APSREDES

Unimeds conhecem o Laboratório de Inovação na Saúde Suplementar

As atividades do Laboratório de Inovação na Saúde Suplementar foram apresentadas durante o Seminário Nacional Unimed de Medicina Preventiva, ocorrido no dia 19 de julho, em São Paulo. Cerca de 250 representantes de Unimeds de todo o país que atuam especificamente em programas de promoção da saúde e prevenção de doenças, foco de atuação do Laboratório de Inovação, participaram do encontro. Entre as ações executadas pelo Laboratório está uma análise quantitativa e qualitativa dos programas de promoção e prevenção acompanhados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), representada no evento por Katia Audi que apresentou a agenda de regulação nesta área bem como a importância destes programas para a saúde no Brasil.

 

Na oportunidade, o Laboratório de Inovação aplicou um questionário para avaliar o conhecimento dos participantes sobre processos de avaliação de programas por parte da agência. O objetivo é fomentar a discussão sobre as ações de regulação e qualificar as iniciativas para que elas sejam cada vez mais efetivas e inseridas na perspectiva da atenção primária à saúde. Além disso, apresentou-se o projeto de tradução e validação pelo Laboratório de Inovação de uma ferramenta pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos para avaliar os programas de promoção e prevenção, especialmente aqueles promovidos no ambiente de trabalho.

 

Cases – Também foram apresentados durante o painel do Laboratório de Inovação quatro experiências de Unimeds com programas de saúde preventiva: da Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Unimed FESP); do Hospital Unimed Ribeirão Preto; da Unimed Belo Horizonte e da Central Nacional Unimed. “Foi muito interessante a troca de experiência e, pela primeira vez em nossos debates, um dos temas apresentados em cada case foi a inserção na atenção primária à saúde”, diz Alberto Ogata, coordenador do Laboratório de Inovação.

 

Confira as apresentações:

 

Unimed FESP

Hospital Unimed Ribeirão Preto

Unimed Belo Horizonte

Central Nacional Unimed (CNU)

Inovação da Medicina Preventiva da CNU

Unimed Vitória

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe