APSREDES

UNA-SUS/UFCSPA lança novo curso sobre Preceptoria na Atenção Primária à Saúde

Com carga horária de 60h, o objetivo é ampliar a formação dos profissionais de saúde que atuam na APS, abordando conhecimentos sobre concepções de ensino, aprendizagem e estratégias práticas para a atuação na prática.

 

Profissionais de saúde e demais interessados em aprofundar os conhecimentos sobre Preceptoria na Atenção Primária à Saúde, já podem se matricular no curso online desenvolvido pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), instituição integrante da Rede UNA-SUS.

O curso é gratuito, livre, totalmente gratuito e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até o dia primeiro de dezembro de 2021, pelo link.

De acordo com a médica, mestre em Ensino da Saúde e conteudista do curso, Ana Amélia Nascimento da Silva Bones, o contexto pandêmico em que o curso é lançado possibilita a aprendizagem baseada nos desafios do dia a dia de trabalho. “A vivência do campo de prática é importante para o acadêmico e o residente possam desenvolver competências. Para tanto, o modo como o professor propõem o aprendizado, com suas escolhas sobre os modelos pedagógicos e as estratégias de ensino, pode influenciar muito o aprendizado”, afirma.

Com carga horária de 60h, o curso está organizado em duas unidades. A primeira, Processos de Ensino e de Aprendizagem na Medicina, abordará conceitos referentes ao processo de ensino e aprendizagem do adulto, especialmente no contexto da preceptoria, incluindo a perspectiva do Cuidado Centrado na Pessoa.

A segunda, Competências da Preceptoria Médica, trata das competências para a atuação como preceptor e apresenta ferramentas de ensino e avaliação para a preceptoria no contexto da Atenção Primária à Saúde.

O objetivo do curso é ampliar a formação de médicos e profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS), abordando conhecimentos sobre concepções de ensino, aprendizagem e estratégias práticas para a atuação na prática.

Para a médica, mestre em Saúde da Família pela UFCSPA e conteudista do curso, Brenda Wander, com a expansão da Atenção Básica, se tornou necessário qualificar o atendimento prestado pelos médicos e profissionais de saúde. Desta forma, destaca “que o conteúdo do curso está contextualizado com diversas situações que remetem ao dia a dia do profissional de saúde. Além de contar com conteúdo interativo em tela, podcasts, leitura de artigos esquema narrado, situações ilustradas, casos de preceptoria e história em quadrinhos”, afirma.

Segundo a médica doutora e conteudista do curso, Patrícia Sampaio Chueri, “as ferramentas utilizadas pelo curso são de fácil utilização e aplicação e se adaptam a diferentes realidades. Ter melhores preceptores leva a termos, melhores profissionais, e bons profissionais vão qualificar o cuidado do usuário no SUS”, afirma.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS, acesse www.unasus.gov.br/cursos.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe