APSREDES

Uma rádio via Whatsapp – Programa “Fica em Casa” da UBS Costa e Silva em Porto Alegre/RS

#APSForte na UBS Costa e Silva em Porto Alegre/RS

A programação semanal da rádio via Whatsapp foi construída a partir das sugestões da comunidade trazidas pelos agentes comunitárias de Saúde. Criatividade e compromisso da equipe para levar informação de qualidade sobre Covid-19 são as estratégias para o sucesso da experiência.

Em Porto Alegre – RS, os profissionais da unidade de saúde Costa e Silva, no Bairro Rubem Berta, usaram a criatividade para reorganizar o espaço de cuidado, mantendo o vínculo com os pacientes, mesmo a distância. No início de março, logo que foram confirmados os primeiros casos positivos de Covid-19 na capital gaúcha, a equipe adaptou os consultórios, montando estúdios improvisados, e criou um programa de rádio para a comunidade, via WhatsApp. O programa Fica em Casa é produzido e gravado pelos profissionais de saúde e transmitido via aplicativos de celular para os pacientes.

A idealizadora do projeto, a residente Mayara Floss, contou que as gravações são feitas entre um atendimento e outro, nos aparelhos de celular, e que os roteiros são elaborados com a contribuição de toda a equipe, incluindo os agentes comunitários de saúde. “As agentes comunitárias foram fantásticas neste processo tanto em comunicar os programas gravados como em identificar os temas a serem abordados”, conta Mayara Floss.

Os temas referem-se a cuidados de saúde, serviços, mas também refletem as demandas que surgem na unidade, englobando questões sociais, como violência contra a mulher, racismo, gênero e sexualidade. “A gente conseguiu entender a comunidade e trabalhar com recursos simples. Há muitas informações chegando, e é difícil distinguir o que é fakenews. Quando a gente faz isso no contexto de micropolítica, permeando a educação popular, a gente consegue ser uma voz de confiança”, constatou.

“As Agentes Comunitárias foram fantásticas neste processo tanto em comunicar os programas gravados como em identificar os temas a serem abordados”, conta Mayara Floss.

Experiência

Manter um canal de comunicação com a comunidade informando sobre o COVID-19 e trazendo essa perspectiva de abordar assuntos relacionados com cultura e a vida na comunidade; Trabalhar com os atributos da APS, principalmente o da orientação comunitária em tempos de pandemia, mantendo a comunidade e os profissionais próximos;

Leia mais

Fica em Casa

O primeiro programa “Fica em casa” gravado e produzido pelos profissionais da Unidade de Saúde Costa e Silva. Neste programa tem informações iniciais sobre o coronavírus. O programa foi gravado no dia 18/03/2020

Unidade de Saúde Costa e Silva - RS

Vídeo inscrito na 5ª edição da Campanha #Aprenderparaprevenir

FAÇA A DIFERENÇA - APOIO À COMUNIDADE DURANTE A PANDEMIA

Nesta edição, o programa Faça a Diferença fala sobre o surgimento de inúmeras iniciativas de solidariedade para ajudar as pessoas a enfrentar melhor esta crise. Produzido papresenta o projeto Gente que Faz, que destina doações para famílias carentes de Porto Alegre e Canoas.

Debate

PRÁTICAS NO COMBATE À COVID-19 NAS COMUINIDADES

Galeria de imagens