Preto

Unimed Belo Horizonte

Central Nacional Unimed (CNU)

Inovação da Medicina Preventiva da CNU

Unimed Vitória

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram